Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sábado, 21 de maio de 2011

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE A BÍBLIA CATÓLICA E A PROTESTANTE?

Existem algumas diferenças entre a Bíblia Católica e a Protestante, sendo a principal delas a diferença entre o número de Livros existentes nas duas versões.


Mas para começarmos, vejamos as traduções das duas versões. A Igreja protestante optou pela tradução original em hebraico. Esta tradução continha 66 Livros originais considerados Inspirados por Deus, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Esses Livros inspirados, são chamados de protocanônicos, isto é, Livros aceitos como inspirados desde o início, sem discussão.


Já a Igreja Católica optou pela tradução grega (ou seja, do hebraico para o grego), feita em torno de 200 anos a.C. por 70 sábios de Alexandria, uma cidade do Egito antigo, ainda durante o período do Exílio Babilônico. Esta tradução é conhecida também por “Septuaginta” (a tradução dos 70 anciãos). Nesta tradução foram acrescentados mais 7 Livros ao Antigo Testamento que também foram aceitos como inspirados por Deus, além dos 39 originais. Esses Livros são chamados de deuterocanônicos, ou seja, foram considerados inspirados depois.

Desta forma, a Bíblia católica tem 73 Livros, sendo 46 Livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, ou seja, 7 Livros a mais que a Bíblia protestante.
São eles: Tobias, Judite, Macabeus 1 e 2, parte de Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico de Bem Sirac, Baruc e parte de Daniel.

Uma outra diferença entre as duas versões, é que a Bíblia Católica tem nas suas primeiras páginas a Aprovação Eclesiástica, ou seja, a confirmação por um Bispo, de que aquela Bíblia é católica e tem a aprovação da Igreja; através da palavra “Imprima-se” ou “Imprimatur”.
Já as Bíblias protestantes não tem esta aprovação.

A Bíblia protestante no entanto, fora os 7 Livros que não existem em relação a Bíblia Católica, é idêntica, em relação aos textos sagrados, a nossa,e por isso pode ser lida por um católico. Deve-se, no entanto, tomar cuidado para as Bíblias que em seu rodapé tenham comentários sobre os textos sagrados, pois ali pode conter opiniões com a visão protestante dos textos. Por isso, é importante que os católicos tenham Bíblias Católicas, pois só nelas existem os 73 Livros considerados inspirados por Deus. É mais completa que a protestante. E os comentários que possam existir estão de acordo com a nossa doutrina e têm a aprovação da Igreja Católica.
Fonte: Blog Alicerçando a Fé (http://bit.ly/g0LDDk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário