Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR E TRAJAR PARA PARTICIPAR DA SANTA MISSA?

A Santa Eucaristia é a "fonte e ápice de toda a vida cristã". "Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa."

"A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai." 


Finalmente, pela Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (1 Cor 15,28).


Em sua palavra, a Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé. "Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar."


A Santa Missa é o momento maior em que toda a Igreja de Cristo: a militante (que somos todos nós, povo de Deus), a padecente (dos que estão no purgatório) e a triunfante (dos que já habitam os céus), se une para celebrar o grande Mistério Pascal de Jesus.


Dessa forma queridos amigos e amigas, é de suma importância que participemos da Santa Eucaristia, de forma alegre mas, respeitosa. Pois estamos participando da Ceia do Senhor Jesus.


A forma respeitosa a qual devemos ter durante toda a Santa Missa, está relacionada a diversos aspectos. Citamos alguns deles:


ENTRADA NA IGREJA


Devemos sempre, no mínimo, fazer a vênia, ao entrarmos na casa de Deus. Isso significa que reconhecemos a santidade e o poder daquele em cuja casa (Igreja) estamos entrando. Além é claro, da obrigação que temos como cristãos, de cumprimentar o Senhor de nossas vidas.
É como se, durante o nosso dia-a-dia, chegássemos na casa de alguém, conhecido nosso ou não, e não cumprimentássemos os donos da casa. É uma tremenda falta.

VESTIMENTA

A roupa com a qual devemos participar da Santa Missa, homens e mulheres, deve ser tal que represente de forma adequada o nosso respeito para com o dono da casa, ou seja, o próprio Cristo Jesus.
Não se deve usar nada que seja motivo de "escândalo" para os outros nossos irmãos, pois isso é sinal de que estamos com a roupa errada para o local onde estamos: a Igreja de Cristo.

O maior desafio para os fiéis que frequentam a Igreja, é o verão, época de calor intenso. Nesse período é normal que queiramos colocar roupas leves e se possível "reduzidas", tais como: bermudas e camisetas para os homens; e, para as mulheres: saias curtas, blusas tomara-que-caia ou mesmo blusas sem alças e com decotes acentuados na frente e nas costas etc.

Queridos amigos e amigas, ninguém vai à praia de terno ou de vestido longo, nem tampouco vai a um velório de sunga de praia ou de maiô. Então, por que ir à Missa, na casa de Deus, com roupas inadequadas. Alguns parecem até que vão para a praia, de bermuda curta e camiseta ou para um jogo de futebol, todo uniformizado, só faltando as chuteiras.

A etiqueta e as regras de convivência em nossa Sociedade, nos ajudam a pensar e nos diz que "devemos usar a roupa adequada para cada momento". Devemos ter o cuidado, então, para não usarmos a roupa errada, no momento errado e no evento errado.


Quando falamos em roupas adequadas para a participação na Santa Missa, não estamos falando em nada demais, nada luxuoso ou caro; pelo contrário, estamos falando de roupas que podem ser muito simples, como por exemplo, uma calça jeans e uma camiseta, roupa que todos têm em sua casa, mas que são muito mais adequadas do que uma bermuda ou uma blusa tomara-que-caia, por exemplo.


É claro que o mais importante de tudo isso, é a presença das pessoas na Santa Missa. Mas, que essa presença, mesmo que seja da forma a mais simples possível, seja, no entanto, digna da casa de Deus. E rezamos para que ninguém se afaste da Casa do Senhor por um motivo de não querer ou poder se vestir dignamente para Ele. Antes disso, converse com o seu pároco ou com o seu orientador espiritual.

Queridos amigos e amigas, que grande sacrifício fazemos para Jesus, aquele que deu Sua vida por nós, se sentirmos um pouco de calor durante a Missa, devido a estarmos usando a roupa adequada e respeitosa para a Celebração Eucarística ? Acho que não é tão grande sacrifício assim, tendo em vista tudo o que Ele fez e sofreu por nós !

- PARTICIPAÇÃO NA MISSA

Há muito tempo que todos nós cristãos católicos sabemos que devemos participar da Santa Missa e não simplesmente assistí-la. A Missa não é um show para que venhamos assistí-lo. Ao contrário, a Missa é uma Celebração e como o nome já diz,devemos celebrar o Cristo, com alegria, mas, com respeito. Por isso a nossa participação deve ser no sentido de acompanharmos todos os momentos da Sagrada Liturgia e entender a grandiosidade dos mistérios que acontecem durante a celebração. Devemos acompanhar todas as leituras, meditando sobre elas; responder em voz alta nos momentos certos; louvarmos com cânticos; adorarmos e, silenciarmos e meditarmos nos momentos que são para isso.

Não devemos dessa forma, ir para a Santa Missa, e ficarmos conversando com o nosso vizinho de banco, quando a homilia não nos atrai (lembremos que é Deus que está nos falando, através do sacerdote) ou durante o ofertório, ou ainda, durante a comunhão etc.

Não devemos ficar comendo ou bebendo durante a celebração. A não ser em casos de extrema necessidade, como de tomar remédios com hora marcada.

Não devemos ficar circulando pela Igreja, indo ao banheiro ou ao bebedouro toda hora. 

Não devemos ainda, atender o telefone celular e ficar "batendo papo" com alguém durante a celebração.

Enfim, amigos e amigas, devemos sim, aproveitar ao máximo esse momento de Graça de Deus, que é a Santa Missa, para bebermos da Sua Palavra e comermos do Seu Corpo e Sangue, na Eucaristia. E para isso já devemos estar reconciliados com Deus através de uma boa confissão pessoal, pela qual teremos os nossos pecados perdoados e estando assim preparados por dentro (espiritualmente) e por fora (com comportamento respeitoso) para sentirmos a Sua presença em nossa vida.
Saiamos assim, fortificados pela Santa Eucaristia e, em paz, para mais uma semana de luta pela vida em nossas famílias, no nosso trabalho, na escola etc.

Não deixemos a Graça abundante de Deus passar sem que tomemos posse.
Tenham todos uma Santa e Feliz Eucaristia no próximo domingo (o Dia do Senhor).

Por: José Vicente U.Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário