Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sábado, 14 de maio de 2011

O QUE SIGNIFICA A CRUZ DE SÃO DAMIÃO OU CRUZ DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ?

“Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas”.

Essas palavras foram ditas por Nosso Senhor Jesus Cristo a São Francisco de Assis, durante uma oração diante do crucifixo da pequena capela de São Damião. Esse foi um dos marcos da conversão daquele que seria conhecido como o “Pobrezinho de Assis”.


Certa feita São Francisco entrou para orar na igreja de São Damião, fora das portas da cidade, e ali, diz a tradição, ele ouviu pela primeira vez a voz de Cristo, que lhe falou de um crucifixo. A voz chamou a sua atenção para o estado de ruína de sua Igreja, e instou para que Francisco a reconstruísse. Imediatamente voltou para sua casa, recolheu diversos tecidos caros da loja de seu pai e os vendeu a baixo preço no mercado da cidade, e voltou para a igreja onde tivera sua revelação doando o dinheiro para o padre, a fim de que ele restaurasse o prédio decadente.
Francisco, tomando ao pé da letra o que o crucifixo de São Damião ordenara, iniciou sua nova vida como pedreiro, ajudando a reconstruir diversas igrejas nos arredores de Assis - esta de São Damião, a de São Pedro e a da Porciúncula, que segundo São Boaventura era a que ele mais amava. Nela descobriu, em 1208 ou 1209, na leitura de uma passagem do evangelho de Mateus, as linhas gerais que orientaram sua vocação:
"Ide, disse o Salvador, e proclamai em todas as partes que o Reino do Céu está aberto. Vós recebestes gratuitamente; dai sem receber pagamento. Não leveis nem ouro, nem prata nem cobre em vossos cintos, nem um alforje, nem uma segunda túnica, nem sandálias, nem o cajado de viajante, pois o trabalhador merece ser sustentado. Em qualquer vila em que entrardes procurai alguma pessoa digna, e hospedai-vos com ela até partirdes. E quando entrardes em uma casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz."
Dessa forma, de devoto passou a ser missionário, e começou a pregação da palavra divina.

A Cruz de São Damião, também conhecida como Cruz de São Francisco de Assis, é obra de um anônimo artista italiano do século XII. O crucifixo permaneceu na Igreja de São Damião até que as Irmãs Clarissas, após a morte de sua fundadora, o levaram para a atual Basílica de Santa Clara de Assis. Lá se encontra até os dias de hoje e é visitado por peregrinos e fiéis de todo o mundo.


A Cruz de São Damião contém elementos e figuras com profundos ensinamentos teológicos e evangélicos. Tudo nela contém um grande simbolismo.
O que mais chama atenção em todo o conjunto é a figura de Jesus Cristo com os grandes olhos abertos. Nosso Senhor ainda está vivo e do alto da cruz olha para nós, com amor e misericórdia infinitos.
Em todo o corpo de Jesus há muito pouco sangue, que brota apenas das chagas das mãos e dos pés.
O sangue de Cristo é derramado, sempre de maneira bonita e elegante, formando figuras parecidas com rosas e flores, sobre os anjos e homens, para nos salvar.
Acima do crucifixo está representada a Ascensão: Jesus saindo de um círculo vermelho, levando uma cruz de ouro na mão esquerda e apontando o céu com a direita. Os anjos estão felizes ao seu redor e, no alto, vemos apenas a mão direita de Deus Pai abençoado.
Nos flancos de Jesus há cinco figuras grandes e duas pequenas. À esquerda estão Nossa Senhora e São João Evangelista e à direita Santa Maria Madalena e Maria Cléofas, simbolizando todas as santas mulheres que não arredaram os pés da Cruz. Há ainda um outro personagem sem auréola que acredita-se ser o centurião romano que comandou a crucifixão e que mostra três dedos indicando a sua conversão e crença na Trindade Santíssima.
As figuras pequenas parecem representar, a da esquerda, São Longino, o soldado  romano que transpassou o Coração de Jesus com a lança e que depois se converteu e, a da direita, um sumo sacerdote em atitude provocativa.
Aos pés do Senhor há várias figuras que o tempo apagou, mas podemos reconhecer entre elas São Pedro, com a chave do papado na mão, e ao seu lado, São Paulo, o Apóstolo dos Gentios.
Como se vê, a Cruz de São Damião, ou de São Francisco, é belíssima e contém preciosos ensinamentos teológicos e evangélicos. Bem podemos imaginar São Francisco rezando diante desta cruz e atendendo ao chamado de “reconstruir a Igreja”.
“Reconstruir a Igreja” significa também atuar para ampliá-la, engrandecê-la, fazer apostolado, dar testemunho cristão e evangelizar.

4 comentários:

  1. que lindo meu amigo adorei eu tenho blogue tambem.
    http://SOMOS FELIZ COM A PROFIÇÃO QUE ESCOLHEMOS, UM DIA PARA QUE GANHAMOS NOSO PÃO DE CADA DIA SO TEM UMA COISA QUE EU PRETENDIA FALAR COM PEÇÓAS QUE POSA NÓS AJUDA SE VOSES HOMENS OU MULHERES OU QUALKER, QUE TEM UM CORÇÃO XEIO DE AMOR E DE PAZ E QUÉ. AJUDA,UM AMIGO.QUE PRESISA, COMPRA MEU PROPIO CAMINHÃO E DEPOSITA QUALQUER QUANTIA ATE 10 CENTAVOS OU QUALQUER QUANTIA NESTA. AGENCIA 3754-0 .CONTA 28675 -3...BANCO DO BRAIL/?zx=5b0adb47fca0b200

    ResponderExcluir
  2. ESTE E O BLOGUE DE ELIVALDO ESTAMOS JUNTOS NOS MEIOS D COMUNICASÃO.
    http://caminhoneirosunidosnasestradas.blogspot.com.br/?zx=5b0adb47fca0b200


    Evangelho de João 3, 13-17

    Crucifixo de São Damião. Pintado no século XII
    por um desconhecido artista da Úmbria, região da Itália

    Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna».

    «Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele.

    SÃO DAMIÃO ROGAI A DEUS POR NÓS!!

    ResponderExcluir
  3. eu elivaldo adorei o que eu penso que jovens tem que de ter muita fé porque esta jerção esta muito rebelde e nos temos de credita em Deus e nos santos e nos anjos porque este os jovens deste mundo, estão muito rebeldes baladas be bedeira drogas e milhóes de coisas ruins e poristo que eu elivaldo adorei eu vi que vose e uma jovem feminina.siga neste sentido amiga

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo Elivaldo por suas colocações. Deus o abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir