Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



domingo, 3 de abril de 2011

Secularista, humanista, agnóstico…Cresce Número de estudantes jovens que se dizem ateus nos EUA.


Chegamos na reportagem a seguir através do site da Comunidade Shalom-Blog Carmadélio, e achamos interessante discutirmos um pouco sobre esse assunto. Por isso após lermos a reportagem, fizemos alguns comentários para os quais gostaríamos de escutar a sua opinião.
Parece um pouco extensa, mas não é. Vale a pena ler tudo para que vocês tenham como formar uma opinião própria.
Vamos a matéria:
O rápido crescimento da Aliança de Estudantes Secularistas (SSA – Secular Student Alliance) prova que hoje os jovens consideram o secularismo como um aspecto importante e fundamental de sua identidade.
O grupo de proteção para o ateísmo e humanismo que é organizado em campus universitários dos Estados Unidos agora também está presente em escolas de ensino médio.
“Mais estudantes estão orgulhosamente se declarando ateus, o que inspira outros a fazer o mesmo. Nós costumávamos sair e procurar por eles. Agora, eles estão vindo de toda parte e nos procurando, pedindo para fazer parte do movimento,” disse Galef, um porta-voz da SSA.
Antigamente a maioria dos estudantes ateus e agnósticos tinham a identidade secular como algo secundário, enquanto a identidade primária estava focada em outras características pessoas ou filosofias de vida, tais como ser feminista, de uma minoria racial, gay/lésbica, pacifista, ambientalista, socialista, libertário ou até politicamente liberal ou conservador.
Mas agora isso é diferente, a identidade não-religiosa tornou-se algo cada vez mais importante para muitos deles. Boa parte desses jovens passaram a ver a religião tradicional como algo de pouco valor no mundo moderno. Tanto que muitos estudantes secularistas estão entusiasmados e ansiosos para  combater a evangelização feita por grupos religiosos.
Operando precariamente quando foi fundada em 2000, a SSA agora está atraindo um significativo suporte financeiro. O grupo recebeu recentemente um grande incentivo quando o empresário do Vale do Silício Jeff Hawkins, criador do PalmPilot, prometeu um apoio financeiro importante.
Com o ceticismo religioso em ascensão entre os jovens e a mídia social on-line dando visibilidade e tornando sua organização mais fácil que no passado, é improvável que o fenômeno desapareça. Os alunos veem isso como uma resposta eficaz e necessária à direita  religiosa, um meio sensato de combater o ativismo motivado pela religiosidade.
O ateísmo que hoje se espalha pelas universidades de vários países é organizado, bem financiado, com identidade clara e defendido por jovens que não vão abandonar as guerras culturais, pois veem sua postura de vida não-teísta como algo que pode contribuir para um mundo melhor.
Fonte: Pavablog
 .
Comentário do Blog:
Com certeza estamos diante de mais um movimento mundial contra o Cristianismo e mais precisamente contra a Igreja Católica. Sim, falo Igreja Católica pois o que se vê no mundo todo hoje em dia são movimentos tentando desacreditar a nossa Igreja. Isso acontece através de  pessoas poderosas ou organizações altamente organizadas em termos estruturais e financeiros, que têm o cristianismo ou mais precisamente a Igreja Católica, como maior representante dos cristãos no mundo, como uma grande inimiga e adversária para os seus planos de desestruturarem toda a organização mundial, na qual a Igreja Católica é um grande sustentáculo de moral, de espiritualidade, de discernimento, de ética, de justiça, de luta pelas classes menos privilegiadas e de defesa de valores importantíssimos para a manutenção da harmonia e sobrevivência da própria humanidade.
Desta forma estas organizações, na surdina, sem aparecerem e sem se desgastarem  nem colocarem seus “rostos” no meio da polêmica, usam os diversos movimentos que existem no mundo hoje em dia e que lutam por causas específicas, vinculando o sucesso dessas  “causas”  ao combate dos valores defendidos pelo cristianismo e pela Igreja Católica. Vejam que nenhum movimento, seja lá do que for, questiona os valores doutrinais do islamismo, do espiritismo, do budismo, do hinduísmo etc. Mas, muitos questionam a doutrina da Igreja Católica. Por que será?
Por que será que movimentos feministas, movimentos homossexuais, movimentos abortistas, agora esse movimento de jovens SSA e alguns outros, fazem tanto barulho contra a Igreja Católica?
Que mal a Igreja Católica faz para o mundo atual?
Será que é porque a Igreja Católica é a responsável pela fome no mundo? Pelas guerras que se sucedem? Pela disseminação de doenças? Pela pobreza extrema em que vivem alguns povos e nações? Pela falta de moradias dignas e pela falta de saneamento básico de muitos povos? Pela falta de educação, pela precariedade da saúde, pela degradação da família? Pela discrepância social, pelo racismo, pela homofobia, pela...?
Ou será que é porque a Igreja tem como doutrina, a preservação da vida sem condicionantes (sendo contra o aborto, a eutanásia, a morte de fetos humanos  p/serem usadas suas células troncos, etc)?
Será que é porque a Igreja luta pelos direitos humanos (sendo contra a violência, as guerras, a injustiça social, o racismo, etc?
Será que é porque a Igreja luta pela manutenção da família do jeito como Deus a criou (ou seja,  com um pai e uma mãe, filhos etc, preservando os valores familiares mais puros e verdadeiros e zelando inclusive, assim, por uma infância sadia das crianças?
Ou será que é porque a Igreja luta por um comportamento moral e ético em toda a sociedade, pressionando muitas vezes os detentores do poder para que  não se esqueçam da justiça e da igualdade (incluindo aí os políticos, os empresários, os governantes, os "poderosos" etc)?
Ou será ainda que é porque a Igreja luta pelos direitos básicos de sobrevivência dos menos privilegiados (tais como a saúde, a educação, moradia, saneamento básico, transporte, etc)?
Ou será finalmente, que é porque a Igreja, lutando por tudo acima, contraria os interesses de grupos e organizações poderosas no mundo todo, que atuam nos bastidores da política e dos governos?
Para esses poderosos, a Igreja Católica é uma grande "pedra no sapato" enquanto se mantiver com voz ativa a nível mundial e zelando pela vida, pela moral, ética e pelos direitos dos povos e principalmente dos mais humildes.
Errado são os movimentos que se deixam manipular pelas organizações das quais falamos, que muitas vezes os financiam, e que utilizam-se de seus correligionários para questionarem a Igreja Católica quando ela fala que é contra a camisinha, que não aceita em sua doutrina as práticas homossexuais (vejam que falei: "não aceita as práticas", mas que acolhe  com certeza com muito amor os homossexuais que queiram a ela se achegar e buscam refúgio para seus problemas na Mãe Igreja). Ou ainda esses movimentos questionam a Igreja quando ela diz que é contra o aborto, a eutanásia, a utilização de células tronco de fetos e outras práticas danosas à vida.
Vejam que tudo que a Igreja Católica é contra, o é, sempre, em favor da vida, da moral, da ética, da justiça e do verdadeiro amor. Valores que estão contidos no próprio Evangelho de Jesus Cristo.
Nunca se ouviu falar que a Igreja Católica tenha falado algo que fosse causar algum dano a pessoas ou povos. Nunca se ouviu a Igreja Católica, mesmo com sua doutrina que alguns chamam de conservadora, dizer que recusava algum pecador, ao contrário, é função da Igreja tentar transformar e restaurar a pessoa que tenha errado, resgatando-a novamente para a Vida, para Jesus Cristo.
Talvez estejamos sofrendo tudo isso em vista do que aconteceu com o próprio Cristo Jesus, que foi humilhado, flagelado, torturado e morto simplesmente porque pregava o verdadeiro amor. Mas, se assim for, vale a pena sermos questionados e perseguidos, contanto que o amor vença um dia, e isso nós temos certeza que acontecerá, pois o próprio Cristo também o disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra erguerei a minha Igreja, e as forças do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18).
Assim, amigos, não podemos culpar esses jovens, do movimento SSA ou de qualquer outro que exista ou venha a existir, pois muitas vezes eles nem sabem o que estão fazendo e nem o porque o estão fazendo. Simplesmente, com certeza em sua maioria, são manipulados para agirem contra Deus e Sua Igreja e dizerem-se ateus.
Cabe então aos jovens que acreditam e seguem o verdadeiro Deus e O carregam consigo em seus corações, ajudar àqueles que ainda não descobriram a verdadeira felicidade que é amar a Deus e entregar suas vidas em Suas mãos.
Cabe aos jovens católicos evangelizar àqueles que ainda não conhecem o verdadeiro Cristo nem o Seu Evangelho.
Então só nos resta dizer: Mãos a obra, pois “a mece é grande e poucos são os operários.”
Por PASCOM-PNSC
.
Qual a opinião de vocês, jovens, que estão nos lendo nesse momento? O que vocês acham disso tudo? Falem conosco. Dêem suas opiniões, façam seus comentários.
Um grande abraço a todos. 
Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário