Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Igreja Católica: uma Igreja Jovem ?

Para os que afirmam que a Igreja Católica está “envelhecendo” pela ausência de jovens nas Paróquias, existem provas contundentes que demonstram exatamente o contrário. Neste sábado próximo passado, 16 de abril de 2011, a Igreja celebrou o Dia Mundial da Juventude e reuniu milhares de jovens para professar a fé em Jesus Cristo.
Nesta data, o Setor Jovem da Arquidiocese do Rio de Janeiro comemorou um ano de muito trabalho.
Também vale destacar que, em agosto, será realizada em Madri, na Espanha, a Jornada Mundial da Juventude, onde o Papa se reunirá com milhões de jovens provenientes dos quatro cantos da terra para, juntos, viverem aquilo que o Sumo Pontífice define como “uma grande festa da fé.”
É possível perceber que cada vez mais a juventude está articulada nas Paróquias, participando da Liturgia, dos Sacramentos, promovendo encontros, debates e buscando novos cristãos, seja através de seus testemunhos pessoais ou pela internet.
Para Gustavo Ribeiro, jovem atuante na Arquidiocese do Rio, o papel da juventude que possui uma vivência na Igreja é buscar meios de tornar a comunicação mais eficiente. Segundo ele, comunicar significa levar o sentido da existência aos demais, principalmente aos jovens que precisam ser despertados sobre a importância de um encontro com Jesus.
- Os nossos amigos de escola, faculdade, trabalho ou vizinhos necessitam da verdadeira referência que é Cristo. Por isso, nossa responsabilidade de comunicar a Boa Nova é grande e essa é nossa missão. Somos quem melhor sabe fazer isso no “mundo online”. Portanto, temos que fazer com que a nossa voz ecoe o máximo possível, afirmou o jovem.
Para Thiago de França, que desde o lançamento do Setor Jovem acompanha o desenvolvimento dos trabalhos, a juventude do Rio de Janeiro hoje está bem mais articulada e em comunhão com a Igreja.
- As atividades realizadas e o crescimento espiritual, adquirido pela própria formação que temos recebido, com propostas de retiro e de celebração da fé, tem nos levado a uma formação integral que proporciona um crescimento progressivo. Também estamos trocando experiências em todas as redes sociais, e isso tem ajudado no nosso crescimento, partilhou.
Os jovens já perceberam que sua presença na Igreja é imprescindível para atrair a juventude. Anna Carolina Bayer é secretária de comunicação do Setor Jovem e acredita no poder das novas mídias para propagar a fé católica.
- A evangelização dentro da pastoral acontece na comunicação de jovem para jovem. E este a domina e se adapta facilmente as mudanças de um mundo pós-moderno, onde a comunicação se dá através das novas mídias. Além disso, o jovem através de sua alegria e ânimo naturais comunica Cristo. É ele, o jovem, o elo de comunicação que necessita ser valorizado dentro de todas as instâncias de nossa Igreja, afirmou.
Até o Papa Bento XVI, ao convidar os jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude, destacou a importância desta faixa etária. Segundo ele, a Igreja hoje necessita “da fé viva, da caridade criativa e do dinamismo e da esperança dos jovens.”
O responsável pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Carlos Sávio da Costa, acredita que os grandes eventos da juventude são importantes para que o jovem perceba que não está sozinho.
- Jovens católicos, cristãos, que têm suas dificuldades, problemas, mas que querem acertar. Ou seja, o jovem depara-se com a realidade de que não está sozinho: existem outros jovens que comungam, partilham da mesma mesa, do mesmo altar e da mesma catequese que a Igreja tem para oferecer. Isso é muito importante.
Ele ressalta que é necessário combater as vozes que têm atrapalhado a vida da juventude. Para ele, muitas pessoas falam em nome de Jesus Cristo de forma desapropriada. E acrescentou que até os próprios meios de comunicação algumas vezes são nocivos à vida do jovem, colocando conceitos errados:
- Nós precisamos “nadar contra a maré”. O jovem precisa ser forte. E nós precisamos nos unir, como juventude do Brasil, para poder atravessar esse “oceano” de tantos contra-valores. E aí passa o Catolicismo, aí passa a religião, que vai dando força espiritual para que o jovem possa atravessar essas dificuldades que estão aí hoje em dia.
Fonte: site do MUTICOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário