Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sábado, 23 de abril de 2011

O QUE É A PÁSCOA ?

Para entendermos o significado pleno e profundo da Páscoa que celebramos hoje em dia, vamos entender um pouco da Páscoa dos judeus, a mesma que Jesus celebrou  com seus discípulos a quase dois mil anos atrás.

A PÁSCOA DOS JUDEUS

A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach” e significa “Passagem”.
A “Pessach” era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento e ainda hoje os israelitas a relembram todos os anos.

Mas o que significa a Páscoa dos judeus ?

O ritual da Páscoa conserva a lembrança da “passagem” do anjo libertador enviado por Deus, na noite em que foram mortos os primogênitos dos egípcios, como a última alternativa para o Faraó egípcio aceitar libertar o povo hebreu do cativeiro em que viviam no Egito, conforme podemos observar em Ex 12, 21 – 28.
Foi só depois dessa passagem do anjo do Senhor, que o povo hebreu teve a sua liberdade concedida. Ou seja, teve a sua “passagem” da escravidão para uma vida nova, de liberdade.

O Senhor Deus, solicitou a Moisés que esse rito da passagem do anjo, fosse lembrado pelo povo: “Quando tiverdes entrado na terra que Javé vos dará, como ele disse, observarei este rito. Quando vossos filhos vos perguntarem: ‘Que rito é este?’, respondereis: ‘É o sacrifício da Páscoa para Javé que passou adiante ...’ ” (Ex 12,25).

Esta foi a “passagem”, “pessach”, ou Páscoa dos judeus, até hoje celebrada todos os anos.

Jesus Cristo, que muito respeitava todas as celebrações de sua religião judaica, também festejava a Páscoa.
Foi  o  que  Ele  fez, às  vésperas  sua  morte, ao cear  com  seus  discípulos  nos  arredores  de  Jerusalém:

Preparativos para a ceia pascal – ( Mt 26, 17 – 19 )

A ceia da Páscoa – ( Mt 26, 20 – 29 )

Salmos do Hallel – Sl 113 – 118 – 134  – ( Mt 26, 30 )

 A PÁSCOA DE JESUS CRISTO

Julgado, condenado à morte na cruz e sepultado em seguida, Jesus ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois, portanto, da Páscoa judaica.
Os cristãos, desde então, também passaram a comemorar a Páscoa, a Páscoa da Ressurreição de Jesus, que também era uma “passagem”:

 - a passagem da Morte para a Vida (Jesus venceu a morte);

- A passagem de Jesus da terra para o céu;

- Da vida terrena para a vida de volta junto ao Pai;

E que para nós seu povo, significa a “passagem” da escravidão do pecado para a vida eterna, pois a “Ressurreição” de Jesus, abriu o caminho para que nós pecadores, pudéssemos também ter a nossa “Ressurreição”, ou seja, a nossa “passagem” da vida de pecado e da morte, para a vida eterna, plena de felicidade e libertos  de  todo e qualquer  mal. Pois  junto  a Deus, só teremos alegria e felicidade completas.

Essa é a Páscoa de Jesus, que também é a nossa Páscoa, ou seja, a nossa possibilidade de passarmos de uma vida de pecado para uma vida de santidade plena junto a Deus. E isso só se torna possível após a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por isso a Páscoa da Ressurreição de Jesus é tão importante. É o ápice da nossa vida de cristãos. É o que fortifica a nossa crença na Ressurreição. Essa é a nossa Esperança. Esse deve ser o final do caminho que estamos seguindo: O Cristo Ressuscitado e nós juntos a Ele, participando do banquete que para nós está sendo preparado.

O SEPULCRO VAZIO

A apresentação do túmulo de Jesus vazio, com seu sudário num canto, evoca a Ressurreição, o Cristo ressuscitado, ausente do “local de morte”, da escuridão do túmulo. Cristo venceu a morte ao ressuscitar dos mortos.

O túmulo vazio é um símbolo. Ele relembra aquele dia – o primeiro da semana, o domingo – em que as mulheres, pertencentes ao grupo de discípulos que seguia Jesus, foram ao túmulo com ungüentos e ervas para preparar o corpo do Mestre, segundo os costumes judaicos.
Porém, ao chegar ao sepulcro, viram rolada a grande pedra que o fechava e a “porta”, aberta. Entraram e constataram então que o corpo de Jesus não estava. Muito preocupadas e aflitas, saíram do sepulcro e viram o anjo do Senhor com vestes brilhantes, que lhes disse:

“ Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo ? Jesus ressuscitou, como havia dito .”

O ALELUIA

Aleluia é uma palavra hebraica que significa: “ louvem o Senhor com alegria ”.
Muito usado nos salmos, o aleluia passou a ser um grito de júbilo obrigatório para os cristãos na época da Páscoa.

Cristo ressuscitou. Sem dúvida, é uma imensa alegria ver Jesus voltar à vida após os tristes acontecimentos de seu julgamento, condenação e morte na cruz.

A ressurreição é o que  os cristãos recordam todos os anos no domingo de Páscoa, dizendo um “aleluia” cheio de alegria e de esperança: é um novo dia, um novo tempo, uma nova vida que chega. Jesus está  vivo e estará sempre no meio de nós.

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

O CORDEIRO PASCAL

O cordeiro é o mais antigo símbolo da Páscoa.
Ele foi o símbolo da Primeira Aliança entre Deus e Moisés.
O cordeiro foi, por assim dizer, o instrumento da instituição da Páscoa.
Quando, após um longo período de escravidão, o povo hebreu estava para ser libertado do domínio egípcio, o Senhor disse a Moisés e a seu irmão Aarão que pegassem um cordeiro por família, o imolassem, tingissem as portas com o seu sangue e o comessem assado, com pães ázimos (sem fermento)... ( Ex 12, 2 – 14 ).

A POMBA PASCAL

As pombas são aves que sempre estiveram ligadas a episódios bíblicos.
Logo no início das Sagradas Escrituras, no Antigo Testamento, no Livro do Gênesis, quando do dilúvio...
Já no Novo Testamento, os evangelistas, ao falarem do batismo de Jesus, relatam que o Espírito de Deus desceu sobre Ele em forma de pomba.
Fora dos relatos bíblicos, as pombas sempre foram consideradas símbolos da paz, de harmonia, de fraternidade, amor e amizade.
Por tudo isso, a pomba, em geral de cor branca, é um dos símbolos da Páscoa, a chamada “pomba pascal”.

Os demais símbolos da Páscoa:

O OVO DE PÁSCOA

O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí a sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus Cristo também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que têm fé e esperança.

Simboliza então: Cristo ressuscitou, glorioso, com Vida Nova.

O COELHINHO DA PÁSCOA

O coelho é um dos primeiro animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.
Ora, no hemisfério Norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera (para nós, que habitamos no hemisfério Sul, a Páscoa é no outono) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, salpicados de  flores, dando, portanto, a  idéia  de  renovação da  vida, que  parecia  “morta” durante  o  inverno.
Além disso, os coelhos são animais que se reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí também a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.

E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança para toda a humanidade. Além de, pela força do Cristo Ressuscitado, ter a sua Igreja fecunda  em  produzir  muitos  discípulos  desse  mesmo  Cristo, o  Filho  de  Deus, em  todo  o  mundo.

Uma Feliz e Santa Páscoa para todos!

Por: PASCOM-PNSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário