Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quinta-feira, 9 de junho de 2011

O QUE É O ECUMENISMO?


Aproveitando que ainda estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), que começou no dia 05 de junho e vai até o dia 12, vamos entender melhor o que significa Ecumenismo.

Caríssimos jovens, a  natureza  do  movimento  ecumênico  é  promover  a  restauração  da unidade  entre  todos os cristãos, como  foi um dos principais propósitos do sagrado Concílio  Ecumênico Vaticano II. Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja. 
Todavia, são numerosas as Comunhões cristãs que se apresentam aos homens como a verdadeira herança de Jesus Cristo. Todos, na verdade, se professam discípulos do Senhor, mas têm pareceres diversos e caminham por rumos diferentes, como se o próprio Cristo estivesse dividido. 
Esta divisão, porém, contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura.
O Senhor dos séculos, porém, prossegue sábia e pacientemente o plano de sua graça a favor de nós pecadores. Começou ultimamente a infundir de modo mais abundante nos cristãos separados entre si a compunção de coração e do desejo de união. Por toda parte, muitos homens sentiram o impulso desta graça. Também surgiu entre os nossos irmãos separados, por moção da graça do Espírito Santo, um movimento cada vez mais intenso em ordem à restauração da unidade de todos os cristãos. Este movimento de unidade é chamado ecumênico. Participam dele os que invocam Deus Trino e confessam a Cristo como Senhor e Salvador não só individualmente mas também reunidos em assembléias. Cada qual afirma que o grupo onde ouviu o Evangelho é Igreja sua e de Deus. Quase todos, se bem que de modo diverso, aspiram a uma Igreja de Deus una e visível, que seja verdadeiramente universal e enviada ao mundo inteiro, a fim de que o mundo se converta ao Evangelho e assim seja salvo, para a glória de Deus.(Decreto Unitatis Redintegratio - Papa Paulo VI de 21.11.1964).
A Igreja Católica considera que todos aqueles que crêem em Cristo e foram devidamente batizados, estão numa certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja Católica. 
De fato, as discrepâncias que de vários modos existem entre eles e a Igreja católica, quer em questões doutrinais e às vezes também disciplinares, quer acerca da estrutura da Igreja, criam não poucos obstáculos, por vezes muito graves, à plena comunhão eclesiástica. 
O movimento ecumênico visa a superar estes obstáculos.(Decreto Unitatis Redintegratio - Papa Paulo VI de 21.11.1964).Já mais recente, o nosso querido e santo Papa João Paulo II, exortou a Unidade dos Cristãos na mesma fé em Jesus Cristo, através da Encíclica “Ut Unum Sint”. 
Esta Encíclica e as suas próprias ações no sentido da unidade dos cristãos, reforçou em muito um movimento existente no Brasil, desde 1982, chamado de CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. 
São Igrejas membros do CONIC: a nossa querida Igreja Católica Apostólica Romana; a Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil; a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil; a Igreja Cristã Reformada; a Igreja Presbiteriana Unida e a Igreja Metodista.
As próprias Campanhas da Fraternidade dos últimos anos vêm tomando uma direção mais ecumênica, com a participação das Igrejas membros do CONIC.
Ecumenismo, não significa que a Igreja Católica vá deixar de lado a sua doutrina e assumir outras; mas sim trabalhar para que tudo o que existe em comum dentro das diversas Igrejas Cristãs, verdadeiras e históricas, possa ser usado pelo bem da propagação do Evangelho de Jesus Cristo, pelo mundo.
Fonte: Blog Alicerçando a Fé (http://bit.ly/g0LDDk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário