Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sábado, 13 de agosto de 2011

Vaticano anuncia programa da viagem do papa a Madri - Veja detalhes da JMJ


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, realizou na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto, uma coletiva para ilustrar aos jornalistas presentes o programa da viagem apostólica do papa a Madri, por ocasião da XXVI Jornada Mundial da Juventude.
Trata-se da 20ª viagem internacional de Bento XVI, a terceira à Espanha, mas a primeira à capital Madri.
Centenas de milhares de jovens, 800 bispos – o que corresponde a um quarto do episcopado do mundo inteiro – e seis mil seminaristas e milhares de sacerdotes: foram alguns dos dados que padre Lombardi citou para ressaltar o caráter extraordinário da terceira JMJ de Bento XVI.
A viagem do Pontífice não se restringirá unicamente ao encontro dos jovens: de fato, estão previstos encontros com a família real da Espanha, o premier Zapatero e o líder da oposição Rajoy, bem como com o mundo acadêmico e com jovens portadores de deficiência.
Todavia – observou padre Lombardi –, o coração da visita é o encontro dos jovens com o papa sob o signo da Cruz. Em seguida, o também diretor-geral da Rádio Vaticano deteve-se sobre o tema escolhido pelo Santo Padre para esta JMJ: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé":
"O significado está obviamente ligado também a temas deste pontificado, das raízes e do fundamento em Cristo inclusive num tempo – como o tempo em que vivemos – de incertezas, de mudanças em que, portanto, ter um fundamento claro e sólido é particularmente importante, sobretudo para os jovens que devem construir a sua vida."
Uma JMJ inclusive no signo de seu idealizador, João Paulo II: de fato, o novo beato, disse padre Lombardi, foi incluído entre os dez santos padroeiros da JMJ de Madri e, por isso, será levada uma relíquia de Karol Wojtyla à capital ibérica.
O encontro terá, em particular, três momentos de grande relevância espiritual: a Via-Sacra na Praça de Cibeles de Madri – iniciada e concluída com uma oração do Santo Padre, que acompanhará todas as estações; a Vigília de oração com os jovens, no aeroporto "Cuatro Vientos", com o comovente e intenso momento da Adoração eucarística; e, por fim, a missa, também no aeroporto de Madri, onde estão sendo esperados até um milhão de pessoas.
Os inscritos para a JMJ são 400 mil até o momento, mas – recordou o sacerdote jesuíta –, tradicionalmente, o número dos participantes da JMJ supera três vezes os de inscritos. Respondendo às perguntas dos jornalistas, padre Lombardi afirmou que o laicismo na Espanha não será um dos temas da visita:
"A abordagem é bastante clara: vamos para esse grande encontro que a Espanha acolherá, com grande cordialidade e com grande atenção, e daremos essa mensagem de encorajamento para os jovens do mundo."
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé respondeu a propósito de algumas manifestações de dissenso, na Espanha, em relação à visita do Pontífice:
"Não há nenhuma "preocupação" particular nem surpresa nisso. Parece-me que seja uma coisa que se verifica normalmente, quando se tem uma visita do Santo Padre: há sempre objeções por parte de quem não concorda..."
Padre Lombardi ressaltou que, pela primeira vez numa JMJ, o papa atenderá a confissão de jovens. De fato, 200 confessionários serão colocados à disposição, em Madri, para os jovens que quiserem recorrer ao Sacramento da Reconciliação.
Por fim, destacou a sintonia entre a JMJ e o Dia Internacional da Juventude, criado pela ONU – celebrado nesta sexta-feira –, recordando que a primeira JMJ se realizou, justamente, no Ano Internacional dos Jovens, promovido pelas Nações Unidas.

Jovens brasilieiros evangelizam com música
Um grupo de 170 jovens da Arquidiocese de Brasília está em Portugal para uma peregrinação antes de prosseguir para Madri, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante esta semana, estão percorrendo as ruas da capital portuguesa levando a fé cristã através de cânticos e testemunhos de vida.
O grupo é ligado ao Caminho Neocatecumenal, movimento da Igreja Católica nascido no século XX. Segundo Juan Carlos Franco, responsável pelo grupo, a intenção é evangelizar: “Nós fazemos pelas ruas a experiência dos discípulos, que saíam dois a dois para anunciar a Boa Nova. Não queremos converter ninguém, mas manifestar ao mundo a existência de Jesus Cristo” - explica Juan.
Com simplicidade, ao ritmo dos acordes da viola e dos tradicionais batuques, os jovens garantem “não serem especialistas em anúncio, mas não é preciso ser-se teólogo ou acadêmico para entender que Cristo fez uma obra com cada um de nós: só o fato de estarmos aqui já é uma obra de salvação” - acrescenta o líder da comitiva, colombiano, em entrevista à imprensa local.
Para os jovens, além de ser uma novidade, a experiência está sendo um grande aprendizado. A estudante Yara Nunes afirma que fazer este trabalho num país diferente é reforçar a grandeza da Igreja. “Apesar de estarmos do outro lado do oceano, a linguagem da música é universal e por isso há uma unidade entre nós brasileiros e o povo português e assim, temos a certeza de que Deus fala ao coração em qualquer lugar do mundo, através do Papa ou das pessoas que vamos encontrando”.
Mais de 10 mil os jovens brasileiros estão a caminho de Madrid, para tomarem parte no maior encontro juvenil da Igreja Católica, com a presença de Bento XVI entre os próximos dias 18 e 21.

Cinema para os jovens
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Madri entre os dias 16 a 21 de agosto, vai reservar o seu segundo dia à exibição de filmes, curtas-metragens e documentários, num programa que inclui encontros com personalidades do cinema. As projeções, que serão feitas em 16 salas da capital espanhola, incluem títulos como “Dos Deuses e dos Homens”, “A Paixão de Cristo”, “As Crônicas de Nárnia 3” e “Encontrarás Dragões”, revela uma nota publicada no site da JMJ.
Um dos destaques da agenda do dia 17 é a apresentação mundial de “Cristiada”, filme baseado num episódio verídico ocorrido no México, nos anos 20 do século passado, durante a “Época Cristera”. A “superprodução” do realizador e especialista em efeitos visuais Dean Wright, que conta com as interpretações de Peter O’Toole, Andy Garcia e Eva Longoria, narra a luta entre perspectivas religiosas.
O programa prevê encontros com as atrizes Monique Coleman (embaixadora das Nações Unidas para a Juventude) e Karyme Lozano (telenovelas mexicanas), que vai contar a conversão e o retorno à fé católica, bem como com o ator Matthew Marsden (“Transformers”) e o produtor Steve Mc Eveety (“A Paixão de Cristo”).
As sessões e conferências, que se realizarão na parte da tarde, serão seguidas de um espetáculo multimídia ao ar livre dirigido pelo compositor e maestro Roque Baños, que inclui a recitação de reflexões do Papa Bento XVI por parte de personalidades do cinema. O dia da sétima arte na Jornada Mundial da Juventude termina com a “pré-estreia mundial” de “O Jardineiro de Deus”, filme de Liana Marabani, que evoca o monge agostiniano Gregor Mendel (1822-1884), considerado o pai da genética moderna.
O acesso às projeções e eventos é gratuito para os peregrinos inscritos na JMJ, enquanto os restantes interessados pagam o “preço simbólico” de 1 euro, destinado ao fundo solidário que a organização disponibilizou para ajudar os jovens de países com menos recursos a deslocarem-se ao encontro. O programa cultural da Jornada contempla exposições, espetáculos musicais, passeios pedestres, conferências, testemunhos, artes cênicas e cinema. (SP)

Internet em qualquer ponto de Madri
A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, terá uma equipe de 80 voluntários em veículos com conexão à Internet, que atualizarão as páginas do evento nas redes sociais.
Ao apresentar, ontem, os ‘Bus 2.0’, os responsáveis destacaram que este transporte permitirá a ligação permanente a partir de qualquer ponto da cidade e a deslocação aos locais das celebrações. “A JMJ de Madri será a primeira completamente ligada às redes sociais” - indicaram.
Nos últimos meses, um grupo de profissionais administrou redes em mais de 20 línguas, para difundir este evento, que é o maior encontro organizado pela Igreja Católica.
A preferência dos internautas vai para o Facebook e o Twitter, em diversos idiomas, mas a espanhola Tuenti, por exemplo, reúne quase 20 mil fãs.
A JMJ 2011 será entre os dias 16 e 21 de agosto, na capital espanhola, onde são esperados mais de um milhão de peregrinos, aos quais se unirão o Papa Bento XVI, nos últimos quatro dias.
Fonte: http://www.portalum.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário