Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Comissão para a Juventude divulga mensagem aos participantes da JMJ


O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva divulgou uma mensagem aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de Madri, que fazem parte da maior delegação brasileira já enviada a uma Jornada e uma das dez delegações mais numerosas no evento.
Aos “13 mil irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, dom Eduardo afirmou que “faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos”.
“A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo”.
Leia a íntegra da mensagem de dom Eduardo Pinheiro abaixo:
Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude deixa mensagem aos participantes da Jornada Mundial da Juventude de Madri, que acontece neste mês de agosto.
Caros “13.000 irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos.
A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo. Neste sentido, ‘somos do contra’! Deus tem a primeira e a última palavra de vida plena para os jovens que buscam concretizar o mais belo desejo do coração humano: ser feliz!

“Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor! É um projeto de felicidade não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, irei em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração, eu me deixarei encontrar por vós – oráculo do Senhor. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todas as terras e lugares por onde vos dispersei...” (Jr 29, 11-14).
Teremos momentos muito especiais, todos eles desejados por Deus e organizados pela Igreja que, presente em Madri, nos aguarda de braços abertos.
Meu desejo atual e minhas orações diárias têm sido para que todos nós aproveitemos intensamente de tudo que nos será oferecido.
Queridos irmãos e irmãs, peço a Deus pelos seus preparativos materiais, psicológicos e espirituais. Tenham tranquilas viagens; relacionamentos maduros com todos os que encontrarem pelo caminho... e pelos ares! Vibrem por cada palavra ouvida, soprada pelo Espírito Santo! Não se cansem de louvar ao Pai pelas maravilhas que irão contemplar e experimentar! Renovem sua vocação de discípulos-missionários de Jesus Cristo! Aumentem o amor e o compromisso para com esta nossa Igreja que não se cansa de apostar nos jovens!
Nossas Dioceses, Paróquias, Grupos, Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, familiares e amigos estarão torcendo, rezando pelo sucesso destes preciosos dias. E eles estarão nos aguardando! Sim! Estarão nos aguardando: renovados em nossa vontade de viver à luz e a serviço do Evangelho que dá sentido a nossa vida e nos motiva para a generosa oferta desta nossa vida à vida de nosso povo, principalmente daqueles irmãos que estão excluídos, desanimados, violentados, distraídos, iludidos. Nossa alegria e vibração, com a graça de Deus e a presença dos irmãos, deverão se transformar em criatividade a favor da vida de todos.
Nossa existência não será mais a mesma depois desta Jornada! Acreditem! Nossa vida cristã não pode ser mais a mesma depois deste presente de Deus!
Estejamos de coração e mente abertos! Perseveremos na vivência dos valores, na busca da unidade, na fidelidade cristã, no amor ao próximo, no compromisso a esta Igreja que é nossa Mãe.
Com Maria e com Ela cantemos, juntos, as maravilhas do Senhor que serão abundantes nestes dias de graça e encanto!
Com estima e bençãos especiais,
Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Campo Grande (MS)

CNBB divulga orientações para peregrinos da JMJ 2011
Há poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, Epanha, representantes do Ministério de Relações Exteriores do Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram no final do mës de julho, no palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). A partir desta reunião, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) publicou uma carta com 10 orientações sobre a ida dos jovens à jornada.
A partir da próxima semana, milhares de peregrinos brasileiros começarão a embarcar
“É importante que o peregrino tenha bastante atenção às recomendações da Comissão Episcopal para a Juventude, para que a segurança seja garantida enquanto estiver em território espanhol”, destaca a carta assinada pelo padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, assessor Nac ional da CEPJ.
Confira as 10 ORIENTAÇÕES BÁSICAS AOS PARTICIPANTES DA JMJ 2011 COM RELAÇÃO À ENTRADA DE TURISTAS NA EUROPA:

Levar Passaporte válido por, no mínimo, mais 6 meses além da data da viagem e passagem aérea internacional de ida e volta, incluindo data de retorno ao Brasil;
Levar todos os comprovantes disponíveis de participação na JMJ Madri 2011, incluindo comprovante de inscrição, carta de participação no evento (se houver), o programa da jornada, recibo de pagamento da taxa de inscrição, carta de recomendação dos Bispos das respectivas Dioceses no Brasil (se houver), etc.;
Tem sido frequente o roubo de Passaportes de turistas brasileiros em todo o mundo. Sendo assim, recomenda-se que o participante guarde o seu Passaporte em local seguro e saia apenas com uma cópia autenticada desse documento (se possível colorida) e da sua passagem aérea de ida e volta ao Brasil, caso algum policial espanhol solicite uma documentação nas ruas. Ao ser abordado na rua por um policial, o jovem brasileiro deverá dizer às autoridades espanholas que deixou o seu Passaporte original em local seguro, por motivo de segurança. Madri é uma cidade relativamente segura. No entanto, há relatos de pequenos furtos e assaltos a turistas nos meios de transporte públicos, em particular, na linha 8 do metrô, que liga o aeroporto de Barajas à Zona Central de Madri. Recomenda-se muito atenção neste trajeto. A Polícia de Madri dispõe de um serviço especializado de atendimento aos turistas vítimas de crimes na cidade, localizado na "Calle Leganitos, 19 Madri (28013)" e funciona todos os dias das 09:00 às 22:00 horas (Metrô: Santo Domingo, Plaza de España ou Callao). Lá, o turista receberá ajuda para apresentar denúncias, realizar trâmites judiciais, cancelar cartões de crédito, localizar objetos perdidos, além de obter assistência jurídica e psicológica. O telefone de atendimento e informações é 060;
No momento da entrada na Europa e da entrevista com a autoridade local de imigração para a apresentação do Passaporte, o jovem deverá apresentar uma postura tranquila e séria, evitando nervosismo, rigidez, euforia excessiva ou ironia. A vestimenta deve ser sóbria;
Caso possível, levar comprovante (cópia autenticada de carteira de trabalho ou contracheque) de emprego no Brasil, ou comprovante de matrícula em curso regular de instituição de ensino no Brasil (ensino médio, graduação, pós-graduação ou mestrado, etc.);
As ocorrências de perda e furto de documentos,  bolsas e objetos pessoais em aeroportos, hotéis, transportes públicos, restaurantes e, em particular, nas ruas da Espanha podem ser tratadas também nos Consulados do Brasil. Em Barcelona: Av. Diagonal, 468, 2º andar, plantão consular pelo telefone: 659 078 057; em Madri: caso necessário, o turista brasileiro deverá comparecer pessoalmente ao Consulado, ou tirar dúvidas pelo e-mail: assistencia@consuladobrasil.es; ao realizar uma consulta, favor incluir no e-mail o nome completo, endereço na Espanha, número do Passaporte, telefone de contato e motivo da consulta. O atendimento telefônico destina-se, exclusivamente, a EMERGÊNCIAS e pelo telefone de plantão consular (+00 34 677 547 004), ou seja, apenas àqueles casos realmente graves, como, por exemplo, morte, menor desatendido, acidente ou prisão. Dúvidas consulares sobre questões de rotina não serão respondidas por esse telefone. O endereço do Consulado em Madri é: Calle Zurbano 71, Madri (28010). O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 09:30 às 13:30 horas;
A organização da Jornada Mundial de Madri 2011 manterá um posto de atendimento no aeroporto de Barajas (Madri) para auxiliar os jovens participantes do evento, a partir do dia 5 de agosto. Caso necessite de informações ou auxílio, procure o posto de atendimento.  A comissão organizadora, a partir do dia 5 de agosto, vai colaborar para agilizar a entrada dos participantes estrangeiros no país. Observe, no entanto, que, caso algum participante chegue à Espanha antes dessa data, ele(a) passará pelos trâmites normais de imigração e poderá ser requerido(a) a apresentar, além do Passaporte e da passagem de retorno ao Brasil: (i) comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite de quem se responsabilizará pela estada, acomodação e manutenção do(a) brasileiro(a) (a carta deverá conter: nome, endereço, data de nascimento e documentos de identificação do anfitrião espanhol; período da estada na Espanha do jovem do Brasil; manifestação expressa de que hospedará o jovem do Brasil, indicando seu nome, endereço no Brasil, idade e número de Passaporte brasileiro; afirmação de que a declaração é verídica e que o anfitrião se responsabiliza juridicamente pelos termos da declaração); (ii) comprovação de posse de recursos financeiros que comprovam a capacidade de se manter no país durante a sua estada (mínimo de $ 60,00 Euros por dia e por pessoa), em dinheiro ou cheques de viagem, devendo os cartões de crédito estarem acompanhados de carta do Banco especificando o seu limite; e (iii) seguro médico internacional, de preferência no valor mínimo de $ 30.000,00 Euros;
Lembre-se que nenhum país está obrigado a aceitar a entrada de estrangeiros em seu território. O que existe é uma mera expectativa de direito de ingresso no país, que dependerá, efetivamente, da soberania e do interesse nacional de cada Estado. Note, porém, que a organização da JMJ Madri 2011 está em contato permanente com as autoridades de imigração do país para assegurar a entrada tranquila de todos os participantes devidamente inscritos no evento;
Não levar consigo nenhum objeto cortante e/ou perfurante (facas, canivetes, navalhas, estiletes, etc.);
No momento da entrevista com a polícia de imigração, no momento do controle do Passaporte, o que mais importa para o entrevistador é a coerência das respostas do viajante: o número e o conteúdo das malas deve ser proporcional à estada durante a JMJ 2011 (nada de exageros de bagagem); o viajante deve ter alguma ocupação no Brasil (trabalho, estudos, atividade missionária, etc.); e, por fim, deve demonstrar claramente que deseja retornar ao Brasil após o evento. Recomendamos a impressão e guarda do presente comunicado, a fim de que fique ao alcance do viajante durante toda a sua estada na Europa.
Fonte: www.portalum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário