“A juventude católica faz a diferença no mundo”, declarou o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, durante o programa transmitido ao vivo pela Rede Vida, na noite do dia 24 de agosto.
Estiveram presentes também o assessor arquidiocesano para eventos de massa, padre Omar Raposo, e o jovem voluntário da JMJ Madri, Gustavo Costa Ribeiro.
Na entrevista do programa “Tribuna Independente”, foram destacados também os testemunhos dos jovens, o êxito da vigília que aconteceu simultaneamente no Rio e os passos que já estão sendo dados para a realização da JMJ Rio 2013.
Dom Orani acredita que as recentes pesquisas lançadas na imprensa, já questionadas pela CNBB, foram apresentadas, justamente nesta semana, para tentar desviar a atenção das pessoas a respeito do grande êxito da JMJ em Madri. Também considerou infundadas algumas matérias divulgadas sobre os gastos da Jornada em Madri.
- Dizer que o governo espanhol deu dinheiro para a Jornada é uma mentira. Na verdade, a cidade foi beneficiada, porque Madri não costuma ter movimento turístico nessa época do ano, em função do grande calor, a cidade fica vazia. Com a JMJ, a Espanha ganhou projeção internacional, fato que aumentou o turismo e movimentou diversos setores da economia. Assim como diz o Evangelho, a cidade recebeu “cem vezes mais” de tudo o que investiu, revelou dom Orani.
O arcebispo do Rio também esclareceu que cerca de 70% dos custos de uma jornada são pagos pelos próprios peregrinos, que economizam e trabalham para arrecadar os valores necessários. Ele também reforçou que na jornada acontece uma manifestação muito bonita de solidariedade, porque um percentual dos valores das inscrições é destinado para os jovens que não têm condição financeira de participar, ou seja, os mais ricos ajudam os mais pobres.
Dom Orani também considerou uma incoerência e um falso julgamento rotular os jovens católicos que participaram da Jornada de “ultra conservadores”.
- As virtudes que são defendidas na jornada geram paz, fraternidade e perdão. Nossos jovens deram um grande exemplo para o mundo, porque participaram de forma pacífica, mesmo quando foram agredidos. Normalmente, em um evento secular de grande porte, pelo indevido uso de drogas, a concentração de dois milhões de jovens teria causado um outro resultado.
Logo e Hino da JMJ Rio serão definidos em concurso
A preparação para a JMJ Rio 2013 já começou. Segundo dom Orani, "faltam pouco mais de 700 dias" para esse grande evento, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho. Já foram agendados diversos encontros e, a partir da próxima semana, acontecerão reuniões com a equipe que participou da Jornada, com o Pontifício Conselho dos Leigos do Setor da Juventude e com a Comissão de Madri, que virá ao Rio para trocar experiências.
- Diversos passos já foram dados e, em breve, o site da JMJ Rio 2013 já estará em pleno funcionamento. As comissões já estão sendo desenvolvidas e esperamos que, até o final do ano, tudo esteja organizado, para que possamos finalizar a escolha dos locais e de toda a programação da Jornada.
Dom Orani também destacou a necessidade da hospedagem solidária, que acontece nas casas dos católicos, e do trabalho voluntário dos jovens.
- Muitas pessoas já enviaram mensagens demonstrando o desejo de ajudar na Jornada. E isso é muito bom. Em Madri, foram cerca de 26 mil voluntários, sendo 16 mil espanhóis, afirmou.
Segundo o assessor arquidiocesano para eventos de massa, padre Omar Raposo, os jovens voluntários da Jornada também estarão capacitados para ajudar nos eventos esportivos que acontecerão em 2014 e 2016.
- O voluntariado também será um grande legado para a nossa cidade, disse o sacerdote, que participou junto com dom Orani e com o jovem voluntário da JMJ, Gustavo Ribeiro, do programa “Tribuna Independente”, da Rede Vida.
O padre Omar afirmou que a equipe executiva da Jornada já está formada, com padres e leigos. E que essas equipes devem ser preenchidas com o voluntariado. Ele informou que todos os que desejarem participar de uma maneira positiva, doando o tempo para servir à Igreja, poderão se inscrever na arquidiocese.
Dom Orani revelou que o 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória, já está sendo preparado para acolher as pessoas que vão participar como voluntárias da JMJ Rio 2013.
- Lembro também que a logomarca e o hino da Jornada serão escolhidos através de um concurso nacional e que todas as orientações serão divulgadas em breve. Os interessados devem começar a pensar sobre o tema e podem preparar as suas sugestões, incentivou o arcebispo.
Fonte: www.portalum.com.br