Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Papa anuncia tema da JMJ Rio 2013


“Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mateus 28,19). Esse é o tema da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O anúncio foi feito pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira (24), durante a audiência geral na residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo.
Outro anúncio feito pelo Santo Padre foi o lema das Jornadas Diocesanas, que será realizada no ano que vem, com o tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Filipenses 4,4). O papa aproveitou a audiência para fazer um balanço da JMJ, que  aconteceu de 16 a 21 de agosto, em Madri, classificando-a de emocionante.
Ele disse que o encontro de Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo, uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em Cristo.
Para Bento XVI, a Jornada de Madri constituiu um dom precioso, que dá esperança para o futuro do catolicismo, com os fiéis a expressarem o desejo firme e sincero de radicar a sua vida em Cristo, permanecerem unidos na fé e caminharem juntos na igreja.
Ele também lembrou os cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes que, com alegria, demonstraram uma experiência de fraternidade, de encontro com o senhor, de partilha e crescimento na fé. O papa pediu aos jovens que participaram da JMJ que levem ao mundo inteiro a alegria do Evangelho, com a palavra e uma vida preenchida de obras de caridade.

Fonte: site da Jornada Mundial da Juventude 2013


domingo, 28 de agosto de 2011

A sede da próxima JMJ 2013 será o Rio de Janeiro!




Após a missa de envio da juventude em Cuatro Vientos, o Papa Bento XVI anunciou que a próxima Jornada mundial da Juventude será no Rio de Janeiro, em 2013.


- Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira, desejou.

Os jovens do Brasil, em particular, receberam a notícia com muita alegria e emoção e, com suas atitudes, já demonstraram o desejo de acolher outros rapazes e moças do mundo inteiro na Cidade Maravilhosa.

Juventude mundial na expectativa do último encontro com o Papa em Madri


Chegara o grande dia. Um misto de saudade e alegria tomava conta dos peregrinos na manhã do domingo, dia 21 de agosto, encerramento da Jornada Mundial da Juventude. Após a despedida do Papa na vigília, na véspera, o Aeródromo de Cuatro Vientos continuou agitado durante toda a noite. As capelas preparadas para a Adoração ao Santíssimo Sacramento ficaram lotadas. Em outros pontos, alguns grupos cantavam e trocavam experiências. Outros conseguiam dormir mesmo com todo o burburinho ao redor.

O local, algo em torno do equivalente a mais de 40 campos de futebol, estava dividido em setores. A previsão era de que o último setor, para o qual não seria necessária a credencial, fosse aberto para quem quisesse participar da Santa Missa. Mas, já no sábado, todo o espaço estava tomado pelos mais de 1 milhão de peregrinos. Por isso, no domingo de manhã, os organizadores ampliaram o espaço utilizado do Aeródromo de Cuatro Vientos para acolher as milhares de pessoas que não conseguiram participar da vigília pela lotação do local.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, como a chuva, o calor durante o dia e o frio da madrugada, logo cedo os jovens já estavam de pé aguardando a presença do Santo Padre.

No palco, os apresentadores conduziram a oração de oferecimento das obras pessoais de todo o dia ao Coração de Jesus. Em seguida, as religiosas da Congregação Filhas de Santa Maria do Coração de Jesus cantaram, e, logo depois, as religiosas da Congregação Irmãs do Cordeiro rezaram as Laudes e a Oração da Manhã.

Missa de envio
Muita emoção, um grande sentimento de pertença à Igreja de Cristo e amor ao Santo Padre marcaram o momento ápice das Jornadas Mundiais da Juventude: a missa de envio. Quase 2 milhões de pessoas participaram dessa Celebração Eucarística, presidida pelo Papa Bento XVI.

Para os brasileiros, em especial os do Rio de Janeiro, mais uma alegria: o jovem carioca Gustavo Ribeiro fez, em língua portuguesa, a primeira leitura.

Na homilia, Bento XVI disse estar alegre de ver a multidão de jovens reunida para celebrar a sua fé. 

- Ao ver-vos aqui, vindos em grande número de todas as partes, o meu coração enche-se de alegria, pensando no afeto especial com que Jesus vos olha. Sim, o Senhor vos quer bem e vos chama seus amigos. Ele vem ter convosco e deseja acompanhar-vos no vosso caminho, para vos abrir as portas de uma vida plena e tornar-vos participantes da sua relação íntima com o Pai, disse.

O Pontífice voltou a exortar os jovens a terem uma experiência pessoal com Jesus Cristo:

- A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo. Deste modo, a pergunta de Jesus: ‘E vós, quem dizeis que Eu sou?’, no fundo está impelindo os discípulos a tomarem uma decisão pessoal em relação a Ele. Fé e seguimento de Cristo estão intimamente relacionados, pontuou.

E completou:

- Queridos jovens, Cristo hoje também se dirige a vós com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: ‘E vós, quem dizeis que Eu sou?’ Respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: ‘Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nunca me abandone”, orientou.

Após o anúncio do Rio de Janeiro como cidade-sede da JMJ 2013, os jovens espanhóis entregaram aos brasileiros a cruz e o ícone da Jornada.

Ao se despedir dos rapazes e moças do mundo inteiro que lotavam Cuatro Vientos, o Santo Padre os enviou em missão:

- Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens da Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!

Após a missa, o Vigário de Cristo rezou a oração do Angelus com os jovens.  


Por: Renata Rodrigues e Andréia Gripp em 21/08/2011
Fotos: Carlos Moioli, CNBB e Site JMJ Oficial

Fonte: site da Arquidiocese do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br)

Assistam a seguir os vídeos com os anúncios da JMJ 2013 no Rio de Janeiro:



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dom Orani avalia a JMJ 2011 em Madrid e fala sobre a JMJ 2013 no Rio, na Rede Vida


“A juventude católica faz a diferença no mundo”, declarou o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, durante o programa transmitido ao vivo pela Rede Vida, na noite do dia 24 de agosto.
Estiveram presentes também o assessor arquidiocesano para eventos de massa, padre Omar Raposo, e o jovem voluntário da JMJ Madri, Gustavo Costa Ribeiro.
Na entrevista do programa “Tribuna Independente”, foram destacados também os testemunhos dos jovens, o êxito da vigília que aconteceu simultaneamente no Rio e os passos que já estão sendo dados para a realização da JMJ Rio 2013.
Dom Orani acredita que as recentes pesquisas lançadas na imprensa, já questionadas pela CNBB, foram apresentadas, justamente nesta semana, para tentar desviar a atenção das pessoas a respeito do grande êxito da JMJ em Madri. Também considerou infundadas algumas matérias divulgadas sobre os gastos da Jornada em Madri.
- Dizer que o governo espanhol deu dinheiro para a Jornada é uma mentira. Na verdade, a cidade foi beneficiada, porque Madri não costuma ter movimento turístico nessa época do ano, em função do grande calor, a cidade fica vazia. Com a JMJ, a Espanha ganhou projeção internacional, fato que aumentou o turismo e movimentou diversos setores da economia. Assim como diz o Evangelho, a cidade recebeu “cem vezes mais” de tudo o que investiu, revelou dom Orani.
O arcebispo do Rio também esclareceu que cerca de 70% dos custos de uma jornada são pagos pelos próprios peregrinos, que economizam e trabalham para arrecadar os valores necessários. Ele também reforçou que na jornada acontece uma manifestação muito bonita de solidariedade, porque um percentual dos valores das inscrições é destinado para os jovens que não têm condição financeira de participar, ou seja, os mais ricos ajudam os mais pobres.
Dom Orani também considerou uma incoerência e um falso julgamento rotular os jovens católicos que participaram da Jornada de “ultra conservadores”.
- As virtudes que são defendidas na jornada geram paz, fraternidade e perdão. Nossos jovens deram um grande exemplo para o mundo, porque participaram de forma pacífica, mesmo quando foram agredidos. Normalmente, em um evento secular de grande porte, pelo indevido uso de drogas, a concentração de dois milhões de jovens teria causado um outro resultado.

Logo e Hino da JMJ Rio serão definidos em concurso
A preparação para a JMJ Rio 2013 já começou. Segundo dom Orani, "faltam pouco mais de 700 dias" para esse grande evento, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho. Já foram agendados diversos encontros e, a partir da próxima semana, acontecerão reuniões com a equipe que participou da Jornada, com o Pontifício Conselho dos Leigos do Setor da Juventude e com a Comissão de Madri, que virá ao Rio para trocar experiências.
- Diversos passos já foram dados e, em breve, o site da JMJ Rio 2013 já estará em pleno funcionamento. As comissões já estão sendo desenvolvidas e esperamos que, até o final do ano, tudo esteja organizado, para que possamos finalizar a escolha dos locais e de toda a programação da Jornada.
Dom Orani também destacou a necessidade da hospedagem solidária, que acontece nas casas dos católicos, e do trabalho voluntário dos jovens.
- Muitas pessoas já enviaram mensagens demonstrando o desejo de ajudar na Jornada. E isso é muito bom. Em Madri, foram cerca de 26 mil voluntários, sendo 16 mil espanhóis, afirmou.
Segundo o assessor arquidiocesano para eventos de massa, padre Omar Raposo, os jovens voluntários da Jornada também estarão capacitados para ajudar nos eventos esportivos que acontecerão em 2014 e 2016.
- O voluntariado também será um grande legado para a nossa cidade, disse o sacerdote, que participou junto com dom Orani e com o jovem voluntário da JMJ, Gustavo Ribeiro, do programa “Tribuna Independente”, da Rede Vida.
O padre Omar afirmou que a equipe executiva da Jornada já está formada, com padres e leigos. E que essas equipes devem ser preenchidas com o voluntariado. Ele informou que todos os que desejarem participar de uma maneira positiva, doando o tempo para servir à Igreja, poderão se inscrever na arquidiocese.
Dom Orani revelou que o 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória, já está sendo preparado para acolher as pessoas que vão participar como voluntárias da JMJ Rio 2013.
- Lembro também que a logomarca e o hino da Jornada serão escolhidos através de um concurso nacional e que todas as orientações serão divulgadas em breve. Os interessados devem começar a pensar sobre o tema e podem preparar as suas sugestões, incentivou o arcebispo.
Fonte: www.portalum.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CELEBRAÇÃO FINAL DA JMJ 2011 E ANÚNCIO DA JMJ 2013 NO RIO DE JANEIRO



































JMJ 2011 - MADRID - VIGÍLIA E ADORAÇÃO DO SÁBADO

Eis uma grande coletânea de fotos da Vigília do sábado, quando uma chuva e vento fortes não desanimaram os jovens presentes, nem o Papa Bento, que ficou impressionado com a determinação da juventude católica ali representada. Foi uma grande demonstração de fé e determinação. Atributos necessários para os jovens de hoje em dia resistirem as tentações do mundo e permanecerem no caminho de Jesus.
VALEU JUVENTUDE CATÓLICA DO MUNDO TODO!!!