Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jovens da Arquidiocese são enviados para a JMJ 2011


Manter a unidade com a Jornada Mundial da Juventude, que terá início em agosto, em Madri, foi o objetivo do Encontro Arquidiocesano Pré JMJ 2011, realizado neste sábado, dia 23 de julho, no Colégio Nossa Senhora da Ressurreição, no Recreio.
Durante o evento, organizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e pela Comunidade Alegra-te, também aconteceu a Missa de Envio dos jovens que vão participar da Jornada.
A celebração eucarística, transmitida por tevês católicas na tarde de sábado, foi presidida pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo bispo auxiliar e animador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, dom Antonio Augusto Dias Duarte, e pelo vigário episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades, dom Roberto Lopes.
- Nosso desejo é que os jovens voltem da Jornada animados para dar continuidade as suas atividades. Que possam voltar vibrantes para contagiar também os outros jovens a viverem os diferentes carismas, unidos na comunhão da nossa Igreja. Nossa esperança e sonho é que vocês, como peregrinos, possam ajudar toda a Igreja a se renovar cada vez mais, na vida de fé, esperança e caridade, propôs dom Orani.
Pela manhã, o encontro foi oficialmente aberto por dom Antonio, que falou sobre a importância do chamado de Jesus aos jovens, através da palavra “Vinde e vede”. Para partilhar a importância de dar os passos certos, a partir do encontro pessoal com Cristo.  
O missionário da Canção Nova, Adriano Gonçalves (Revolução Jesus), abordou a passagem do “Jovem rico”, que foi uma das palavras bíblicas utilizadas pelo Papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil. Adriano partilhou os desafios que devem ser enfrentados para conseguir entregar a vida em resposta ao chamado do Senhor Jesus. E o assessor para mídias sociais da Arquidiocese do Rio, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, também partilhou a alegria e a fidelidade que o jovem deve oferecer a Cristo Jesus.
Para “regar” as sementes lançadas nos corações dos jovens, o diácono Melquisedeque conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. E, após o almoço, os participantes puderam assistir a apresentação teatral da Comunidade Shalom: “O canto da Írias”.
- A peça, que também será apresentada durante a Jornada em Madri, aborda a luta do homem em busca da santidade. Mostra um jovem sendo sucumbido pelas coisas do mundo e a constante presença salvadora de Jesus em sua vida. Cristo, que nunca desiste de nós, busca esse jovem e lhe aponta o caminho. E ele, sustentado por Deus, consegue seguir em frente e encontrar a verdadeira libertação, revela o fundador da Comunidade Pequeno Rebanho, Alexandre Bastos.
Após a Santa Missa, o padre Jorge Luiz Neves (Jorjão), da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, fez uma homenagem ao seminarista Guido e animou os jovens a buscarem referências de santidade para que consigam vencer as tentações. Logo após, uma jovem deu testemunho da intercessão de Nossa Senhora em sua vida. E o fundador da Comunidade Pequeno Rebanho ministrou a palestra “Atrevei-vos em tomar decisões definitivas”. No encerramento, Dom Roberto falou à juventude. E logo após, aconteceram os shows católicos de Eliana Ribeiro e Bruno Camurati, para entusiasmar ainda mais a juventude.

Jovens testemunham a alegria de ser de Cristo
O jovem Rafael Constantino, da Paróquia São Sebastião na Ilha do Governador, revelou o ânimo novo que recebeu no encontro arquidiocesano e destacou as pregações de Adriano Gonçalves e do padre Jefferson.
- Esse evento de hoje acendeu ainda mais a chama e a expectativa para participar da JMJ, junto com toda a juventude católica do mundo inteiro. Estou feliz em representar a minha paróquia e espero voltar de Madri testemunhando a alegria de ser de Deus: “Enraizado em Cristo e firme na Fé!”, afirmou.
O missionário Alexandre Bastos, também revelou a sua alegria em novamente participar da JMJ.

- Eu já participei de uma jornada e posso dizer que a minha vida nunca mais foi a mesma. E nenhum jovem que recebe essa graça, volta da mesma maneira. Ele volta tomado por uma riqueza, pelo sopro do Espírito e por um amor muito grande à Igreja. Tenho certeza que os que forem terão as suas vidas transformadas, incentivou o fundador da Comunidade Pequeno Rebanho.
Mesmo os jovens que não poderão participar da Jornada, em Madri, também foram edificados pelo entusiasmo da juventude católica, durante a Pré JMJ.
- O encontro de hoje foi bênção sobre bênção. Fiquei com vontade de ir para Madri. Estou feliz por todos os que vão poder participar. É bom ver a comunidade católica jovem reunida. Eventos assim permitem que a gente veja o rosto dos jovens que também lutam, da mesma forma que a gente. Vou ficar intercedendo pelos jovens que vão e vou participar dos encontros paralelos que acontecerão no Rio, revelou Carla Reis, da Paróquia São Sebastião, da Ilha do Governador.
Dom Antonio Augusto também destacou a importância dos encontros “Eu vou” para sensibilizar a alma da juventude para a JMJ.
- Como vimos, há pouco, na liturgia da Missa, Deus quer que haja terra boa, porque a semente é excelente, lembrou o bispo animador da Pastoral da Juventude.
Segundo ele, mesmo longe fisicamente, todos os jovens podem acompanhar a JMJ pelos meios de comunicação, para que recebam as graças desse grande evento.
- Vocês também estarão em Madri, através da fraternidade e da amizade que é própria do jovem, e da comunhão que nos une como Igreja. No Rio de Janeiro, terão a oportunidade de mostrar para a nossa Cidade, na concentração jovem que acontecerá na vigília de oração no Maracanãzinho, no dia 21 de agosto, que nós temos condição de sediar a próxima JMJ, porque a nossa juventude é vibrante, acolhedora e, principalmente, porque busca a Cristo. E é essa a finalidade da JMJ: proporcionar o encontro dos jovens com Jesus Cristo, incentivou dom Antônio.
Matéria reproduzida do site: http://www.portalum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário