Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nove Bandas, Cantores e Grupos Brasileiros no Festival da Juventude na JMJ em julho de 2011

O Festival da Juventude que acontecerá durante a Jornada Mundial da Juventude em Madri contará com nove bandas, cantores e grupos brasileiros: Dunga, Rosa de Saron, Dominus, Marcio Cruz, Cantos das Ilhas, Irmã Kelly Patrícia, e outras três bandas da Comunidade Católica Shalom.
.
“Esse é o maior festival católico do mundo. Foram inscritas 540 bandas de todos os continentes do planeta. Foi feita uma pré-seleção em Madri e depois chegou-se a uma seleção feita pela Conferência Nacional dos Bipos do Brasil”, explica o assessor do Setor da Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Serão 300 palcos simultâneos com atrações de todo mundo para os quase 15 mil jovens de 198 países, de todos os continentes. Os brasileiros inscritos já são cerca de sete mil, sendo a maior representação brasileira de todas as jornadas, segundo padre Sávio. O assessor considera que a participação dos jovens brasileiros é um fruto plantado pelos bispos do país com a publicação do documento Evangelização da Juventude, em 2007.

“Nossa participação em Madri será maciça. Vamos ter uma experiência missionária protagonizada pela
Renovação Carismática Católica. Estamos levando uma delegação oficial do Brasil com 50 bispos, como Dom Eduardo Pinheiro, Dom Orani João Tempestra, Dom Bernardino Belquior, Dom Odilo Pedro Scherer, entre outros”, diz padre Sávio.

Em janeiro, padre Sávio representou o Brasil na segunda reunião geral que contou com outros 84 delegados de outros países e 48 de movimentos eclesiais. “Lá foram repassadas toda as questões de logísticas, vistos, hospedagem e pudemos passar por todos os locais onde acontecerão os atos centrais com o Santo Padre”, conta.

Entre os atos centrais com o Papa
Bento XVI estão a acolhida do Papa, na Porta de Alcalá, onde será acompanhado por um jovem de cada continente, e a Missa de encerramento no Aeroporto Quatro Ventos.


Nova evangelização na Europa

Recentemente, padre Sávio visitou 12 dioceses da Espanha e, nessas viagens, ele pôde perceber o entusiasmo dos jovens católicos, dando uma renovação ao setor. “A Espanha é um país marcado por contra valores. A JMJ em Madri quer mostrar ao mundo que existe uma nova forma de viver, uma vivência com Jesus Cristo”, ressalta.

A evangelização da Europa é uma preocupação da Igreja Católica. A JMJ em Madri será uma oportunidade de reavivar os valores cristãos, transmitidos há séculos ao povo brasileiro e latinoamericano, durante a colonização. “Está na hora de fazer um movimento contrário e ajudar na evangelização da Europa, especialmente na evangelização da juventude”, salienta o assessor do Setor da Juventude da CNBB.

Preparação pessoal para a JMJ


A Jornada Mundial da Juventude é uma peregrinação, mas muitos jovens são motivados pelo turismo e espírito de aventura. “Muitos jovens estão indo para Madri para passear e fazer turismo, mas acredito na força de Deus e do Espírito Santo em transformar as pessoas”, diz padre Sávio.

Jornadas Diocesanas da Juventude estão sendo realizadas por todo Brasil justamente para preparar os jovens para a JMJ, levando a eles um espírito missionário.


Para o assessor, a JMJ será um momento para ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e quem vai deve estar à disposição para conviver com os outros jovens do mundo. “O sentido da comunhão e da catolicidade é muito importante nesse momento, percebendo a beleza dessa Igreja que se reúne ao redor do sucessor de Pedro. [É uma] fidelidade ao Papa e principalmente fidelidade para com Cristo”, destaca.

JMJ  no Brasil



“Eu acredito que sediaremos a próxima Jornada Mundial da Juventude. Membros do Pontifício Conselho para os Leigos dizem que o Brasil é um seríssimo candidato. Uma pessoa até me disse que o Brasil tem 99,9% de chances”, conta padre Sávio.

Segundo o assessor, a evangelização no Brasil é muito ampla com diversas denominações e o país tem totais condições para sediar um dos maiores eventos da Igreja Católica. O pedido de sediar uma JMJ foi feito em 2007 pelo Bispo da juventude, Dom Eduardo Pinheiro, representando a CNBB, quando o Papa esteve no Brasil.

“Este é o maior evento da Igreja Católica. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada,  não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, enfatiza padre Sávio.

A decisão será anunciada pelo próprio Papa, no dia 21 de agosto, na Missa de encerramento da JMJ de Madri.

Fonte: Site da Canção Nova/notícias

17 MIL JOVENS NORTE-AMERICANOS INSCRITOS NA JMJ 2011

Ao menos sessenta bispos acompanharão os jovens dos EUA

WASHINGTON, segunda-feira, 7 de março de 2011. 
Quase 17 mil participantes dos EUA já estão inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em Madri, em agosto. Ao menos 60 bispos norte-americanos estarão na Espanha para o evento.
A lista dos inscritos inclui 380 grupos, entre paróquias, organizações juvenis, grupos de diferentes movimentos eclesiais. A maioria tem entre 16 e 25 anos.
O número de prelados presentes, assim como o de leigos, pode aumentar. Na lista de bispos já constam os nomes de Dom Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, assim como dos cardeais Seàn O’Malley, de Boston, Francis George, de Chicago, Theodore McCarrick, emérito de Washington, D.C.
Detroit, Filadelfia, Nova York e Denver – que foram anfitriãs da JMJ de 1993 –, são as dioceses que terão mais peregrinos. California, Arizona e o distrito federal de Washington também enviarão delegações significativas.
4 mil participantes já têm previsto participar dos dias nas dioceses, uma atividade prévia à JMJ, que lhes permitirá adquirir uma experiência da cultura e tradição do país de acolhida, ao dedicar um tempo de convivência com as famílias locais e comunidades católicas.

Papa Bento XVI lança o YOUCAT (Youth Catechism - Catecismo Jovem)

Convido-vos: estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração. [...] Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!”, exclama o Papa Bento XVI aos jovens.

O convite do Papa está no prefácio do catecismo para jovens TOUCAT (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem).
O material faz parte do kit peregrino e será distribuído a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, que acontece em Madri, capital espanhola, de 16 a 21 de agosto deste ano.
O Pontífice deixa claro que o subsídio ao catecismo não engana, pois recorda que o YouCat não oferece soluções fáceis: sempre exige uma mudança de vida.

“Tendes necessidade do auxílio divino, se a vossa fé não quer secar como uma gota de orvalho ao sol, se não desejais sucumbir às tentações do consumismo, se não desejais que o vosso amor se afogue na pornografia, se não desejais ignorar os fracos e as vítimas de abusos e violência”, destaca.

Bento XVI revela, mais uma vez, sua crença de que os jovens sempre buscam algo de grande e não são superficiais.
“Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude hodierna; mas eu não acredito nessa afirmação e estou seguro de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de ser; os jovens querem saber de que consiste verdadeiramente a vida. Um romance criminal é emocionante porque nos envolve no destino de outras pessoas, mas que poderia ser também o nosso; este livro é emocionante porque nos fala do nosso próprio destino e, por isso, está intimamente relacionado a cada um de nós”, defende.

O Bispo de Roma também dá um outro conselho: não se valer dos recentes casos de pecado no interior da comunidade dos fiéis como pretexto para fugir do olhar de Deus. “Vós mesmos sois o corpo de Cristo, a Igreja! Levai o fogo intacto do vosso amor nesta Igreja, toda a vez que os homens tiverem obscurecido o rosto”, pede.

Tradução para os jovens

O prefácio também faz uma retomada da experiência pessoal do Santo Padre como coordenador da equipe articulada para a redação do Catecismo da Igreja Católica (CIC). “Fiquei assustado com essa tarefa, e devo confessar que duvidei que algo de similar pudesse surgir. Como podia acontecer que autores espalhados por todo o mundo pudessem produzir um livro legível?”, revela.

Com o passar do tempo, percebeu-se que o texto sempre pedia novas “traduções” para os diferentes mundos, a fim de que pudesse chegar às pessoas com diferentes mentalidades e diferentes problemáticas.
“Nesse contexto, perguntamo-nos se não deveríamos buscar traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no mundo deles. Naturalmente, também entre os jovens de hoje há muitas diferenças; assim, sob a comprovada liderança do Arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, formou-se um Youcat para os jovens. Espero que muitos jovens se deixem fascinar por este livro”, afirma Bento XVI.

O YouCat

O YouCat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem) foi pensado para adolescentes e jovens adultos. Trata-se de um livro com a explicação contemporânea da fé católica, preparado na Alemanha e prefaciado por Bento XVI.
Este catecismo contém perguntas e respostas, comentários, ilustrações e imagens, sumário de conceitos-chave, citações bíblicas e de santos e grandes mestres da fé católica. A estrutura é:

No que os católicos creem (doutrina)
– Como os católicos celebram os mistérios da fé (sacramentos)
– Como os católicos vivem (vida moral)
– Como eles rezam (oração e espiritualidade)

O livro tem 300 páginas e será lançado em sete idiomas. A obra faz parte do kit peregrino, que será entregue a todos os participantes da JMJ. O kit também contém um Evangelho, o Livro do Peregrino (para seguir as cerimônias), o Guia da JMJ (com o programa, a agenda cultural, etc.), a camiseta da JMJ, um chapéu, um leque e um rosário.
Fonte: Site da Canção Nova Notícias

ARTIGOS E PRODUTOS DA JMJ 2011

Vários artigos e produtos sobre a JMJ 2011, já estão a venda no site:

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 100% NÃO POLUENTE

Iniciativa para atenuar impacto ambiental do evento
MADRI - A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 será um evento sustentável e respeitador do ambiente, com zero emissões. O anúncio foi feito na capital espanhola, hoje, pelos organizadores.
"100% natural" é o programa para todas as atividades sustentáveis ​​realizadas durante a Jornada e que expressam o compromisso de realizar uma Jornada não poluente.
"Entregar uma Terra em boas condições às futuras gerações é uma preocupação de todo cristão e, portanto, também da Jornada Mundial da Juventude", disse Eva Latonda, responsável pelo projeto "100% natural".
Zeroemissions, a companhia do grupo empresarial Abengoa, que fornece soluções globais para combater a mudança climática, calculará e compensará as emissões diretas de gases de efeito estufa - inevitáveis em eventos massivos - que ocorrerão durante a Jornada Mundial da Juventude 2011, mediante créditos voluntários de carbono.
Abengoa oferece esta contribuição em sua condição de patrocinadora da Fundación Madrid Vivo, uma instituição composta por diversas personalidades e pelas empresas mais importantes de Espanha, que está ativamente envolvida na JMJ.
"Estamos muito satisfeitos em colaborar com este projeto. Esta prática de compensação voluntária é cada vez mais comum e está criando tendências em eventos que reúnem muitas pessoas. Por exemplo, foi realizada nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver, em 2010, e nos concertos do U2", destacou Emilio Rodríguez, diretor da Zeroemissions.
Os créditos de carbono são uma ferramenta contemplada no Protocolo de Quioto. São gerados em projetos sustentáveis ​​que, sem o apoio financeiro que envolve a aquisição destes créditos, não poderiam acontecer.
No caso da JMJ de Madri, serão comprados créditos de carbono em cinco projetos, um em cada continente: um campo de energia eólica na Nova Caledônia, uma mini-hidráulica em Honduras, um projeto de reflorestamento na Uganda, e dois projetos de recuperação de metano em aterros da China e da Turquia.
Outros exemplos de iniciativas sustentáveis, graças a "100% natural", são: o lançamento de um aplicativo online de "car pooling", que reunirá jovens que irão à JMJ de carro ou outros meios, com outras pessoas que querem ir, mas não têm transporte, reduzindo assim o número de veículos que chegam a Madri.
Também a criação de uma "rota sustentável" de Madri a Cuatro Vientos, para incentivar os peregrinos a se mover de maneira não poluente (a pé ou de bicicleta); e a instalação de bicicletas geradoras de energia em Cuatro Vientos, para que os participantes da JMJ possam carregar seus celulares, notebooks, mp4 etc.
Está se trabalhando, com a ajuda da prefeitura de Madri, na gestão de resíduos através de uma rede de pontos de coleta.
E também se abriu um concurso para criar o logotipo de "100% natural” para os jovens. O prêmio será uma viagem a Roma para duas pessoas. (Mais informações sobre as regras do concurso: www.madrid11.com).
Fonte: Site www.zenit.org

Novas tecnologias vão marcar a Jornada Mundial da Juventude 2011

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, de Madri, contará com a participação de mais de um milhão de jovens. O evento contará fundamentalmente com a alegria espanhola da festa, porque será uma jornada muito espanhola, indicou o diretor executivo da JMJ, Yago de la cierva.
Um dos aspectos que recebe maior atenção na organização da Jornada de Madri é o uso das novas tecnologias, tanto para acompanhar o evento e sua celebração como para questões de cunho organizativo. As novas tecnologias beneficiarão particularmente os jovens, porque, graças a celulares, ipads, netbooks e outros instrumentos para a comunicação em rede, poderão saber onde estarão sendo realizados os eventos da jornada.
É possível ver os vídeos dos eventos com Bento XVI e material multimídia. Será um evento marcado pelas sugestões que os jovens estão dando por meio do site www.madrid11.com, em 11 idiomas e com mais de um milhão de visitas ao mês.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro mundial entre os jovens e o Papa Bento XVI. Acontece a cada dois anos em lugares diferentes do mundo. A participação na JMJ é gratuita, aberta a todos. Para inscrever-se, é preciso preencher o formulário no site o oficial do evento www.jmj2011madrid.com.
Fonte: Site www.madrid11.com

domingo, 3 de abril de 2011

Secularista, humanista, agnóstico…Cresce Número de estudantes jovens que se dizem ateus nos EUA.


Chegamos na reportagem a seguir através do site da Comunidade Shalom-Blog Carmadélio, e achamos interessante discutirmos um pouco sobre esse assunto. Por isso após lermos a reportagem, fizemos alguns comentários para os quais gostaríamos de escutar a sua opinião.
Parece um pouco extensa, mas não é. Vale a pena ler tudo para que vocês tenham como formar uma opinião própria.
Vamos a matéria:
O rápido crescimento da Aliança de Estudantes Secularistas (SSA – Secular Student Alliance) prova que hoje os jovens consideram o secularismo como um aspecto importante e fundamental de sua identidade.
O grupo de proteção para o ateísmo e humanismo que é organizado em campus universitários dos Estados Unidos agora também está presente em escolas de ensino médio.
“Mais estudantes estão orgulhosamente se declarando ateus, o que inspira outros a fazer o mesmo. Nós costumávamos sair e procurar por eles. Agora, eles estão vindo de toda parte e nos procurando, pedindo para fazer parte do movimento,” disse Galef, um porta-voz da SSA.
Antigamente a maioria dos estudantes ateus e agnósticos tinham a identidade secular como algo secundário, enquanto a identidade primária estava focada em outras características pessoas ou filosofias de vida, tais como ser feminista, de uma minoria racial, gay/lésbica, pacifista, ambientalista, socialista, libertário ou até politicamente liberal ou conservador.
Mas agora isso é diferente, a identidade não-religiosa tornou-se algo cada vez mais importante para muitos deles. Boa parte desses jovens passaram a ver a religião tradicional como algo de pouco valor no mundo moderno. Tanto que muitos estudantes secularistas estão entusiasmados e ansiosos para  combater a evangelização feita por grupos religiosos.
Operando precariamente quando foi fundada em 2000, a SSA agora está atraindo um significativo suporte financeiro. O grupo recebeu recentemente um grande incentivo quando o empresário do Vale do Silício Jeff Hawkins, criador do PalmPilot, prometeu um apoio financeiro importante.
Com o ceticismo religioso em ascensão entre os jovens e a mídia social on-line dando visibilidade e tornando sua organização mais fácil que no passado, é improvável que o fenômeno desapareça. Os alunos veem isso como uma resposta eficaz e necessária à direita  religiosa, um meio sensato de combater o ativismo motivado pela religiosidade.
O ateísmo que hoje se espalha pelas universidades de vários países é organizado, bem financiado, com identidade clara e defendido por jovens que não vão abandonar as guerras culturais, pois veem sua postura de vida não-teísta como algo que pode contribuir para um mundo melhor.
Fonte: Pavablog
 .
Comentário do Blog:
Com certeza estamos diante de mais um movimento mundial contra o Cristianismo e mais precisamente contra a Igreja Católica. Sim, falo Igreja Católica pois o que se vê no mundo todo hoje em dia são movimentos tentando desacreditar a nossa Igreja. Isso acontece através de  pessoas poderosas ou organizações altamente organizadas em termos estruturais e financeiros, que têm o cristianismo ou mais precisamente a Igreja Católica, como maior representante dos cristãos no mundo, como uma grande inimiga e adversária para os seus planos de desestruturarem toda a organização mundial, na qual a Igreja Católica é um grande sustentáculo de moral, de espiritualidade, de discernimento, de ética, de justiça, de luta pelas classes menos privilegiadas e de defesa de valores importantíssimos para a manutenção da harmonia e sobrevivência da própria humanidade.
Desta forma estas organizações, na surdina, sem aparecerem e sem se desgastarem  nem colocarem seus “rostos” no meio da polêmica, usam os diversos movimentos que existem no mundo hoje em dia e que lutam por causas específicas, vinculando o sucesso dessas  “causas”  ao combate dos valores defendidos pelo cristianismo e pela Igreja Católica. Vejam que nenhum movimento, seja lá do que for, questiona os valores doutrinais do islamismo, do espiritismo, do budismo, do hinduísmo etc. Mas, muitos questionam a doutrina da Igreja Católica. Por que será?
Por que será que movimentos feministas, movimentos homossexuais, movimentos abortistas, agora esse movimento de jovens SSA e alguns outros, fazem tanto barulho contra a Igreja Católica?
Que mal a Igreja Católica faz para o mundo atual?
Será que é porque a Igreja Católica é a responsável pela fome no mundo? Pelas guerras que se sucedem? Pela disseminação de doenças? Pela pobreza extrema em que vivem alguns povos e nações? Pela falta de moradias dignas e pela falta de saneamento básico de muitos povos? Pela falta de educação, pela precariedade da saúde, pela degradação da família? Pela discrepância social, pelo racismo, pela homofobia, pela...?
Ou será que é porque a Igreja tem como doutrina, a preservação da vida sem condicionantes (sendo contra o aborto, a eutanásia, a morte de fetos humanos  p/serem usadas suas células troncos, etc)?
Será que é porque a Igreja luta pelos direitos humanos (sendo contra a violência, as guerras, a injustiça social, o racismo, etc?
Será que é porque a Igreja luta pela manutenção da família do jeito como Deus a criou (ou seja,  com um pai e uma mãe, filhos etc, preservando os valores familiares mais puros e verdadeiros e zelando inclusive, assim, por uma infância sadia das crianças?
Ou será que é porque a Igreja luta por um comportamento moral e ético em toda a sociedade, pressionando muitas vezes os detentores do poder para que  não se esqueçam da justiça e da igualdade (incluindo aí os políticos, os empresários, os governantes, os "poderosos" etc)?
Ou será ainda que é porque a Igreja luta pelos direitos básicos de sobrevivência dos menos privilegiados (tais como a saúde, a educação, moradia, saneamento básico, transporte, etc)?
Ou será finalmente, que é porque a Igreja, lutando por tudo acima, contraria os interesses de grupos e organizações poderosas no mundo todo, que atuam nos bastidores da política e dos governos?
Para esses poderosos, a Igreja Católica é uma grande "pedra no sapato" enquanto se mantiver com voz ativa a nível mundial e zelando pela vida, pela moral, ética e pelos direitos dos povos e principalmente dos mais humildes.
Errado são os movimentos que se deixam manipular pelas organizações das quais falamos, que muitas vezes os financiam, e que utilizam-se de seus correligionários para questionarem a Igreja Católica quando ela fala que é contra a camisinha, que não aceita em sua doutrina as práticas homossexuais (vejam que falei: "não aceita as práticas", mas que acolhe  com certeza com muito amor os homossexuais que queiram a ela se achegar e buscam refúgio para seus problemas na Mãe Igreja). Ou ainda esses movimentos questionam a Igreja quando ela diz que é contra o aborto, a eutanásia, a utilização de células tronco de fetos e outras práticas danosas à vida.
Vejam que tudo que a Igreja Católica é contra, o é, sempre, em favor da vida, da moral, da ética, da justiça e do verdadeiro amor. Valores que estão contidos no próprio Evangelho de Jesus Cristo.
Nunca se ouviu falar que a Igreja Católica tenha falado algo que fosse causar algum dano a pessoas ou povos. Nunca se ouviu a Igreja Católica, mesmo com sua doutrina que alguns chamam de conservadora, dizer que recusava algum pecador, ao contrário, é função da Igreja tentar transformar e restaurar a pessoa que tenha errado, resgatando-a novamente para a Vida, para Jesus Cristo.
Talvez estejamos sofrendo tudo isso em vista do que aconteceu com o próprio Cristo Jesus, que foi humilhado, flagelado, torturado e morto simplesmente porque pregava o verdadeiro amor. Mas, se assim for, vale a pena sermos questionados e perseguidos, contanto que o amor vença um dia, e isso nós temos certeza que acontecerá, pois o próprio Cristo também o disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra erguerei a minha Igreja, e as forças do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18).
Assim, amigos, não podemos culpar esses jovens, do movimento SSA ou de qualquer outro que exista ou venha a existir, pois muitas vezes eles nem sabem o que estão fazendo e nem o porque o estão fazendo. Simplesmente, com certeza em sua maioria, são manipulados para agirem contra Deus e Sua Igreja e dizerem-se ateus.
Cabe então aos jovens que acreditam e seguem o verdadeiro Deus e O carregam consigo em seus corações, ajudar àqueles que ainda não descobriram a verdadeira felicidade que é amar a Deus e entregar suas vidas em Suas mãos.
Cabe aos jovens católicos evangelizar àqueles que ainda não conhecem o verdadeiro Cristo nem o Seu Evangelho.
Então só nos resta dizer: Mãos a obra, pois “a mece é grande e poucos são os operários.”
Por PASCOM-PNSC
.
Qual a opinião de vocês, jovens, que estão nos lendo nesse momento? O que vocês acham disso tudo? Falem conosco. Dêem suas opiniões, façam seus comentários.
Um grande abraço a todos. 
Que Deus os abençoe!

sábado, 2 de abril de 2011

O QUE SIGNIFICAM AS LETRAS ALFA (α) E ÔMEGA (Ω) PARA A IGREJA CATÓLICA?












ALFA E OMEGA
O alfa é a primeira letra do alfabeto grego e o omega é a última. A utilização dessas duas letras pela Igreja Católica, como o é no Círio Pascal, por exemplo, representa que Jesus Cristo é o Princípio (alfa) e o Fim (omega) de tudo.
Significa também que Dele viemos (no início de tudo, criação) e para Ele voltaremos (no final dos Tempos, Parusia do Senhor).
Fonte: PASCOM-PNSC 

segunda-feira, 28 de março de 2011

PETIÇÃO PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2013

Alô galera, chegou a vez da juventude. Por isso vários Movimentos Jovens da nossa Igreja, estão trabalhando para que a Juventude seja contemplada com um tema ligado a ela, na Campanha da Fraternidade de 2013.
Estamos em conjunto com esses Movimentos, convocando todos os nossos amigos e amigas do nosso Blog para que nos ajudem na divulgação da Petição cujo download disponibilizamos abaixo, para que com uma grande representação da juventude, tenhamos sucesso nesse nosso intento. Vamos a luta!!!
A seguir as explicações quanto a Petição que será encaminhada para a CNBB (reproduzido do site: www.jovensconectados.org.br):

O Setor Juventude da CNBB, através da Comissão Episcopal para o Laicato, rende graças a Deus pelas suas diferentes áreas de atuação – um verdadeiro dom de Deus para a vida da juventude do Brasil – buscando evangelizar em todos os lugares vitais onde os jovens estão inseridos.
Para potencializar nossa missão, estamos encabeçando um pedido para que, em 2013, toda a Igreja possa assumir a Campanha da Fraternidade com o tema da juventude. Para tanto, pedimos que todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, organismos etc., somem forças conosco solicitando aos Bispos do Brasil a aprovação deste desejo.
Temos muitos motivos para fazer este pedido aos nossos pastores, mas ele só se tornará realidade se você colaborar, espalhando por todo Brasil – em nossos grupos, encontros, assembleias, retiros, eventos, escolas, universidades e paróquias – esta petição, cujo download  pode ser feito em nosso site.
Precisamos de um milhão de assinaturas de jovens, adultos, casais, idosos e de todos os que são apaixonados pela causa da juventude.
O prazo máximo para a coleta das assinaturas é de 17 de abril de 2011.
Mãos à obra! E vamos à luta, na fraternura juvenil!
Na unidade,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB
Bispo referencial do Setor Juventude da CNBB

Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor do Setor Juventude da CNBB

domingo, 27 de março de 2011

O QUE SIGNIFICAM AS LETRAS IHS ENCONTRADAS EM OBJETOS LITÚRGICOS NA IGREJA CATÓLICA?


Não bastasse todos os nomes, apelidos e títulos do Filho de Deus, logo surgiram as siglas e os acrônimos ( palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução) para designá-lo.

As expressões IHS ou JHS são umas delas. Esses acrônimos são comuns de serem encontrados impressos em vários objetos litúrgicos da Igreja Católica, tais como: escudos, altares, toalhas de mesa, portas de sacrários e até inscritos na hóstia. 



Essas letras têm dado lugar a várias interpretações, algumas erradas.

Mas qual é o significado dessas letras? 

O monograma IHS é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego, Ιησούς (em maiúsculas, ΙΗΣΟΥΣ). O “J” corresponde à pronúncia do “I” na antiguidade, assim como o “V” era empregado como “U”.

As letras já deram lugar a várias interpretações. A única aceita é a abreviação da frase em latim: “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens).

Algumas pessoas interpretam erroneamente as três letras como “Jesus Homem Salvador” ou “Jesus Hóstia Santa”.

O monograma foi adotado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, como emblema dos jesuítas. O papa Francisco, membro dos jesuítas, tem este monograma em seu escudo episcopal.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "INRI" COLOCADA NA CRUZ DE CRISTO?


INRI é o acrônimo ( palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução) de "Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum", que significa: "Jesus Nazareno Rei dos Judeus".
Segundo os evangelhos, foi o título que Pilatos ordenou que fosse fixado na cruz onde Jesus Cristo foi morto.
Segundo o Evangelho de São João, Pilatos teria feito redigir o texto em latim, grego (ησος Ναζωραος Bασιλες τν ουδαίων) e hebraico (ישוע הנצרת מלך היהודים).

quarta-feira, 23 de março de 2011

CHARGES 1

A FÉ E O MÊDO




AS AVENTURAS DE MOISÉS



AS AVENTURAS DE NOÉ 1




DAVI E GOLIAS




JONAS E A BALEIA




MOISÉS COMPETINDO NA NATAÇÃO

terça-feira, 22 de março de 2011

O QUE SIGNIFICA O SÍMBOLO DO PEIXE PARA NÓS CRISTÃOS CATÓLICOS?


O peixe foi um dos primeiros símbolos do cristianismo, porque a palavra peixe em grego é ICTIS, iniciais de “Iesus Christós Théos Ios Soter”, que significa: “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.
Os cristãos usavam o peixe para se identificar e não serem perseguidos.
O símbolo do peixe também pode ser encontrado nos forros do altar ou até mesmo nas vestes do padre.
Por: Prof. Felipe Aquino

quinta-feira, 17 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

A MORTE DO CISNE E O NASCIMENTO DE UMA ESTRELA

O vídeo a seguir é de uma apresentação de um jovem, no programa "Se ela dança, eu danço" do SBT, e não seria nada demais se não apresentasse um exemplo de humildade, simplicidade, força de vontade, dedicação e fé no seu potencial, que o jovem dançarino apresentou, inclusive sendo quase que ridicularizado pelos apresentadores antes da sua apresentação, que com certeza aprenderam na prática, a máxima do velho ditado: "As aparências enganam."

Curta a apresentação do jovem e constate a confiança que ele tem em si mesmo, não se abalando com os comentários iniciais dos apresentadores do programa, fato que serve como exemplo de vida para muitos jovens que se acham desacreditados e ridicularizados pelos outros.

O jovem dançarino nos deixa a grande lição de que só nós mesmos podemos acreditar em nosso potencial. E que através do esforço e dedicação, o jovem é capaz de qualquer coisa. Basta querer e se dedicar.
Vamos ao vídeo:

.                      

Divulgue esse vídeo entre os seus círculos de amizade e pela internet, e discuta o que mais se pode tirar de ensinamentos e exemplos de superação além do acima comentado.

Valeu John Lennon da Silva! Deus o abençoe e lhe dê força e perseverança para que você conquiste o mundo com o seu exemplo.

QUANDO SE OLHA PRA JESUS...

Dannecker, escultor alemão, levou oito anos para produzir uma obra da face de Cristo. Todos os que observavam o trabalho, podiam perceber na escultura, o amor do Salvador e o sofrimento pelas lutas travadas em sua passagem por este mundo.
Logo a seguir, o artista foi convidado a empregar seu enorme talento em uma estátua de Vênus.
Como resposta ao convite, ele disse:
- "Após contemplar, por longo tempo, a face de Cristo, poderia eu virar minhas atenções para uma deusa pagã?"

Poderíam nós jovens, após experimentarmos uma vida transformada pelo amor do Senhor Jesus, desejar retornar aos prazeres enganosos do mundo?
Seria possível que voltássemos a viver de forma vazia e sem atrativos, caminhando por sendas que a nenhum lugar levam?
Haveria algum prazer na troca do certo pelo incerto, do belo pelo feio, da alegria pela tristeza, da salvação pela perdição?

Estamos esculpindo, dia após dia, o nosso porvir. A cada passo percebemos se a obra produzida está melhor ou pior. Às vezes precisamos refazer tudo e começar novamente o trabalho.
Mas, quando o Senhor entra em nossos corações, nossos passos se tornam mais firmes, mais seguros, mais atraentes, mais prazerosos, mais estimulantes.
A obra se torna mais fácil de esculpir, os retoques se tornam menores, a satisfação sentida é bem maior, seguimos em frente sabendo que ao final, contemplaremos com muita alegria o nosso sucesso, a nossa grande bênção.

Quando olhamos para Jesus, nossa fé é fortalecida, nossas esperanças são renovadas, nossas dúvidas são sanadas, nossos anseios são satisfeitos. Nele somos felizes, somos completados.

Você ainda busca encontrar a razão de sua vida? Olhe para o Senhor, pare um pouco o que está fazendo e contemple a face de Jesus por alguns instantes, e se possível todos os dias, e sua procura estará encerrada.

Jovem, essa é a melhor coisa que podemos te oferecer para toda a sua vida: JESUS CRISTO. Não existe nada melhor, mais duradouro, mais confiável do que o Amor de Jesus por você. Acredite nisso!
.
Faça sua opção. Dê uma chance a você mesmo. Se dê uma oportunidade de melhorar e de ser feliz. Você merece!
.
E aí, quando você O conhecer mais profundamente, não aceitará mais substituí-lo pelas futilidades desse mundo, nem por nada que possam te oferecer de diferente Dele, pois terás conhecido o verdadeiro Amor. E esse é insubstituível!
.

Adaptação do texto original de Paulo Roberto Barbosa 
Por PASCOM-PNSC

terça-feira, 15 de março de 2011

A SEXUALIDADE NA VISÃO DA IGREJA CATÓLICA

Alô amigos! Vejam que matéria interessante sobre a sexualidade.
Seria muito interessante vocês formarem grupos de amigos e discutirem sobre os pontos aqui abordados de forma a terem uma idéia do que realmente rola por aí, nas cabeças dos jovens, ao invés de ficar imaginando que todo mundo pensa assim ou assado, baseado em poucas opiniões de um ou outro cara que não tem opinião concreta sobre esse tema, mas simplesmente quer aparecer para o grupo e descarrega um monte de bobagens para quem os ouve.
E o pior. Tem gente que acredita.
Forme a sua opinião, seja qual for, discuta-a com o grupo que você tem e depois, traga para nós suas conclusões, queremos entrar nesse debate. Para isso, faça seus comentários no nosso Blog.
Vamos lá galera! O debate está aberto.

As abordagens da doutrina da Igreja Católica sobre a sexualidade possuem sempre o mesmo pano de fundo: entendê-la como fator que afeta profundamente a identidade do ser humano e a ele conferem as características – biológicas, psicológicas e espirituais – que o fazem homem e mulher.

O tema é foco de acalorados debates e discussões e já foi abordado largamente em documentos do Magistério. “A sexualidade é um dom do Criador, mas também uma função que tem a ver com o desenvolvimento do próprio ser humano. Quando não é integrada na pessoa, a sexualidade torna-se banal e ao mesmo tempo destrutiva. Vemos isto, hoje, em muitos exemplos da nossa sociedade”, disse o Papa Bento XVI na Carta aos Seminaristas após o Ano Sacerdotal.

Segundo o médico italiano e membro da Secretaria Internacional do Movimento Famílias Novas, Raimondo Scotto, autor do livro O Amor tem mil faces, “a sexualidade não é uma dimensão acessória, mas um componente fundamental do ser humano, que diz respeito a toda a pessoa. [...] A sexualidade influencia todo o tipo de ação e comportamento da pessoa, dando um caráter próprio às personalidades masculina e feminina de qualquer ser humano. Ela estende a sua influência inclusive à dimensão espiritual da existência. Assim, a sexualidade não é uma coisa agregada ao corpo, um atributo seu, mas é uma realidade intrínseca a cada ser humano, uma dimensão que perpassa toda a sua existência”.

A “Declaração Persona Humana sobre alguns pontos de ética sexual”, da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), explicita que, “mesmo entre os cristãos, pontos de doutrina, critérios morais e maneiras de viver, até há pouco fielmente conservados, no espaço de poucos anos foram fortemente abalados; e são em grande número hoje em dia aqueles que, perante tantas opiniões largamente difundidas em oposição com a doutrina que eles receberam da Igreja, chegam a perguntar-se o que é que devem ainda manter como verdadeiro”.

Nessa perspectiva, vale perguntar: O que a Igreja realmente pensa e ensina sobre a sexualidade?


Principais pontos:

O doutor em Teologia Moral e coordenador nacional do grupo de reflexão sobre problemas morais da CNBB, padre Rafael Durán, explica que o documento “Sexualidade humana: verdade e significado”, do Pontifício Conselho para a Família (PCF), aborda a sexualidade como dom. “Ser homem ou mulher é uma graça imensa. A obra criadora de Deus coloca em cada um de nós uma identidade própria”, afirma.
O padre elenca três pontos centrais:

1 – Deus nos cria e, ao nos criar, nos dá um corpo, que é templo, fala, ilumina a caminhada de todos os seres no mundo. Aqui destaca-se o valor sagrado do corpo;

2 – Homem e mulher Deus nos criou: aqui está riqueza de toda antropologia (modo de entender o homem) cristã. É o valor de cada um poder manifestar a sua sexualidade como dom e, ao mesmo tempo, expressar a sua riqueza de forma harmoniosa, celebrativa, redescobrindo o valor do ato conjugal como gesto responsável em meio a uma sociedade em que as relações pré-matrimoniais tomaram conta;

3 – Castidade. Não somos feitos para o corpo, mas para a glória. Esse ponto somente pode ser entendido a partir da vivência gloriosa, mas humana e lutada, da castidade. “É maravilhoso encontrar batizados que descobrem alegria de serem castos pelo Reino. Para mim, aqui estaria o verdadeiro desafio do século XXI: retomar o tema da castidade, afiançar o valor do corpo como doutrina essencial, a dimensão do corpo salvífico”, afirma padre Durán.

Declaração Persona Humana – esclarece que, com relação à ética sexual, “tais princípios e tais normas não têm, de maneira nenhuma, a sua origem num determinado tipo de cultura, mas sim no conhecimento da lei divina e da natureza humana. Não podem, portanto, ser considerados como algo caducado, nem postos em dúvida, sob o pretexto de uma nova situação cultural”.

1 – Como saber quando um ato sexual é moralmente aceitável? O documento explica: “é o respeito pela sua finalidade que garante a tal ato a própria honestidade. Este mesmo princípio, que a Igreja deduz da Revelação divina e da sua interpretação autêntica da lei natural, fundamenta também aquela sua doutrina tradicional, segundo a qual o uso da função sexual não tem o seu verdadeiro sentido e a sua retidão moral senão no matrimônio legítimo”;

2 – Relações sexuais pré-matrimoniais – não basta ter uma “afeição já conjugal” pela outra pessoa. A doutrina cristã ensina que é no contexto do matrimônio que se deve situar todo o ato conjugal do ser humano. “É uma união estável aquela que Jesus quis e da qual ele estabeleceu as primeiras exigências, tendo como ponto de partida as diferenças sexuais”;

3 – Masturbação – salienta-se que, muitas vezes, nega-se que tal ato constitua uma desordem moral. Até mesmo algumas áreas da psicologia e a sociologia defendem que é um fenômeno normal da evolução da sexualidade. A Igreja explica que, seja qual for o motivo que o determine, “o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz essencialmente a sua finalidade”. Falta a relação de doação recíproca num contexto de autêntico amor;

4 – Castidade – não significa apenas evitar as faltas anteriores, mas aspectos muito mais positivos e elevados. “Em todo e qualquer estado de vida, a castidade não se reduz a uma atitude exterior; ela deve tornar puro o coração do homem. [...] É uma virtude que marca toda a personalidade no seu comportamento, enobrece o ser humano e capacita para um amor verdadeiro, desinteressado, generoso e respeitoso para com os outros”.

Como vivê-la? “Os fiéis devem empregar os meios que a Igreja sempre recomendou para levar uma vida casta: a disciplina dos sentidos e da mente, a vigilância e a prudência para evitar as ocasiões de quedas, a guarda do pudor, a moderação nas diversões [arriscadas], as ocupações sãs, o recurso frequente à oração e aos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Os jovens, sobretudo, devem ter o cuidado de fomentar a sua devoção à Imaculada Mãe de Deus e propor-se como modelo a vida dos Santos e daqueles outros fiéis cristãos, particularmente dos jovens, que se distinguiram na prática da virtude da castidade”.

“Orientações educativas sobre o amor humano – linhas gerais para uma educação sexual”, da Congregação para a Educação Católica (CEC) – destaca quatro pontos de especial relevância:

1 – A sexualidade é um componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver o amor humano. Portanto ela é parte integrante do desenvolvimento da personalidade e do seu processo educativo;

2 – A sexualidade caracteriza o homem e a mulher não somente no plano físico, como também no psicológico e espiritual marcando toda a sua expressão. Esta diversidade que tem como fim a complementaridade dos dois sexos permite responder plenamente ao desígnio de Deus conforme a vocação à qual cada um é chamado;

3 – A genitalidade orientada para a procriação é a expressão máxima, no plano físico, da comunhão de amor dos cônjuges. Fora deste contexto de dom recíproco – realidade que o cristão vive sustentado e enriquecido de maneira particular pela graça de Deus – ela perde o seu sentido, dá lugar ao egoísmo e é uma desordem moral;

4 – A sexualidade deve ser orientada, elevada e integrada pelo amor que é o único a torná-la verdadeiramente humana. Preparada pelo desenvolvimento biológico e psíquico, cresce harmonicamente e realiza-se em sentido pleno somente com a conquista da maturidade afetiva, que se manifesta no amor desinteressado e no total dom de si.
Fonte: Canção Nova