Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



domingo, 27 de março de 2011

O QUE SIGNIFICAM AS LETRAS IHS ENCONTRADAS EM OBJETOS LITÚRGICOS NA IGREJA CATÓLICA?


Não bastasse todos os nomes, apelidos e títulos do Filho de Deus, logo surgiram as siglas e os acrônimos ( palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução) para designá-lo.

As expressões IHS ou JHS são umas delas. Esses acrônimos são comuns de serem encontrados impressos em vários objetos litúrgicos da Igreja Católica, tais como: escudos, altares, toalhas de mesa, portas de sacrários e até inscritos na hóstia. 



Essas letras têm dado lugar a várias interpretações, algumas erradas.

Mas qual é o significado dessas letras? 

O monograma IHS é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego, Ιησούς (em maiúsculas, ΙΗΣΟΥΣ). O “J” corresponde à pronúncia do “I” na antiguidade, assim como o “V” era empregado como “U”.

As letras já deram lugar a várias interpretações. A única aceita é a abreviação da frase em latim: “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens).

Algumas pessoas interpretam erroneamente as três letras como “Jesus Homem Salvador” ou “Jesus Hóstia Santa”.

O monograma foi adotado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, como emblema dos jesuítas. O papa Francisco, membro dos jesuítas, tem este monograma em seu escudo episcopal.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Evangelicos condenavam a igreja católica pelas suas barracas de quermesses, que eram feitas por grupos de jovens e a igreja nunca levou nenhum lucro nisso.
    HOJE OS EVANGELICOS SÃO OS MAIORES CAMBISTAS DE PORTA DE IGREJA QUE SE PODE VER
    IGREJAS COM BARRACAS DE PASTEIS, VENDENDO ROUPAS, LIVROS, FEIJOADA, E TODA A SORTE DE CONVENIENCIAS QUE SE PODE IMAGINAR.
    Tudo isso esta acontecendo para que o cristão observe atentamente como é facil viver sob, doutrina criada por homens, eles te seduzem com palavras vãns, depois te ensinam a formula para extorkir o seu proximo em vez de ama-lo, mas observando acima da pra perceber como esta geração preguiçosa de conhecimento biblico, se tornou cega,

    ResponderExcluir
  5. Sou católico. E afirmo que só Jesus Cura, Salva e Leberta! E, quanto mais eu me aprofundo na Palavra de Deus, no magistério da igreja e na santa tradição, bem como no ensino dos santos padres, mais eu me apaixono pela Igreja de Cristo. A ÚNICA fundada por ELE! ALELUIA!!! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí meu amigo. A Palavra de Deus vai penetrando suavemente e profundamente em nossos corações, nos transformando e nos fortificando como um "fogo suave e abrasador". Fique com Deus! Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Entendamos os simbolos sem as teorias das conspiração dos fanáticos evangélicos. É na prática onde o cristianismo se faz de verdade.

    ResponderExcluir