Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A IGREJA CATÓLICA ACEITA O CARNAVAL?


O carnaval, como festa popular e expressão da nossa cultura, é aceito pela Igreja. 

O que a Igreja não aceita, são os abusos cometidos no carnaval, em nome de uma crença de que nesta festa pode-se fazer de tudo, independentemente do respeito à ética, a moral ou mesmo a religiosidade.

O carnaval se tornou no que é atualmente, aproveitando o tempo de liberdade total em que vivemos, onde são colocados pra fora todos os desejos escondidos, a vontade de desrespeitar os outros, de aproveitar ao máximo, mesmo que isso fira a própria dignidade humana.

Isso a Igreja Católica não concorda. Muito menos quando se aproveita essa época para cometer adultérios, usar drogas, cometer violências, se alccolizar até não aguentar mais, e outras barbaridades.

Afinal, não deixamos de ser católicos durante o período de carnaval, certo? Não existe essa de tirar uns dias de férias da religião para aproveitar e fazer o que quiser sem remorso, durante o carnaval; pois, católico que é católico, não tira férias da sua religião.

Vejam o que dizia Dom Helder Câmara: 



Mas, para aqueles que queiram aproveitar o tempo de carnaval para ter um lazer sadio e alegre, se divertindo e/ou descansando, sem deixar de ser um cristão e de ser fiel a Deus e ao próximo. Aí sim, a Igreja não tem nada contra.

E para aqueles que desejarem passar um carnaval mais sadio ainda, curtindo boa música, uma alegria sincera , passando um tempo de convivência harmoniosa e alegre com outros jovens e ainda mais, estando pertinho de Deus na Eucaristia, existem os Retiros Católicos de Carnaval.

Existem vários desses Retiros em diversas Diocese, Paróquias e Comunidades, pelo Brasil todo. É só escolher o mais próximo de você. Aí..., curta bastante e volte do carnaval, renovado e feliz, para continuar seus afazeres durante o restante do ano.

Por José Vicente Ucha Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário