Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



segunda-feira, 9 de março de 2015

SAIBA TUDO SOBRE AS JORNADAS DIOCESANAS DA JUVENTUDE - JDJ - E BAIXE O MATERIAL GRÁFICO DA JDJ 2015


Estão disponíveis para download o cartaz e a camisa da Jornada Diocesana da Juventude 2015. Com base nas artes oficiais divulgadas no subsídio deste ano, os Jovens Conectados disponibilizam este material para ajudar na divulgação da JDJ em sua Diocese, paróquia ou comunidade.
Faça o download de todo material da JDJ 2015 aqui: CARTAZCAMISA e SUBSÍDIO.

Curiosidades da Jornada Diocesana da Juventude 2015


Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) deste ano, que é a Jornada Mundial da Juventude realizada em âmbito diocesano, será celebrada no dia 29 de março, Domingo de Ramos(algumas Dioceses escolhem outras datas, de acordo com os grupos jovens). O tema indicado pelo Papa Francisco para este ano aborda a 6ª bem-aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8). A carta do Santo Padre pode ser lida na íntegraclicando aqui.
Em sua carta, o Papa Francisco destaca:
Papa Francisco
“Continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em Julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude. Como guia do nosso caminho escolhemos as Bem-aventuranças evangélicas. No ano passado, reflectimos sobre a Bem-aventurança dos pobres em espírito, inserida no contexto mais amplo do «Sermão da Montanha». Juntos, descobrimos o significado revolucionário das Bem-aventuranças e o forte apelo de Jesus para nos lançarmos, com coragem, na aventura da busca da felicidade. Este ano reflectiremos sobre a sexta Bem-aventurança: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8)”.

“As bem-aventuranças, além de uma proposta nova de vida e de promessas, exigem de nós conversão, ou seja, mudança de rota” afirma o subsídio da Pastoral Juvenil disponível para download.
A cada ano os jovens são convocados a celebrar a JDJ em seu grupo jovem, paróquia e nas mais diferentes expressões juvenis em sintonia com a Diocese e com o Papa. A Jornada Diocesana da Juventude também aproxima o jovem da Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).

Saiba mais sobre as Jornadas Diocesanas da Juventude

A Igreja tem muitas atividades que envolvem a juventude, mas algumas dúvidas sempre surgem no dia a dia da missão jovem. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) e o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
Por isso, os Jovens Conectados, a partir da cartilha da Pastoral Juvenil Nacional (PJN), esclarece algumas dúvidas. O download do subsídio da Jornada Diocesana da Juventude 2015 pode ser baixado neste link.
O que são as Jornadas Diocesanas da Juventude?
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas Locais no Domingo de Ramos (ou em um dia próximo) com o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado em Czestochowa, Polônia).

Quem convoca e qual o tema das JDJs?
A convocação é feita pelo Santo padre o Papa, que sempre propõe uma temática específica aos jovens e encaminha uma carta para que meditem e aprofundem seu encontro com Jesus Cristo e o comprometimento com seu Evangelho. No Brasil, ela acontece no período em que a Igreja celebra a Campanha da Fraternidade, e, quando possível, deve ser realizada em consonância com as reflexões levantadas pelo Episcopado Brasileiro para a quaresma de cada ano.

Quando surgiram as JDJs?
Elas são uma atividade mundial e são a JMJ acontecendo nas Igrejas Locais, portanto, sua história é a mesma da Jornada Mundial da Juventude. O ano de 1985 foi proclamado pela ONU como Ano internacional da Juventude. Aproveitando a ocasião, o Papa João Paulo II conclamou para o Domingo de Ramos um encontro com os jovens de Roma. 300 mil jovens reuniram-se com o Santo Padre. Esta primeira Jornada Diocesana inspirou as JDJs e propagou-se nos anos seguintes por diversas Igrejas locais.

Quando pode ser celebrada a JDJ?
A data tradicional da celebração da Jornada Diocesana da Juventude é o Domingo de Ramos. Nela, os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos nas mãos, montado em um jumentinho. O ideal é que seja realizada neste dia, desde que não fira a participação dos jovens nas celebrações da  Semana Santa em suas comunidades paroquiais. Se isto ocorrer, pode-se celebrar na tarde do dia anterior, ou em outra data apropriada, a fim de que a maioria dos jovens possa participar.

O que é o Dia Nacional da Juventude?
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, em todos os estados. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral.

Fonte: Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário