Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



terça-feira, 8 de julho de 2014

JOVENS SUICIDAS...

O suicídio é a 2a. maior causa de morte de jovens no mundo, entre 15 e 29 anos, e a 3a. maior no Brasil, atrás de acidentes
de trânsito e homicídios (fonte: Folha de São Paulo)
 
Por que acontece isso?
 
Vale a pena assistir a esse vídeo
 

 
 
Os motivos são os mais diversos possíveis, mas os principais são (não em ordem de importância ou de incidência): problemas familiares, dificuldades de relacionamento com os pais (principalmente o pai), desilusão amorosa, bulling em casa e no colégio, falta de perspectiva no futuro, depressão, vazio interior, falta de espiritualidade (leia-se falta de Deus).
 
Na tentativa de diminuir essa realidade, além de atendimento médico/psicológico e atenção de seus familiares, o que muitas vezes não acontece, podemos e devemos contar com a ajuda de outros jovens, que graças a Deus estejam longe dessa situação. Esses jovens devem ser instrumentos de ajuda aos que precisam ser ajudados. É fundamental essa ajuda, ou seja jovens ajudando jovens, pois eles conseguem se achegar mais facilmente aos que estejam precisando de ajuda. Normalmente vivem nos mesmos ambientes, vivem as mesmas situações do dia-a-dia, etc.
 
Mas para isso os instrumentos de ajuda devem estar fortificados para essa missão. E, só conseguirão isso se estiverem com Deus em seus corações.
Só vivendo o amor de Deus em suas vidas, jovens poderão ajudar outros a se fortificarem e resistirem às dificuldades de suas vidas que poderiam levá-los ao suicídio.
 
Por isso é tão importante a convivência de jovens dentro das igrejas, onde aumentarão sua fé no Cristo, fortificarão seus sentimentos, terão o motivo maior para suas vidas e assim, poderão levar essa experiência do Divino a outros jovens, que estão com o vazio de Deus em seus corações, não pelo afastamento de Deus mas, pelo fechamento de seus corações ao Seu Amor.
 
A vivência dos jovens na fé, é a única forma que podemos dizer, que temos 100% de certeza, que fortalece os jovens para conseguirem encarar as dificuldades de suas vidas e resistirem a depressão e ao suicídio.
 
Jovens devem viver a santidade seja onde estiverem, ou seja, devem estar sempre com Deus em seus corações em todos os ambientes de suas vidas. Assim, tudo terá sentido, deixando de existir o vazio insuportável.
 
O nosso querido santo Papa João Paulo II, escreveu uma carta aos jovens, que sintetizamos a seguir e que exemplifica bem como deve ser a vida dos jovens nos nossos tempos atuais para encararem as dificuldade de frente e evitarem o vazio de seus corações, sem deixarem de ser jovens.
 
Diz a carta aos jovens:
 
"Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema,
ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,
mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar
e que saibam namorar na pureza e castidade,
ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos,
Santos do século XXI
com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres
e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo
se santifiquem no mundo,
que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola
e comam hot-dog, que usem jeans,
que sejam internautas, que escutem disk man.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia
e que não tenham vergonha de tomar um refrigerante
ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema,
de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis,
abertos, normais, amigos, alegres,
companheiros.
" Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos"
João Paulo II

Eu completaria:
Precisamos de jovens santos que evangelizem outros jovens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário