1- O que é Pastoral Vocacional Diocesana?
É a pastoral que se dedica especialmente a despertar e acompanhar as vocações específicas na Igreja.
2- Existe vocação comum e vocação específica?
Sim. Todos pelo Batismo, somos chamados a ser cristãos, portanto a viver santamente. Esta é a vocação comum, diz respeito a todos nós, é a que dá fundamento para a vocação específica.
3- O que é vocação específica?
Dentro da unidade da Igreja alguns são chamados a se consagrarem de modo especial como Padres (diocesanos ou religiosos) ou Freiras (religiosas).
4- A Pastoral Vocacional Diocesana cuida de todos estes?
A Pastoral Vocacional Diocesana possui o ramo masculino para ser Padre Diocesano e o ramo feminino para ser Freira numa congregação religiosa.
5- O que é Padre Diocesano?
É aquele que geralmente assume os trabalhos à frente de uma paróquia. Está diretamente ligado ao Bispo Diocesano e atua principalmente nos limites da Diocese (conjunto de cidades que possui uma sede, no nosso caso a sede é Valença).
6- O que é Padre Religioso?
É aquele que trabalha na Diocese, mas está também ligado à sua Ordem como por exemplo: Agostinianos, Beneditinos, Cistercienses, Dominicanos, Verbitas, Franciscanos, etc.
7- A Pastoral Vocacional Diocesana só atende os diocesanos?
No primeiro momento acolhemos a todos. Se for o caso, indicamos a Pastoral Vocacional específica de cada congregação religiosa.
8- Como funciona a Pastoral Vocacional Masculina?
Temos por ano pelo menos dez encontros que acontecem no último final de semana de cada mês. O encontro inicia-se na sexta à noite e termina com o almoço no Domingo.
9- Quem pode participar?
Todos os que se sentem chamados a pensar seriamente sobre a própria vocação para ser Padre.
10- A Pastoral Vocacional Diocesana trabalha sozinha?
Não. Algumas paróquias tem as Equipes Vocacionais Paroquiais. Estas fazem o primeiro despertar, depois encaminham os vocacionados para os encontros diocesanos. Este é a forma ideal.
11- O que fazer se na Paróquia não houver este trabalho?
Primeiro deve-se procurar o Pároco ou o Vigário paroquial, pedindo para que possa procurar a Pastoral Vocacional Diocesana.
12- Como funciona a Pastoral Vocacional Diocesana Feminina?
Esta pastoral está a cargo de cada congregação religiosa. As meninas vocacionadas devem procurar os seus respectivos párocos, caso não conheçam nenhuma freira ou Congregações.
13- Como ficar sabendo das datas dos encontros Masculinos?
Todas as paróquias da Diocese vão receber o calendário desses encontros. Ou pode-se entrar em contato direto com os responsáveis pelas Pastorais, que são: padre Marcos, Padre Damiao, Padre Edilson ou qualquer um dos seminaristas.
14- Quais as etapas do Seminário Diocesano?
São quatro etapas:
- A primeira etapa é 1 ano no seminário Propedeutico, que seria o ano de adaptação e introdução à vida comunitária, preparação ao vestibular e iniciação à espiritualidade do seminarista. Para ingressar no Seminário Maior é necessário ter concluído o 2º grau;
- A segunda etapa - três anos de Filosofia, realizados após o Propedêutico;
- A terceira etapa - quatro anos de Teologia, realizados após a Filosofia.
Procure o pároco da sua Paróquia ou qualquer outro padre, para receber as primeiras orientações.
Jovem tenha coragem, venha conversar conosco.
Fonte: Dom Nelson Ferreira (Bispo de Valença - Rio de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário