Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



sábado, 21 de novembro de 2015

COMISSÃO PARA JUVENTUDE LANÇA HOTSITE DO #ROTA300


"Queremos colocar sob o manto de Nossa Senhora toda a nossa juventude. E para celebrar os 300 anos da padroeira do Brasil, a CNBB lança o caminho de preparação para essa grande festa. É a juventude rumo aos 300 anos de bênçãos. Para onde nós vamos? Iremos à Jesus Cristo, por meio de Nossa Senhora", disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antonio Ramos do Padro.

Durante a Vigília da Juventude, no domingo, 11 de outubro, no Santuário Nacional, foi lançado o hotsite oficial do #Rota300. O projeto quer motivar diferentes iniciativas de peregrinação pelo Brasil, como preparação da juventude para celebrar o Jubileu do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa teve aprovação e lançamento na 53º Assembleia Geral da CNBB, no mês de abril.

O hotsite do #Rota300 traz informações, programação, notícias e roteiros das peregrinações que estão ocorrendo pelo Brasil. De acordo com padre Toninho, dentre os três eixos principais de atuação do #Rota300, a etapa da Missão está em desenvolvimento pelas dioceses brasileiras. 

 “Esse momento é todo especial para o nosso Brasil, porque estamos lançando agora hotsite do projeto Rota 300. Ali tem todo o caminho de evangelização da juventude até 2017”.

Saiba mais
Hotsite Rota 300 é uma página vinculada ao site “Jovens Conectados”, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Os internautas poderão acessar a programação de atividades, vídeos, mensagens, além da galeria de fotos das peregrinações do Rota 300 com a juventude. 
Fonte: CNBB

domingo, 15 de novembro de 2015

VOCAÇÃO SACERDOTAL


1- O que é Pastoral Vocacional Diocesana?
É a pastoral que se dedica especialmente a despertar e acompanhar as vocações específicas na Igreja.

2- Existe vocação comum e vocação específica?
Sim. Todos pelo Batismo, somos chamados a ser cristãos, portanto a viver santamente. Esta é a vocação comum, diz respeito a todos nós, é a que dá fundamento para a vocação específica.

3- O que é vocação específica?
Dentro da unidade da Igreja alguns são chamados a se consagrarem de modo especial como Padres (diocesanos ou religiosos) ou Freiras (religiosas).

4- A Pastoral Vocacional Diocesana cuida de todos estes?
A Pastoral Vocacional Diocesana possui o ramo masculino para ser Padre Diocesano e o ramo feminino para ser Freira numa congregação religiosa.

5- O que é Padre Diocesano?
É aquele que geralmente assume os trabalhos à frente de uma paróquia. Está diretamente ligado ao Bispo Diocesano e atua principalmente nos limites da Diocese (conjunto de cidades que possui uma sede, no nosso caso a sede é Valença).

6- O que é Padre Religioso?
É aquele que trabalha na Diocese, mas está também ligado à sua Ordem como por exemplo: Agostinianos, Beneditinos, Cistercienses, Dominicanos, Verbitas, Franciscanos, etc.

7- A Pastoral Vocacional Diocesana só atende os diocesanos?
No primeiro momento acolhemos a todos. Se for o caso, indicamos a Pastoral Vocacional específica de cada congregação religiosa.

8- Como funciona a Pastoral Vocacional Masculina?
Temos por ano pelo menos dez encontros que acontecem no último final de semana de cada mês. O encontro inicia-se na sexta à noite e termina com o almoço no Domingo.

9- Quem pode participar?
Todos os que se sentem chamados a pensar seriamente sobre a própria vocação para ser Padre.

10- A Pastoral Vocacional Diocesana trabalha sozinha?
Não. Algumas paróquias tem as Equipes Vocacionais Paroquiais. Estas fazem o primeiro despertar, depois encaminham os vocacionados para os encontros diocesanos. Este é a forma ideal.

11- O que fazer se na Paróquia não houver este trabalho?
Primeiro deve-se procurar o Pároco ou o Vigário paroquial, pedindo para que possa procurar a Pastoral Vocacional Diocesana.

12- Como funciona a Pastoral Vocacional Diocesana Feminina?
Esta pastoral está a cargo de cada congregação religiosa. As meninas vocacionadas devem procurar os seus respectivos párocos, caso não conheçam nenhuma freira ou Congregações.

13- Como ficar sabendo das datas dos encontros Masculinos?
Todas as paróquias da Diocese vão receber o calendário desses encontros. Ou pode-se entrar em contato direto com os responsáveis pelas Pastorais, que são: padre Marcos, Padre Damiao, Padre Edilson ou qualquer um dos seminaristas.

14- Quais as etapas do Seminário Diocesano?
São quatro etapas:
- A primeira etapa é 1 ano no seminário Propedeutico, que seria o ano de adaptação e introdução à vida comunitária, preparação ao vestibular e iniciação à espiritualidade do seminarista. Para ingressar no Seminário Maior é necessário ter concluído o 2º grau;
- A segunda etapa - três anos de Filosofia, realizados após o Propedêutico;
- A terceira etapa - quatro anos de Teologia, realizados após a Filosofia.

Procure o pároco da sua Paróquia ou qualquer outro padre, para receber as primeiras orientações.

Jovem tenha coragem, venha conversar conosco.

Fonte: Dom Nelson Ferreira (Bispo de Valença - Rio de Janeiro)

sábado, 7 de novembro de 2015

JOVENS CATÓLICOS EM MISSÃO PELA SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Um trabalho de assistência social e espiritual dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às crianças e jovens do Hospital Municipal Miguel Couto, no bairro da Gávea, na Zona Sul da cidade – essa é a motivação da Pastoral da Saúde dos Jovens de Cristo (PSJC), que completou dois anos em outubro. Uma missa de ação de graças pelo aniversário foi celebrada no dia 18 de outubro, presidida pelo pároco, monsenhor Manuel Moreira Vieira.
Idealizado por Mara Vasconcellos, que atua como coordenadora, o grupo conta com 40 jovens voluntários entre 18 e 34 anos, sendo 10 em treinamento, e que participam com muito amor, alegria, espiritualidade e compromisso. O projeto tem como dirigente espiritual o pároco, monsenhor Manuel, e como orientadora espiritual a religiosa Anastácia Serva de Maria, ministra dos enfermos.
Semear a fé
O grupo surgiu com o objetivo de que voluntários jovens pudessem ajudar, com a mesma linguagem, outros jovens e crianças internados na unidade. Segundo a coordenadora Mara Vasconcellos, o grupo tem o intuito de semear a fé em Cristo aos pacientes, familiares e acompanhantes, em diversos casos sob a tutela do Estado; evangelizar os que ainda não conhecem Cristo; e propagar a alegria que vai muito além de um sorriso, a alegria da alma.
“Queremos ser presença, dando a mão ao paciente e à família, no momento de maior fragilidade humana. A fé precisa ser propagada e sedimentada. Fazemos a oração de mãos dadas para sentir que Cristo está com eles firme e forte. Rezamos a oração do Pai Nosso, mostrando a presença de Jesus nos unindo como irmãos. Toda a enfermaria, incluindo médicos, enfermeiros, pacientes e familiares rezam juntos”, disse.
Bons frutos
Além do dirigente, da orientadora espiritual e da coordenadora, cada jovem tem uma função na estrutura da pastoral.
Desde outubro de 2013, a Pastoral da Saúde dos Jovens de Cristo cresceu em mais de 400 visitas realizadas. Para a coordenadora Mara, o que de melhor aconteceu foi o envolvimento e a entrega de jovens pela pastoral, realmente tocados com o dom do Espírito Santo.
“Para trabalhar é preciso ter esse dom, porque lidamos com crianças e familiares no momento da mais profunda fragilidade humana, que é a doença atingindo o seio familiar, algumas vezes desestruturando-o. A família não consegue, materialmente, sair desse momento, mas, espiritualmente, a pastoral fortalece e reconstrói. A fé move montanhas e salva. E o jovem deve saber que tem um caminho, que não é deixar de ser alegre, mas saber que existe uma oportunidade de servir a Cristo. A gente espera que ainda tenhamos mais jovens assim. Pretendemos que o grupo de hoje estimule a formação de outros jovens em hospitais, para que possam entender que realmente têm o apoio do nosso melhor amigo, que é Jesus”, disse.
A coordenadora Mara Vasconcellos pode ser encontrada no telefone 98358-0109 e e-mail marasmithvasconcellos@hotmail.com.
Fonte: ARQRIO

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CURSO LIVRE DE DJ E DE PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA CATÓLICA



Alô galera...

Confirmado o curso livre de DJ e de produção de música eletrônica Católica nos dias 16,17,23 e 24 de janeiro de 2016, no moderno Estúdio Talhas em Campo Grande-RJ.Presença do DJ Piedade e direto de São Paulo, DJ Vermelho. Em breve maiores informações. Realização: Equipe DJ's de Cristo.


domingo, 1 de novembro de 2015


Jovem, entregue o leme de sua vida nas mãos de Jesus e deixe Ele guiar sua vida, e verá que mesmo nas grandes tempestades, o Senhor te dará forças para que a atravesse e encontre a grande graça que te espera ao outro lado da Margem!

Por: Irmao Ricardo Lavra Lima