Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



terça-feira, 27 de setembro de 2011

JESUS: nesse Nome há Poder !

Hoje em dia o nome de Jesus está sendo por demais banalizado. É através da televisão, do jornal, de propagandas de produtos, é através de diálogos diversos que assistimos por esse mundo afora e, é através até de nós mesmos, os próprios católicos, quando sem pensar colocamos o nome de Jesus em conversas e expressões mundanas, em situações onde o Nome do Nosso Senhor não deveria ser citado.

Muitas vezes as pessoas que não têm fé, e nós mesmos, que cremos, nos esquecemos da grandiosidade e do poder que tem esse Nome. Nos esquecemos ainda da santidade que O envolve e do respeito que deveríamos ter para com o nosso único e verdadeiro Deus.

Já nos diz São Paulo em sua Carta aos Filipenses (Fl 2,9-11): “Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome. Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: ‘Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai!’”

Dessa forma, São Paulo nos exorta a respeitarmos e adorarmos o nome de Jesus, pois esse Nome está acima de todo nome, ou seja, Jesus está acima de tudo e de todos e por isso deve ser respeitado, amado e adorado, como nosso Senhor, para a honra e glória de Deus Pai.

O Nome Jesus foi dado ao Filho de Deus pelo próprio Deus, conforme podemos constatar no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, no capítulo 1, versículos de 20 a 23, onde vemos o anjo de Deus instruindo José, o pai adotivo de Jesus, a colocar-lhe o nome de Jesus assim que ele nascesse de Maria, sua esposa: ‘Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.” Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Vejam: a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.”’

O Nome de Jesus está a tal ponto ligado a Deus Pai, que o próprio Jesus nos exorta a invocarmos o Seu Nome para que sejamos atendidos por Deus Pai, como em Jo 16,23-24: “Nesse dia, vocês não me farão mais perguntas. Eu garanto a vocês: se pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele a concederá. Até agora vocês não pediram nada em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.”

Jesus nos diz ainda em Lc 9,48: “e disse-lhes: Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior’.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz (CIC 432): “O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa de seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. É o único nome divino que traz a salvação e a partir de agora pode ser invocado por todos, pois se uniu a todos os homens pela Encarnação, de sorte que “não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.”(At 4,12)

Se tivéssemos a real noção do Poder do nome de Jesus, só o invocaríamos para adorá-lo e para implorar humildemente o seu Amor e a Sua Benção e Proteção, pois fora isso, não cabe ficar pronunciando o Nome do Nosso Senhor, sem o devido e reconhecido respeito e adoração.

Nos mandamentos da Lei de Deus, entre os dez que conhecemos, logo o segundo já nos diz que devemos respeitar o Nome de Deus: “Não tomar seu Santo Nome em vão.”

Todos os cristãos e, principalmente os católicos, têm por obrigação à sua fé, defenderem o nome de Jesus, chamando a atenção e repreendendo àqueles que o pronunciam em vão, sem respeito e não reconhecendo a sua Santidade. Agindo assim, estamos defendendo o nosso próprio Deus, prestando-lhe a reverência que Ele merece.

Na oração do Pai-Nosso, a oração nos ensinada pelo próprio Jesus, encontramos: “Pai Nosso que estás no céu, santificado seja o Vosso Nome, ...”

É como nos diz também a música “Neste Nome há Poder” de Cleidimar Moreira:
“Jesus, neste nome há poder
Jesus, neste nome há Poder
O seu nome é poderoso,
Sua glória em toda a terra
Há poder no nome de Jesus.”

Assim, queridos amigos e irmãos em Cristo, nós cristãos e principalmente nós católicos, devemos dobrar nossos joelhos ao Nome de Jesus e invocá-lo com respeito e adoração, sabendo que ao pronunciarmos esse Nome estamos invocando o próprio Deus e em nome Dele, muitas coisas podemos fazer e conseguir que aconteçam, inclusive a nossa salvação.
Pois, o Nome de Jesus tem Poder!
Por: José Vicente U.Campos

Um comentário:

  1. Muito obrigada por criar este blog, é maravilhoso e muito rico para a nossa Igreja. Utilizei este texto para montar uma formação para crianças, adaptei para a idade deles. Parabéns, Deus o abençoe!

    ResponderExcluir