Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GRANDE MUTIRÃO DE EVANGELIZAÇÃO EM SANTA CRUZ - RIO DE JANEIRO


ALÔ GALERA JOVEM:  ESSA VOCÊS NÃO PODEM PERDER !!!

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fará realizar nos dias 29 e 30 de outubro de 2011, um Grande Mutirão de Evangelização em todo o seu território paroquial, dentro da Missão Continental.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição já vem realizando esses Mutirões de Evangelização desde o ano de 2008 com o Evento chamado “Celebra a Vitória”, que se realizou nos anos posteriores e onde houve a participação maciça de toda a comunidade paroquial, pondo em prática a grande missão de evangelização do povo de Deus que se encontra mais afastado da Igreja e daquelas pessoas que necessitam de uma palavra de esperança, de fé e de amor.
Esse ano, o evento tomou uma dimensão ainda maior e, contará com a presença de diversas Comunidades de Vida e Aliança da nossa Igreja Católica, convidadas pelo nosso pároco, Pe.Jorge Bispo  para trazerem suas experiências e carismas a serviço da evangelização do povo de Deus. São elas: Aliança de Misericórdia, O Caminho, Canção Nova, Movimento Contemplativo e Missionário Pe.De Foucauld, Servos da Misericórdia, Vida Nova, Maranathá, Cruz Gloriosa, Toca de Assis, Pequeno Rebanho, Preciosa Vida, Shalom, Servir.
O Evento de 2011, terá início com a Santa Missa de envio dos Missionários, no dia 29, às 09:00h na Igreja Matriz da Paróquia, presidida pelo nosso Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão e pela WebTV Redentor da própria Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Após a missa, os missionários iniciarão a sua missão de evangelizar o povo de Deus, distribuídos por 14 setores do território paroquial. Em cada setor haverá local com exposição do Santíssimo Sacramento, padres para receber as confissões, intercessores, Ministérios de música, além do próprio trabalho de evangelização porta a porta feito pelos missionários nas casas dos respectivos setores e também o trabalho de evangelização pessoa a pessoa, feito junto aos transeuntes dos diversos setores.
A missão de evangelização no sábado será encerrada com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, na Praça Central de Santa Cruz, após o que, haverá um grande show para os jovens, com Bandas Católicas e Cristoteca, já dentro do espírito de preparação para  JMJ em 2013.
A evangelização no domingo, dia 30, terá início com adorações simultâneas ao Santíssimo Sacramento, em todos os setores de evangelização. Nesse dia, na parte da tarde, haverá eventos simultâneos, específicos para dependentes químicos, jovens, terceira idade, crianças, famílias, com palestras, testemunhos, aconselhamento e muito mais.
O Grande Mutirão de Evangelização da Missão Continental na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, será encerrado, com uma Missa Campal na Praça Central do Bairro de Santa Cruz, às 19:00h, com a participação de todos os missionários que participaram dessa Grande Missão de Evangelização da Igreja Católica.
No dia 02 de outubro, aconteceu o encontro de formação para os missionários que participarão da Missão, organizado pela Comunidade Aliança de Misericórdia, que tem grande experiência em evangelização pelas ruas e casas. A participação foi bastante efetiva de toda a comunidade, onde mais de 700 pessoas estiveram presentes.
Para aqueles que querem participar e não puderam comparecer nesse dia de formação, acontecerá um segundo encontro de formação, no dia 23 de outubro, às 15:00h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Se você ainda não se inscreveu para participar dessa grande missão, faça-o agora. Procure a secretaria da Paróquia e faça sua inscrição ou ligue para (21)3395-0260 e peça informações. Ou ainda, mande um e-mail para secretaria@pnsc.org.br  com as seguintes informações:
NOME COMPLETO:
IDADE:
TEL.DE CONTATO:
ENDEREÇO COMPLETO:
E-MAIL:
PARÓQUIA E PASTORAL QUE PARTICIPA:
Mesmo que você seja de outra paróquia e queira participar conosco, faça sua inscrição e seja muito bem-vindo!


Você não pode ficar fora dessa!

Confira toda a programação desse grande evento:

SÁBADO:

09:00 – Missa de Abertura  presidida por D. Orani  com Benção de Envio – com transmissão ao vivo pela Rede Viva de Televisão

10:00 – Café para todos os missionários

10:30 – Início da Missão nos Setores

12:00 as 13:00 – Almoço

13:00 – Reinício da Missão

18:00 – Término da Missão do sábado

19:00 – Grande Show na Praça Central de Santa Cruz 

20:00 – Adoração na Praça Central de Santa Cruz

21:00 – Cristoteca na Praça Central de Santa Cruz

24:00 – Término das atividades do sábado

DOMINGO:

07:30 – Missa normal na PNSC

08:00 – Reinício da Missão nos Setores

10:00 – Adorações simultâneas nos setores dirigidas pelas Comunidades de Vida

12:00 – Término das adorações

12:00 às 13:00 - Almoço

14:00 – Início dos Eventos na PNSC:

Ø  JOVENS – Praça Central de Santa Cruz (show de música / Pregações / Aconselhamento para jovens)

Ø  TERCEIRA IDADE – Igreja Matriz (Palestras / Pregações / Dinâmicas)

Ø  FAMÍLIAS – Igreja Matriz (Palestras / Pregações / Aconselhamento para casais)

Ø  CRIANÇAS – Igreja Matriz (Vídeos / Jogos / Brincadeiras)

Ø  DEPENDENTES QUÍMICOS – Igreja Matriz (Palestras / Pregações / Aconselhamento)

17:00 – Encerramento dos Eventos específicos

19:00 – Missa de Encerramento da Missão Continental  -  na Praça Central de Santa Cruz – presidida pelo  Pe. Jorge Bispo

Fonte: PASCOM-PNSC

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Contagem Regressiva para o Dia Nacional da Juventude

O templo do samba dará espaço mais uma vez à mensagem do Evangelho através do testemunho de diversos jovens cariocas. No próximo dia 30 de outubro, o Setor Juventude do Rio de Janeiro realizará na Cidade do Samba, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2011.

Com o tema “Tecendo Relações de Vida”, inspirado no Evangelho de João 4, 1-42, o evento que está em sua 26ª edição no Rio, dará aos jovens uma motivação a mais para louvar, agradecer e testemunhar o amor de Deus, pois também recordará que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada em 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e Animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, concelebrará a Santa Missa que será presidida pelo Arcebispo, Dom Orani João Tempesta. Além da Celebração Eucarística, momentos como Adoração ao Santíssimo Sacramento e pregação com a co-fundadora da Comunidade Shalom, Maria Emmir Nogueira, serão realizados no evento.

Segundo a Coordenadora da Pastoral da Juventude (PJ), Juliana Fernandes, o DNJ é um marco na vida dos participantes, pois reafirma o pertencimento do jovem à Igreja e a sociedade, além de defender uma vida digna e plena em todas as instâncias para a juventude. Ela conta ainda algumas novidades que pela primeira vez serão realizadas no evento.

— A novidade desse ano no DNJ são as oficinas que serão realizadas com o intuito de formar e informar, de forma prática, a juventude na realização de diversas atividades pastorais ou cotidianas, tendo sempre como referência a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. (...) Os temas das oficinas são: afetividade e sexualidade; mercado de trabalho; músicos; ditadura da moda e beleza; e direitos humanos: violência contra a mulher, disse Juliana.

Quando questionada sobre como está sendo a preparação do DNJ sabendo que a próxima JMJ acontecerá no Rio de Janeiro, Juliana responde com entusiasmo e alegria.

— Estamos nos organizando para esse grande evento de evangelização e cada atividade que realizamos é um marco e uma etapa para a JMJ 2013. Celebrar o DNJ é uma preparação humana e espiritual para nós jovens desejosos de viver essa Jornada aqui no Rio, afirmou.

Outra novidade nesse ano será a participação da Equipe de Comunicação da PJ (COMPJ), que realizará uma cobertura jornalística em tempo real de tudo o que estiver acontecendo no DNJ 2011, possibilitando assim que através dos meios de comunicação e das redes sociais não só os jovens, mas pessoas do mundo inteiro possam interagir e participar do evento.

Essa é a primeira vez que a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro (PJRio) conta com uma equipe de comunicação no Dia Nacional da Juventude. Para a Coordenadora da COMPJ, Anna Bayer, é fundamental realizar esse trabalho, acolhendo também todas as pessoas que não poderão estar presentes.

— Creio que a COMPJ será mais uma forma de evangelizar, já que ela levará um pouco do que é o DNJ para os jovens que não poderão estar presentes, além disso, faremos um registro do que está sendo feito, pois com certeza ajudará na divulgação de ações futuras, afirmou Anna.

Além das novidades, o DNJ contará ainda com diversas atrações como a cantora Olivia Ferreira, as equipes da ElectroCristo e CristotecaRJ, o comediante Fábio Borges, e o Ministério de Música Aliança de Misericórdia.


O DNJ terá início às 9h e a entrada é franca. A Cidade do Samba fica na Rua Rivadávia Correa, 60 – Gamboa. Mais informações através do e-mail pjuventuderio@gmail.com.

Confira a programação:

9h15min – Abertura

9h25min – Animação Aliança de Misericórdia

10h10min – Santa Missa

11h30min – Stand up comedy

12h – Oficinas

14h – Animação Aliança de Misericórdia

14h20min – Pregação Emmir Nogueira (Comunidade Shalom)

15h15min – Adoração

16h – Duelo de DJs ElectroCristo x Cristoteca RJ

17h – Encerramento

Raphael Freire

Fonte: http://pastoraldajuventuderio.blogspot.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A JMJ RIO 2013 JÁ COMEÇOU!


Por Pe. Márcio Queiroz
RIO DE JANEIRO, quarta-feira, 19 de outubro de 2011.
Um dos maiores legados de uma Jornada Mundial da Juventude é a unidade. Quem participa de uma JMJ pode ver e sentir no coração o povo de Deus falando uma só linguagem: a do amor.
Durante o encontro as diversas culturas e espiritualidades convivem e se entendem. Alguém que observa do ‘lado de fora’ pode questionar como tantas línguas e raças não se tornam uma ‘babel’. Ao contrário, a juventude reunida ao redor do Papa dá um testemunho vivo de fé e de esperança em um mundo diferente, melhor.
A próxima Jornada, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, já começou a dar esses frutos no Brasil. E isso pode ser comprovado dia a dia desde a chegada dos símbolos da JMJ ao país, em setembro. Todas as dioceses do Brasil já estão mobilizadas para viver esse tempo de graça.
A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora têm sido carregados, literalmente, por milhares de jovens. A chegada, na capital de São Paulo, no Bote Fé, reuniu mais de 100 mil pessoas no local, e outros tantos milhões, que acompanharam pelos meios de comunicação, todos no desejo de estar ao redor da cruz de Cristo.
A entrega da Cruz, de uma diocese a outra, vai muito além de uma cerimônia formal ou obrigatória. A Cruz é passada de mão em mão, de ombro a ombro, entregando vidas e sonhos.
O Setor Juventude da CNBB, responsável pela peregrinação dos símbolos da Jornada, tem sido um grande incentivador da unidade nesse caminho. Em cada cidade e regional é preparada uma verdadeira festa, um ato de comunhão. E tudo isso pode ser acompanhado através da cobertura feita pelos jovens, que conseguiram plantar ao longo desse percurso uma grande rede de partilha, através do site dos jovens conectados.
Quantas vezes temos nos emocionado ao ler os relatos da peregrinação. Quem ama a Jornada ou mesmo quem ainda está começando nesse amor gostaria de estar presente em todos esses momentos. Se isso não é possível fisicamente, se torna viável virtualmente, graças à dedicação desses jovens.
Pode-se sentir no ar, a soprar pelo Brasil, um tempo novo de avivamento. Não deixemos escapar essa graça, essa chance de evangelizar através da vida nova que conhecemos em Cristo.
Os símbolos da JMJ ainda têm um longo caminho a percorrer em todos os cantos do país. Acompanhemos atentos e de coração aberto tudo que o que ainda está por acontecer. A Arquidiocese do Rio de Janeiro se une em oração a todas as dioceses e se coloca disponível para acolher os jovens de todo o mundo.
A Jornada de 2013 já começou. Deus seja louvado pelos frutos que já experimentamos e pelo melhor que ainda está guardado.
O Pe. Márcio Queiroz é diretor de Comunicação da JMJ Rio 2013 e assessor da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fonte: www.zenit.org

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CHARGE 7

AS 4 MAÇÃS QUE MUDARAM O MUNDO



DAVI E GOLIAS



FIM DO MUNDO EM 2012 ?



ORAÇÃO DE ADOLESCENTE


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jovem cantor iraquiano comove o mundo com história de superação

A apresentação musical do jovem iraquiano Emmanuel Kelly no reality show musical X-factor já chegou aos cinco milhões de acessos no Youtube. Sua história de luta e superação comoveu milhões de pessoas, mas poucos sabem que atrás dela estão a dedicação de sua mãe adotiva, Moira Kelly, e as Missionárias da Caridade, fundadas pela Beata Teresa da Calcutá.


Emmanuel não sabe o dia em que nasceu, mas sabe que está vivo graças às freiras que o resgataram junto a seu irmão Ahmed quando era muito pequeno. "Estávamos em uma caixa de sapatos, em meio a uma zona de guerra", recorda. Os irmãos conservam os rastros da guerra química no Iraque e padecem de sérias deformações nos braços e pernas.


Moira Kelly, uma conhecida católica australiana dedicada às obras humanitárias e que trabalhou por anos com a Madre Teresa de Calcutá, encontrou os irmãos no orfanato da Missionárias da Caridade em Bagdá, adotou-os e os criou na Austrália onde receberam tratamento médico, reabilitação e muito amor.


Emmanuel assegura que o que mais gosta de fazer é cantar. Sua apresentação foi a mais aplaudida do concurso e de longe a mais comovedora. Seu irmão Ahmed, que carece das extremidades, é nadador e tem como objetivo chegar às Paraolimpíadas de Londres 2012.


Embora Emmanuel não tenha podido chegar à final do concurso por decisão do júri – o que causou um ardoroso protesto dos telespectadores -, o testemunho de valor, coragem e amor familiar que compartilhou em sua audição está dando a volta ao mundo através das redes sociais.


Moira Kelly decidiu dedicar sua vida à caridade ainda quando era menina após ver um documentário sobre o trabalho da Madre Teresa e hoje dirige a organização humanitária Children First Foundation, que já recebeu numerosos reconhecimentos pelo trabalho. Há pouco tempo assumiu o desafio de cuidar de duas meninas siamesas de Bangladesh – unidas pela cabeça –, que foram operadas com êxito e hoje se reabilitam com ajuda de sua instituição.


Assista apresentação de Emmanuel Kelly no X-Factor



E VOCÊ ... TÁ RECLAMANDO DO QUE EM SUA VIDA?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

CONFIRA O ROTEIRO DA PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ EM SÃO PAULO




























Os principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora iniciaram a peregrinação pelo Brasil no dia 18 de setembro, quando foram recebidos pela juventude da arquidiocese de São Paulo na grande festa do Bote Fé. Nos dias seguintes, outras cidades tiveram a oportunidade de receber os dois símbolos, que foram dados pelo beato João Paulo II aos jovens para que os levassem por todo o mundo anunciando o Evangelho.
A primeira etapa da peregrinação acontece no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo). Serão visitadas várias dioceses. A região do Vale do Paraíba, onde fica a arquidiocese de Aparecida, não será visitada neste momento, entretanto. Essa região receberá a Cruz em 2013.
Veja a seguir o roteiro da peregrinação, por dioceses. As datas indicam os dias da chegada e da partida da Cruz. É importante ressaltar que pode haver mudanças.
Campinas  - 9 e 10 de outubro
Bragança Paulista - 10 e 11 de outubro
Limeira - 11 e 12 de outubro
Piracicaba - 12 e 13 de outubro
São Carlos - 13 e 14 de outubro
Marília - 15 e 16 de outubro
Bauru - 16 e 17 de outubro
Ribeirão Preto - 18 a 23 de outubro
São João da Boa Vista - 24 e 25 de outubro
Jaboticabal - 26 e 27 de outubro
Franca - 28 e 29 de outubro
Barretos - 29 e 30 de outubro
Fonte: CNBB

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Governo do Rio cria Comissão Especial para JMJ Rio2013


Mais um passo concreto para viabilizar em todas as instâncias a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 foi dado nesta quarta-feira, 5 de outubro, com a criação, pelo governo do estado do Rio de Janeiro, da Comissão Governamental Especial para organizar e coordenar nos trabalhos para a JMJ.
“Estamos disponíveis para contribuir com a Arquidiocese para que o Rio realize a maior Jornada Mundial da Juventude de todos os tempos”, disse Luiz Carlos Pugialli, coordenador da Comissão.
O decreto para a criação da comissão foi assinado pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, durante solenidade no Palácio Guanabara.
Participaram do evento o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, além de coordenadores das diversas secretarias que farão parte da comissão e membros das comissões arquidiocesanas do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013.
Comissão Especial para JMJ Rio2013
“Com o ardente desejo de que o Rio de Janeiro e o Brasil vivam esse tempo como momento excepcional para a evangelização da juventude, o governo do estado do Rio de Janeiro convoca todas as secretarias e serviços públicos para facilitar e colaborar com o COL na organização da Jornada”, afirmou Luiz Carlos.
Em seu agradecimento, Dom Orani ressaltou o empenho e o comprometimento do governo em trabalhar junto à Arquidiocese do Rio para a realização da Jornada.
“Conto, sem dúvida, com o governo do estado naquilo que faz parte da sua realidade e também com as demais entidades desse estado, dessa cidade, para que possamos fazer uma bela Jornada, que não só acolha bem, mas que marque a nossa cidade, o nosso país, para o bem e para o futuro”, disse o arcebispo.
“Tenho certeza de que o Rio será um antes e outro depois da Jornada Mundial da Juventude. Não tenho dúvida que temos muito trabalho pela frente e que o evento será um grande sucesso”, disse o governador Sérgio Cabral.A comissão especial será formada por 30 pessoas de diversas secretarias do Governo do Estado e trabalhará em conjunto com a Arquidiocese do Rio.
Por: Renata Rodrigues (Assessoria de Imprensa JMJ)
Fonte: http://pt.rio2013.com/