Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



domingo, 19 de abril de 2015


CARLO ACUTIS - O ANJO DA JUVENTUDE


A comovente história do menino que, no leito de morte, ofereceu sua vida pela Igreja e pelo Santo Padre
Algumas pessoas saem da vida para entrar na história; outras, para entrar no céu. Em 12 de outubro de 2006, falecia o jovem Carlo Acutis, vítima de uma grave leucemia. No leito de morte, desejou ardentemente que seus sofrimentos fossem oferecidos a Deus pela Santa Igreja e pelo Papa. O testemunho do rapaz, de apenas 15 anos, comoveu toda a Itália, tornando-o modelo de santidade, sobretudo para a juventude. No momento, a Diocese de Milão, à qual Acutis pertencia, trabalha na sua causa de beatificação.
Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, a 03 de maio de 1991. Os primeiros dias de vida foram também os primeiros de sua jornada para Deus. Com uma fé católica profundamente arraigada, os pais, André e Antônia, não tardaram a lhe providenciar o batismo, preparando para a ocasião um pequeno bolo em formato de cordeiro, como forma de agradecimento ao Senhor pela entrada do filho na comunidade cristã. Um simbolismo profético. A exemplo do Cordeiro de Deus, o pequeno Acutis também se faria tudo para todos, a fim de completar na própria carne - como diz o Apóstolo São Paulo, ao explicar o valor salvífico do dor - o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja.
Crescendo em Milão, o pequeno Carlo demonstrou as virtudes cristãs desde a infância. Era uma criança alegre, de comportamento suave, que cativava a todos - principalmente as babás - com o seu entusiasmo contagiante. E se algum amiguinho aprontava-lhe uma maldade, sabia colocar a caridade acima do instinto: "o Senhor não seria feliz se eu reagisse violentamente". Aos 12 anos de idade, a Santa Missa já lhe era o bem mais precioso. Comungava diariamente, haurindo da Eucaristia a graça para uma vida santa.
Tamanha espiritualidade chamava a atenção dos mais próximos. Certa vez, preferiu participar de uma peregrinação a Assis, Itália, a visitar outros lugares para diversão. O comportamento do garoto levava os parentes a considerarem-no uma "vítima dos pais". Mas não era nada disso. Como confidenciaria a seu diretor espiritual, poucos dias antes de sua derradeira páscoa, Assis era o lugar onde mais se sentia feliz. Juntamente com Nossa Senhora de Fátima, São Francisco era-lhe o grande santo de devoção, principalmente por sua pequenez e humildade.
Vibrante, apaixonado pela vida, tinha no apostolado o fim último de toda a sua ação. Entendera cedo o "chamado universal à santidade". Daí a disponibilidade para com todos, fazendo-se amigo de qualquer um, mesmo dos mais tímidos. "Ele acreditava no diálogo íntimo com o Senhor - conta um dos colegas - e rezava o rosário todos os dias. Após a morte de Carlo voltei para a Igreja e acho que isso pode ser mérito de sua intercessão".
No Instituto Liceo Classico Leão XIII, onde iniciou o ensino médio, desenvolveu sua paixão por computadores. Carlo criou um site dedicado aos milagres eucarísticos e à vida dos santos. "Decidi ajudá-los - dizia o jovem na página da internet - compartilhando alguns dos meus segredos mais especiais para aqueles que desejam rapidamente alcançar o objetivo da santidade". Carlo Acutis insistia na Missa diária, na récita do rosário, na lectio divina, na confissão e no apego aos santos. "Peça ao seu Anjo da Guarda para ajudá-lo continuamente, de modo que ele se torne seu melhor amigo", recomendava.
Em 2006, com apenas 15 anos, Carlo Acutis descobriria uma grave doença: a leucemia. Confundida inicialmente com uma inofensiva "caxumba", o mal acabou se alastrando rapidamente, mesmo com os vários tratamentos, causando-lhe a morte em apenas um mês. Às 6:45h de 12 de outubro de 2006, o Senhor o levava para a vida eterna. Perto de falecer, confidenciou aos pais: "Ofereço todos os sofrimentos desta minha partida ao Senhor, ao Papa e à Igreja, para não fazer o Purgatório e ir direto para o Paraíso."
A postuladora para a causa dos Santos da Arquidiocese de Milão, Francesca Consolini, afirma que a fé de Carlo Acutis era "singular": "levava-o a ser sempre sincero consigo mesmo e com os outros (...) era sensível aos problemas e as situações de seus amigos, os companheiros, as pessoas que viviam perto a ele e quem o encontrava dia a dia". O testemunho do rapaz pode ser encontrado na sua biografia, "Eucaristia, minha rodovia para o céu", escrita por Nicola Gori, articulista do L'Osservatore Romano.
O corpo de Carlo Acutis foi sepultado em Assis, cidade de São Francisco, por sua especial devoção ao santo.
Por Equipe Christo Nihil Praeponere

sexta-feira, 17 de abril de 2015

CONVITE OUSADO AOS JOVENS !!!



Se você tem mais de 18 anos , e é um jovem ousado no Senhor, a Comunidade Servos da Divina Misericórdia vem lhe fazer um convite ousado, venha fazer a experiência de um ano junto a comunidade. 

Doe esse seu ano pelos preferidos do Senhor. 

Venha fazer a experiência de ser um lápis nas mãos de Deus, e tenha a certeza que se surpreenderá com o que Deus tem a fazer em você e através de você.

Entre em contato conosco pelo e-mail: divina0607@yahoo.com.br.

Deus quer contar com você ! E por meio do seu sim , muitas famílias poderão ter suas vidas restauradas , aguardamos o seu contato!

Fonte: Comunidade Servos da Divina Misericórdia


quarta-feira, 15 de abril de 2015


VIGÍLIA NO SANTUÁRIO NACIONAL COM A JUVENTUDE DÁ INÍCIO À CELEBRAÇÃO DOS 300 ANOS DE APARECIDA


Para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. Uma das primeiras ações será uma vigília no Santuário Nacional, voltada aos jovens, nos dias 18 e 19 de abril.
A abertura do projeto acontece na noite do dia 18, com uma acolhida às 23h e segue com a vigília, que iniciará com uma peça teatral a qual encenará o encontro da imagem nas águas do rio Paraíba. Após a apresentação, jovens representantes de todas as dioceses do Brasil farão uma procissão que sairá do subsolo da Basílica até o altar, com cartazes que revelam suas intenções e anseios.
Um dos momentos mais esperados é a reza do terço, no qual serão meditados os mistérios gozosos. Ao longo da oração mariana, se intercalarão leituras bíblicas, pregações de bispos, encenações e testemunhos de jovens de movimentos, congregações, pastorais, novas comunidades e grupos paroquiais.
Após o terço, às 5h, acontece uma adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento das atividades será com a missa de envio, às 11h, com a procissão dos bispos e jovens desde o centro de eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida até o Santuário, com a imagem de Nossa Senhora.
A comissão espera uma adesão marcante dos jovens, seja presencialmente, pela mídia tradicional, ou nas redes sociais. “Depois, cada setor diocesano de juventude deve se apropriar do projeto e se mobilizar para implantá-lo em suas dioceses”, aponta o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, padre Antônio Ramos.
Os grupos que desejarem podem formar suas caravanas e ir a Aparecida participar da Vigília, de forma livre. A Comissão explica que não está organizando os grupos.
Projeto
A celebração dos 300 anos de Aparecida surgiu de uma iniciativa da coordenação do Santuário Nacional, bem como, do Conselho Pastoral da CNBB (Consep). O Projeto de evangelização para a juventude é inspirado pelo dinamismo da peregrinação dos símbolos da JMJ, que aconteceu em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e se desenvolverá a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017.
De acordo com o assessor, a ideia de uma programação que contemple o jovem surgiu de uma reunião da coordenação nacional da Pastoral Juvenil, onde se observou a necessidade de se dar continuidade ao projeto de revitalização, e fomentar o espírito de missão, assim como aconteceu no Bote Fé, que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Rio 2013.
Ele explica que o trabalho da Comissão para esses 300 anos parte dos três eixos propostos pelo Encontro Nacional de Revitalização, que aconteceu em 2013: missão, capacitação e estrutura de acompanhamento.
Para cada eixo, serão formulados subsídios e dinâmicas de diferentes formatos, que se completam. “Esperamos dar continuidade ao projeto de revitalização e chegar em 2017 mais fortalecidos na Evangelização da juventude”, destaca o assessor.
Confira aqui a programação da vigília:

Fonte: Jovens Conectados

segunda-feira, 13 de abril de 2015


HOJE 13 DE ABRIL - DIA DO BEIJO - BEIJAR OU NÃO BEIJAR ?


Eu estava conversando com alguns amigos alguns dias atrás e uma das minhas amigas contou de um “jogo” que ela sabia ou que viu pessoas jogando (talvez ela tenha jogado), numa festa. Ela falou sobre um colar que você coloca em alguém que você quer beijar, se você aceitar o negócio é que você pode beijar a pessoa. O fato é que este, que recebeu o colar, beija duas pessoas: uma ao receber o colar e outra ao passar adiante. Ela falou sobre outros tipos de jogos de beijar que você acaba beijando todo mundo ao redor.
Não tenho nada contra essa pessoa (ela é uma menina joia) ou contra as pessoas que beijam alguém no mesmo dia que conhecem a outra pessoa. Eu só quero dizer que eu não faria isso e porquê eu não faria.
Meu corpo é parte de quem eu sou. Eu acredito que eu não sou só a minha alma ou só minha mente. Eu sou o meu corpo. Mesmo se eu acho que sou um pouco gordinho, que eu acho que preciso de uma dieta, ou fazer alguns exercícios a mais, meu corpo sou eu (ou é eu, dependendo de com quem vc faça a concordância verbal). Eu sou corpo e alma (e mente também, se você quiser).
O quê que isso tem a ver com eu beijar alguém?
Bem, é bastante simples. Quando eu beijo alguém eu estou dando a minha boca, uma parte muito sensível e vulnerável do meu corpo, para alguém e, claro, essa outra pessoa faz o mesmo para mim. O negócio é o seguinte: eu estou dando o meu corpo e, claro, estou dando a mim mesmo a alguém. Quando eu falo sobre coisas da minha alma para alguém eu não faço isso para alguém que acabei de conhecer, eu compartilho meus sentimentos com os meus amigos mais próximos. Por que eu deveria compartilhar o meu corpo com alguém que acabei de conhecer?
Durante a conversa, eu disse: “Estou me sentindo um avô”. Não estava defendendo o estilo de vida à moda antiga ou voltar para os velhos tempos, mas sou, neste caso, partidário dos amantes românticos. Eu acredito na amizade antes de namoro, eu acredito no beijo como uma forma de demonstrar amor, eu acredito no amor para sempre.
Quando eu estava escrevendo este post, vi um comercial na MTV, onde você envia uma mensagem de texto com o nome de que você está a fim pra saber se ele / ela beija bem. Esta é realmente a coisa mais importante (ou a primeira) a saber sobre uma pessoa por quem você se sente atraído? E os seus sonhos? Ou qualquer outro aspecto da vida de alguém? Não é importante saber quais são seus planos para o futuro? Ou o que é a coisa mais importante para ele /ela?
 Bem, eu acho que você entendeu o que eu queria dizer. Eu acredito no amor.
Por: Felipe Bezerra
Via: Comunidade Shalom

SER IGREJA ONDE EU ESTIVER POR PALOMA BERNARDI


JOVEM ATRIZ GLOBAL DEMONSTRA CORAGEM E
 ANUNCIA SEU AMOR EM DEUS
NA FRENTE DAS CÂMERAS DA TV


E VOCÊ... 

TAMBÉM TEM A CORAGEM DE ANUNCIAR A SUA FÉ 

EM DEUS ONDE VOCÊ ESTIVER?

domingo, 12 de abril de 2015


VIGÍLIA NO SANTUÁRIO NACIONAL DÁ INÍCIO À CELEBRAÇÃO DOS 300 ANOS DE APARECIDA COM A JUVENTUDE



Para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. Uma das primeiras ações será uma vigília no Santuário Nacional, voltada aos jovens, nos dias 18 e 19 de abril.
A abertura do Projeto acontece na noite do dia 18, com uma acolhida às 23h e segue com a vigília, que iniciará com uma peça teatral a qual encenará o encontro da imagem nas águas do rio Paraíba. Após a apresentação, jovens representantes de todas as dioceses do Brasil farão uma procissão que sairá do subsolo da Basílica até o altar, com cartazes que revelam suas intenções e anseios.
Um dos momentos mais esperados é a reza do terço, no qual serão meditados os mistérios gozosos. Ao longo da oração mariana, se intercalarão leituras bíblicas, pregações de bispos, encenações e testemunhos de jovens de movimentos, congregações, pastorais, novas comunidades e grupos paroquiais.
Após o terço, às 5h, acontece uma adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento das atividades será com a missa de envio, às 11h, com a procissão dos bispos e jovens desde o centro de eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida até o Santuário, com a imagem de Nossa Senhora.
A comissão espera uma adesão marcante dos jovens, seja presencialmente, pela mídia tradicional, ou nas redes sociais. “Depois, cada setor diocesano de juventude deve se apropriar do projeto e se mobilizar para implantá-lo em suas dioceses”, aponta o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, padre Antônio Ramos.
Os grupos que desejarem podem formar suas caravanas e ir a Aparecida participar da Vigília, de forma livre. A Comissão explica que não está organizando os grupos.
Projeto
A celebração dos 300 anos de Aparecida surgiu de uma iniciativa da coordenação do Santuário Nacional, bem como, do Conselho Pastoral da CNBB (Consep). O Projeto de evangelização para a juventude é inspirado pelo dinamismo da peregrinação dos símbolos da JMJ, que aconteceu em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e se desenvolverá a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017.
De acordo com o assessor, a ideia de uma programação que contemple o jovem surgiu de uma reunião da coordenação nacional da Pastoral Juvenil, onde se observou a necessidade de se dar continuidade ao projeto de revitalização, e fomentar o espírito de missão, assim como aconteceu no Bote Fé, que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Rio 2013.
Ele explica que o trabalho da Comissão para esses 300 anos parte dos três eixos propostos pelo Encontro Nacional de Revitalização, que aconteceu em 2013: missão, capacitação e estrutura de acompanhamento.
Para cada eixo, serão formulados subsídios e dinâmicas de diferentes formatos, que se completam. “Esperamos dar continuidade ao projeto de revitalização e chegar em 2017 mais fortalecidos na Evangelização da juventude”, destaca o assessor.
Fonte: Jovens Conectados

sexta-feira, 10 de abril de 2015

10 COISAS QUE UM MÚSICO NÃO DEVE FAZER NA LITURGIA



1) Vestir-se inadequadamente

Palco é palco, altar é altar. É comum que um artista faça do seu próprio corpo uma extensão da sua expressão; no entanto, a liturgia não é um lugar de expressar sua individualidade a ponto de roubar a atenção do principal: o mistério que está sendo celebrado no altar. Atualmente as equipes de música vêm ocupando lugares no templo bastante destacados (ao contrário de quando escondiam-se nos “coros”), muitas vezes ao lado do altar. A preparação, portanto, deve começar quando você abre o seu armário e escolhe a sua roupa. Sobriedade e discrição são a norma.

2) Chegar em cima da hora

Tocar e cantar numa missa são responsabilidades muito grandes e muita coisa pode dar errado: um cabo que resolve chiar assim que se liga, uma bateria do violão que precisa ser trocada, uma extensão de força que não está no armário como deveria estar (“quem foi que usou por último, hein??”). Sendo assim, os músicos devem chegar a tempo suficiente de deixar tudo perfeitamente preparado para quando a missa começar, para não ter que cometer o abuso de afinar o violão somente durante a primeira leitura.

3) Cantar e tocar sem ensaio

Se com ensaio a quantidade de erros que vemos numa celebração já é enorme quanto mais sem ensaiar… É bom que todo grupo de música tenha um repertório básico ensaiado para qualquer situação e que ensaie uma ou outra música específica para aquela celebração, seja por uma solicitação do celebrante, seja por uma exigência litúrgica.

4) Substituir os cantos do ordinário por outras músicas quaisquer

Momentos específicos da liturgia como o Ato Penitencial (Kyrie), Gloria, Santo (Sanctus) e o Cordeiro (Agnus Dei) são parte integrante da celebração. Da mesma forma que o padre não pode substituir a Oração Eucarística por uma outra oração qualquer, se esses momentos da missa forem cantados, a letra deve respeitar as fórmulas prescritas pela Instrução Geral do Missal Romano. Essa inclusive é uma ótima oportunidade para estimular os compositores da paróquia a fazerem novas melodias para esses momentos.

5) Escolher as músicas sem ler as leituras do dia

A liturgia não é uma audição onde você escolhe as músicas que melhor se adequam à sua voz ou a que o guitarrista tirou o solo “igualzinho ao do CD”. As músicas devem ser escolhidas de acordo com o que está sendo celebrado naquele dia, levando-se em conta as leituras do dia e o tempo litúrgico. Ao preparar-se para a liturgia, faça uma lectio divina com as passagens que serão lidas e somente a partir daí escolha as músicas do dia.

6) Fazer firulas vocais e instrumentais excessivas

Sim, você sabe cantar. Sim, as pessoas sabem disso. Sim, você não precisa sambar na cara da sociedade quando cantar aquela música que parece que foi feita para você. Você está lá para ajudar as pessoas a cantar, não para cantar no lugar delas. Há cantores que atrapalham mais do que ajudam quando cantam, usando divisões rítmicas diferentes, tons inadequados para a assembleia e que quando acabam só falta o povo levantar e aplaudir. Menos, queridos, menos.

7) Conversar durante a celebração

Na verdade, essa recomendação não se restringe somente aos músicos, mas a qualquer membro da assembleia e é uma questão de educação. No entanto, faço questão de colocá-la aqui porque há músicos que passam a missa inteira discutindo sobre o CD novo do artista X e o clip novo da cantora Y e não dão a mínima para a celebração. Isso quando não resolvem sair para bater papo durante a homilia… Sem comentários.

8) Fazer introduções e solos intermináveis

Não existe nada mais irritante na música litúrgica quando a música leva mais de um minuto para começar a cantar. Você NÃO PRECISA tocar exatamente igual ao que está no CD. Os arranjos de um CD são feitos com outras finalidades, nem sempre adequadas à liturgia. Portanto, ao iniciar uma música, pode mandar dois compassos no tom e na levada corretos e meta bronca!

9) Músicas desconhecidas

“Pô a banda X tem uma música linda que tem tudo a ver com o evangelho de hoje…” Sim, querido, mas eles vão cantá-la? Então sinto muito. Se você tiver tempo para ensinar as pessoas a cantarem a música antes da celebração, ótimo, se não, deixe-a para ouvir em casa na sua oração pessoal. As pessoas precisam participar da missa e não assistir a um espetáculo seu.

10) Não conhecer liturgia

Toda pessoa que se presta a qualquer serviço precisa ter um mínimo de formação na área. Se você não sabe fazer um lá menor no violão, você vai querer pegar para tocar na missa? Então por que você acha que pode tocar numa missa sem sequer saber do que se trata o que está acontecendo ali? Procure livros sobre o assunto, sites confiáveis, documentos da Igreja. Ao assumir um serviço para Deus você tem a obrigação de fazer bem feito e isso inclui conhecer em profundidade o mistério que está sendo celebrado e ao qual você diz servir.

Fonte: Catholicus

TERCEIRO SEMINÁRIO DE JOVENS JUDEUS, CATÓLICOS E MULÇUMANOS - RIO DE JANEIRO


A Juventude Inter-religiosa do Rio do Janeiro (JIRJ) realizará o seminário “Jovens judeus, católicos e mulçumanos: como dialogamos com Deus?” no dia 26 de abril, às 14h30, no Clube Hebraica, em Laranjeiras. As inscrições podem ser realizadas na página oficial da JIRJ no facebook ( https://www.facebook.com/jirjoficial) ou pelo email juventudeinterreligiosarj@gmail.com
O clube está localizado na Rua das Laranjeiras, 346. 

Fonte: ARQRIO

terça-feira, 7 de abril de 2015

FAZENDA DA ESPERANÇA ANUNCIA PROJETO DE VOLUNTARIADO "ESPALHANDO ESPERANÇA"



"Você, jovem, que deseja dar um upgrade em sua vida cristã, conheça este empolgante projeto formatado segundo seus sonhos e capacidades!"
“Espalhando Esperança” vem ao encontro daquilo que você ainda não pensou, mas que seu coração e sua fé, certamente, já vêm pedindo há tempo! A Fazenda da Esperança em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB lhe propõe uma experiência ímpar, atraente, significativa, qualificada de voluntariado no meio daqueles jovens vítimas da dependência química. São milhares espalhados pelo planeta.
Dedique um período de sua vida – 1 mês, 3 meses, 1 ano… ou mais, quem sabe! – em um dos 100 lugares em mais de 16 países do mundo, onde há a presença das Fazendas da Esperança. Deste modo você estará, também, cumprindo com aquilo que nossos papas Bento XVI e Francisco nos pediram: “Levem a esperança, Jesus Cristo, ao maior número possível de jovens…” e “Ide sem medo para servir” (JMJ Rio 2013).
Conheça a proposta e embarque nesta onda! Seja diferente e faça a diferença: resignifique sua vida de discípulo missionário de Jesus Cristo e experimente de maneira bem concreta o que disse São Paulo: “Há mais alegria em dar do que em receber”!

E aí, vamos nessa? Acesse, então, o site www.fazenda.org.br/espalhandoesperança e descubra todos os detalhes desta apaixonante aventura!”

(Dom Eduardo Pinheiro, sdb., presidente da Comissão Episcopal para a Juventude (CNBB)
Saiba mais
A Fazenda da Esperança, em parceria com a Comissão para a Juventude – da CNBB – anuncia o “Projeto Espalhando Esperança”, para apresentar aos jovens uma nova proposta de vida, baseada no amor a próximo. A ideia é que os jovens vivenciem, de forma voluntária, períodos de suas vidas em comunidades da Fazenda espalhadas no Brasil e no Mundo.
O lançamento do projeto será em janeiro de 2015 nas sedes regionais das Fazendas da Esperança no Brasil: Manaus (AM), Coroatá (MA), Palmas (TO), Garanhuns (PE), Guarará (MG), Guaratinguetá (SP) e Casca (RS).
Os jovens poderão passar um tempo de voluntariado que pode ser, no mínimo, de um mês em território nacional; três meses em outros países americanos; e um ano em outros continentes.
Para se inscrever, os jovens, maiores de 18 anos, que desejarem a experiência deverão preencher o formulário de inscrição do projeto.
Dúvidas
Para tirar suas dúvidas, acesse o FAQ.
 Fonte: Jovens Conectados

segunda-feira, 6 de abril de 2015

II JOGOS ARQUIDIOCESANOS DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO




Para realizar sua inscrição clique no link a seguir: Cadastro de Delegações!
O objetivo da realização dos Jogos Arquidiocesanos é realizar uma competição esportiva, em diversas modalidades e categorias, com o intuito de levar o povo carioca a vivenciar os valores de “lealdade, perseverança, amizade, partilha e solidariedade” (Homilia do Papa João Paulo II, Jubileu dos Esportistas, 2000) que o esporte pode trazer a nossa sociedade em harmonia aos valores disseminados por nossa Santa Igreja Católica e ensinados por Jesus Cristo.
Os I Jogos Arquidiocesanos, ou as competições chamadas Olímpiadas da Paz ocorreram inicialmente em 2008. Naquela época a abertura e encerramento foram no Maracanãnzinho, e a competição foi disputada em 3 modalidades: atletismo (100m, 200m e 5km), futebol de campo e vôlei de quadra. A organização do evento ficou a cargo do Vicariato da Comunicação Social em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer;
Para os II Jogos Arquidiocesanos, a organização evento está a cargo da Pastoral do Esporte, que definiu algumas diretrizes importantes para a competição a partir desta próxima edição a ser realizada em 2015:
  • Os Jogos serão realizados de 2 em 2 anos;
  • Cada Paróquia ou Movimento Católico (aprovado pelo Vicariato para Vida Consagrada) formará uma delegação distribuída em diversas modalidades;
  • A competição será dividida em dois momentos: Seletivas Vicariais e Finais Arquidiocesanas;
  • Os vencedores por modalidade e categoria em seus vicariatos (Seletivas Vicariais) disputarão os jogos finais (Finais Arquidiocesanas) para serem escolhidos os vencedores arquidiocesanos;
  • Os locais de competição serão escolhidos de acordo com as demandas de modalidades e disponibilidade de locais em nossa cidade;
  • As Seletivas Vicariais terão representantes da Pastoral do Esporte por Vicariato para organizar as competições.
As modalidades escolhidas para as Seletivas Vicariais são:
  • Atletismo – corrida de 100m;
  • Atletismo – corrida de 400m;
  • Atletismo – salto em distância;
  • Futsal;
  • Voleibol de Praia;
  • Voleibol de Quadra;
  • Tênis de Mesa.
Além das modalidades já disputadas nas Seletivas Vicariais, algumas outras modalidades PODERÃO ou NÃO estar presentes SOMENTE nas Finais Arquidiocesanas de acordo com o total de inscritos na modalidade específica e necessário para se tenha um torneio com um mínimo de participantes a ser definido no Congresso Técnico. As modalidades que poderão ser incluídas nas Finais Arquidiocesanas são:
  • Atletismo – corrida de 10km;
  • Basquetebol;
  • Handebol;
  • Lutas (a serem definidas no Congresso Técnico);
  • Natação;
  • Ciclismo (a ser definida uma especialidade).
  • Também pretendemos incluir modalidades paraolímpicas nas Finais Arquidiocesanas a serem definidas no Congresso Técnico;
ja_02Em cada modalidade, teremos uma divisão de categorias por faixa etária ainda a ser definida pela organização dos Jogos. Para todas as modalidades, teremos duas categorias referente a faixa etária: 15 – 17 anos e acima de 18 anos completados ao início das competições. Para todas as modalidades, serão também divididas em masculino e feminino e não ocorrerão competições com categorias mistas.
Serão realizadas disputas em uma categoria recreativa abaixo de 14 anos na abertura dos jogos principais. Para a etapa vicarial, os jogos recreativos serão apenas para a modalidade de futsal e corrida de 100 metros. Todos os participantes da categoria recreativa receberão prêmios.
Será realizado um Congresso Técnico com os representantes das paróquias inscritas nas modalidades definidas para as Seletivas Vicariais. O Congresso tem a finalidade de expor as regras claramente e para todos os participantes, tirar as dúvidas existentes e definir diversos pontos ainda pendentes, como as modalidades das Finais Arquidiocesanas.
Os locais de competição serão escolhidos de acordo com as demandas de modalidades e disponibilidade de locais em nossa cidade. Estamos em contato com a Prefeitura do Rio, Escolas Católicas e outras instituições que possuem locais para a prática destes esportes. Nos locais de competição deverão possuir uma estrutura mínima para receber um evento, como banheiros. Além disso, vamos buscar a presença de assistência médica durante cada competição.
Serão realizados cursos preparatórios para os árbitros nas diversas modalidades da competição. Esta sendo verificado junto as federações esportivas de cada modalidade, as necessidades para estes cursos. Os cursos serão gratuitos para qualquer pessoa que quiser se tornar arbitro, dando preferencia para professores de educação física, esportistas ou ex-atletas. Está sendo levantado o custo, tempo e quantidade de cursos necessários.
As inscrições serão realizadas via formulário eletrônico disponibilizado a partir na data estabelecida no cronograma diretamente neste portal. A documentação se ser definida para efetivar as inscrições deverão ser impressas e entregues na sede dos Vicariatos até a data estabelecida. Não serão aceitas inscrições que não forem efetivadas pelo portal ou fora do prazo estabelecido. Em caso de não conformidade de documentação necessária para efetivar as inscrições, a equipe será avaliada pela comissão da Pastoral do Esporte Arquidiocesana responsável pelo evento. Será cobrada uma taxa de inscrição por atleta com a finalidade de custear a compra de materiais esportivos para os Jogos;
Calendário
Data
Descrição
22.11.2014
Lançamento do II Jogos Arquidiocesanos, no dia
da Unidade Arquidiocesana, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
20.01.2015
Início das inscrições das equipes na Corrida
de São Sebastião.
12.04.2015
Fim das inscrições das equipes no site.
17.04.2015
Fim da entrega das documentações.
25.04.2015
Congresso Técnico.
02.05.2015
Abertura dos Jogos.
09.05.2015
Início das Seletivas Vicariais.
31.07.2015
Fim das Seletivas Vicariais.
05.09.2015
Início das Finais Arquidiocesanas.
26.09.2015
Fim das Finais Arquidiocesanas e Encerramento
dos Jogos.
Observação: Estas estão sujeitas a alteração de acordo com a análise da Pastoral do Esporte do Rio de Janeiro.
Em caso de dúvidas sobre os II Jogos Arquidiocesanos envie-nos um email paraja@pastoraldoesporterio.org.br. Nos acompanhe também pelo facebook (pastoraldoesporterio), pelo twitter (@esportearqrio) ou por nosso programa Esporte Catedral na rádio Catedral FM 106,7, todas as quartas, às 20h40.
Fonte: ARQRIO