Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quinta-feira, 26 de junho de 2014

PASTORAIS DA JUVENTUDE DIVULGAM CARTAZ DA SEMANA DO ESTUDANTE 2014

 
Com o tema “Participação estudantil na construção do Projeto Popular para o Brasil” e lema “Eu vou à luta é com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada”, será realizada, de 5 a 11 de agosto, a Semana do Estudante. O cartaz do evento deste ano, lançado pelas Pastorais da Juventude da CNBB, trata da participação estudantil na vida em sociedade. A semana terá como iluminação bíblica a passagem de Mateus 5, 13-14: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”.
 
O evento tem como objetivo aproximar os jovens estudantes de uma proposta de transformação política para o Brasil, que valorize e consagre a participação popular na tomada de decisões. Motivada pelas palavras do papa Francisco “Ide, sem medo, para servir!”, a Semana do Estudante convida aos jovens ao protagonista social.
 
Com início em 2002, a Semana do Estudante (SdE) é uma atividade promovida anualmente pelas quatro Pastorais da Juventude, sendo a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Integra outras atividades permanentes a exemplo da Semana da Cidadania (em abril) e do Dia Nacional da Juventude (em outubro).

Fonte: CNBB

domingo, 22 de junho de 2014

CHAMADA PARA AVIVAMENTO DE JOVENS



VENHA VOCÊ TAMBÉM, PARATICIPAR DESSE
GRANDE EVENTO PARA JOVENS.
 
Paróquia: Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa - Taquara
Tel: (021) 2423-4071 / (021) 2423-5414


quinta-feira, 12 de junho de 2014

COMUNIDADE SHALOM LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO USO DE DROGAS


A Comunidade Shalom lança hoje, em seus centros de evangelização em todo o Brasil, a Campanha Vida Quero Mais, iniciativa de caráter preventivo e informativo sobre o uso de drogas. A campanha atua em escolas e faculdades, por meio de artes, entretenimento e formações em palestras e mesas redondas. O objetivo é alcançar especialmente os jovens. Neste ano, uma das ações é a Copa Shalom, inspirada no mundial que deve acontecer em junho e julho.
“A Copa Shalom visa o entretenimento entre jovens, nas modalidades de futsal e vôlei, voltada para um estímulo do esporte em favor de uma vida sem drogas. Será desenvolvida com o apoio máximo do Projeto Juventude para Jesus nas missões do Shalom. A identidade visual foi desenhada em uma espécie de time de combate às drogas, que luta, e que deseja vencer!”, informa o assessor de Promoção Humana, Vítor Bonfim.
A mesa redonda também merece destaque, como espaço de informação e discussão. Profissionais da área de saúde, membros do poder público e da sociedade civil poderão compô-la. A campanha se encerra com a celebração de uma Missa, em 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos.
Além de cidades brasileiras, capitais de outros países também contarão com ações da CVQM: Caiena, na Guiana Francesa, Londres, Montevidéu e Lima.
 
Volta Israel
 
A CVQM apresenta o Projeto Volta Israel como proposta de prevenção e tratamento. O Volta Israel atua no combate ao uso abusivo de drogas através da evangelização, prevenção e tratamento da dependência química, além de buscar promover a reinserção social dos participantes.
Das 63 missões do Shalom, cerca de 40 contam com expressões do projeto. Abrange comunidades terapêuticas, semi-internatos, acompanhamentos ambulatoriais, aconselhamentos e o grupo Volta Israel, que usa a metodologia ‘12 Passos’. Há ainda as campanhas de prevenção como a ‘Vida Quero Mais’.
 
Programação
 
07/05 – lançamento para a Obra nos Centros de Evangelização
09/05 – lançamento para os membros Comunidade. Em Fortaleza, acontecerá no Shalom da Paz, às 19h.
12 a 22/05 – Campanha Vida Quero Mais nas escolas e faculdades.
23/05 a 08/06 – Copa Shalom.
26/06 – Missa de cura e libertação. Em Fortaleza, será presidida pelo padre Antonio Furtado no Shalom da Paz, às 19h.
 

domingo, 8 de junho de 2014

TESTEMUNHO DOS MOTIVOS DE UM JOVEM PARA VIVER A CASTIDADE


Já falei em outros momentos sobre a castidade, mas hoje, depois de ter lido um artigo sobre a abstinência sexual (em DesdeLaFe.mx), achei interessante expressar-lhes, a título pessoal e tomando algumas ideias do artigo, quais são, para mim, as razões pelas quais pratico a castidade com a minha namorada.

Esta é só a primeira parte, anote aí:

1º motivo

Sabe, quando seu foco não é um prazer e você pratica a abstinência sexual, sua comunicação melhora. Você começa a conversar sobre temas mais profundos, como “O que queremos para o nosso futuro?”, “O que você acha disso ou daquilo?” etc.

Jovem, não deixe que o ato físico se torne seu meio de comunicação com sua namorada. Inicialmente, parece ser fácil, porque você se limita a uma intimidade física. Então, de agora em diante, quando você estiver com sua namorada, tchau celular, tchau ato físico, e que estejam presentes momentos de perguntas interessantes. Menos sexo e mais comunicação, e lhe garanto que ambos melhorarão em sua relação.

2º motivo

Não sei se isso acontece como você, mas comigo sim. Carla, minha namorada, é também minha melhor amiga já há 4 anos, e também quando começamos o namoro, há quase 2 anos, pois ela nunca deixou de sê-lo. Ser castos nos ajudou a construir nossa amizade.

Antes de ser namorados, somos amigos; eu sempre digo a ela que ela é minha melhor amiga e que, por isso, tornou-se uma excelente namorada. Além disso, por ser minha amiga, tive tempo de conhecê-la, saber quem é, conhecer suas virtudes e seus defeitos.

O que acontece geralmente – atenção, jovem – é que entramos tão rápido em um relacionamento, que no começo não conseguimos ser amigos. Então, você começa a estar com essa pessoa somente por um estado físico; mas, quando você começa a conhecê-la, nossa! Pode começar a enxergar como ela é ciumenta, chata, e aí chega o desencanto.

Então, conversar, compartilhar interesses etc., ajuda a cultivar uma amizade real. Não ache que, por ter intimidade física, você está necessariamente perto do outro!

3º motivo

Acho que esta é a minha razão favorita. Quando minha namorada e eu decidimos viver a castidade, quisemos compartilhar esta decisão com 4 pessoas importantes para nós: nossos pais.

Como homem, sendo sincero, é uma paz e uma alegria imensa ser consciente de que os pais da minha namorada conhecem meu interesse pela sua filha. Eles sabem que eu a amo e a respeito, e que estamos vivendo a castidade.

Obviamente, no começo, não foi fácil para ninguém entender isso, mas fomos aprendendo. Isso criou entre nós um ambiente de confiança e de amor. Sentir que seus pais apoiam seu relacionamento e que, de alguma maneira, fazem parte dele, é muito legal! Isso nos ajudou a amadurecer e a melhorar nossa relação com nossos pais.

4º motivo

O prazer sexual tem uma característica importante que é preciso levar em consideração. Sempre se pode ir além. Praticar a castidade ajudará você a combater o egoísmo e praticar a generosidade. Esvaziar-se de si mesmo e dos próprios interesses.

5º motivo

Este motivo é muito mais pessoal que todos os outros. Quando você vive a castidade, tem muito tempo para fazer muitas coisas e, então, chega uma hora em que é preciso ser criativo. Viver a castidade nos ajuda a encontrar mais e melhores maneiras de demonstrar o amor. Você começa a procurar outras coisas para fazer: cozinhar, estudar, caminhar, correr, ouvir música, debater, ler... É preciso ser criativos e buscar novas formas de divertir-se.

Não dedicamos tempo ao sexo quando podemos estar fazendo muitas outras coisas que nos ajudam a fortalecer a relação, a conhecer o outro e seus hábitos etc. Por exemplo, jogando cartas com minha namorada, percebi como ela é tão competitiva como eu, e não gostar de perder – muito menos se for jogando comigo.

Enfim, sejamos criativos e procuremos novas formas de divertir-nos, de compartilhar coisas; assim, iremos descobrindo e conhecendo melhor a outra pessoa.

Bem, espero que este artigo seja de utilidade para você. Aguardo seus comentários!
Fonte: Aleteia

quarta-feira, 4 de junho de 2014

ATO DE CARIDADE

AINDA DÁ TEMPO - VAI ATÉ ÀS 20H DE HOJE (04/06)
É MUITO RÁPIDO - MENOS DE 2 MINUTOS
ENTÃO O QUE ESTÁ FALTANDO?
SE VOCÊ TEM ENTRE 18 E 54 ANOS - PARTICIPE DESSE ATO DE CARIDADE 
VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA
JÁ PENSOU NISSO?

NO DIA 26/06 (às 16:00H) HAVERÁ NOVA OPORTUNIDADE PARA ESSE GESTO DE CARIDADE
 

terça-feira, 3 de junho de 2014

CARTA DE UM PAI PARA O FILHO

Vale a pena assistir até o fim.
Talvez essa seja sua última oportunidade!
                                       



segunda-feira, 2 de junho de 2014

EXERCÍCIO DA CARIDADE

Jovem, venha viver a plenitude do Evangelho de Jesus Cristo, no acolhimento dos nossos irmãos mais necessitados e desamparados.


Estaremos em Missão de Evangelização na Cracolândia de Manguinhos no próximo sábado, dia 07/06/2014, às 09:30h, em frente a estação ferroviária de Manguinhos, na Av. Leopoldo de Bulhões.