Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quinta-feira, 29 de maio de 2014

DESCRIMINALIZAR AS DROGAS NÃO SOLUCIONA NADA, ASSINALA PERITO ESPECIALISTA: "A VERDADEIRA CURA É A PREVENÇÃO"


O médico especialista em neonatologia e bioeticista italiano, Dr. Carlo Bellieni, assinala que a despenalização das drogas não resolve os muitos problemas que estas geram.
 
Em um artigo publicado no L’Osservatore Romano titulado “A verdadeira cura é a prevenção”, o perito responde assim ao chamado “Comitê Global de Políticas Antidrogas” que sugeriu despenalizar o consumo da maconha como uma medida para a luta contra as drogas.
 
Neste grupo participam o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso; o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, o ex-presidente colombiano César Gaviria, o ex-presidente mexicano, Ernesto Zedillo, a ex-mandatária a Suíça Ruth Dreifuss, o escritor mexicano Carlos Fontes e o peruano que obteve o prêmio Nobel de Literatura 2011, Mario Vargas Llosa; entre outros.
 
O médico italiano explica que existem dois grupos de promotores da despenalização: uns que usam os meios televisivos para ter mais audiência e outros como o comitê, que acreditam que “liberalizando a droga se reduz o mercado da delinquência”.“Ambos se equivocam: -precisa- os primeiros porque especulam de má fé com a debilidade da adolescência, os segundos porque a liberalização não tem feito desaparecer, por exemplo, os jogos de azar clandestinos e não reduziu o consumo de álcool”.
 
Para o perito, “a droga não é em primeiro lugar um problema de delinquência mas sim de um vazio de desesperança e de projeção, repleto de uma felicidade artificial que destroi o cérebro”.
Depois de citar dois recentes estudos internacionais, um na Suíça e outro em Reino Unido, que mostram os efeitos nefastos da droga nos jovens, o Dr. Bellieni recorda que em julho de 2007 o jornal Lancet “mostrava que eliminando a maconha, a psicose da população diminuiria em 14 por cento”.
Por estes motivos e pelo fracasso das políticas de despenalização, a American Academy of Pediatrics “pronunciou-se claramente contra a liberalização da cannabis (maconha). Por causa de seus efeitos nos jovens, além disso do risco de tumores, é contrária à idéia de uma cannabis terapêutica, que uma última análise a revela apenas como uma porta aberta à liberalização mais que como uma arma real contra a dor”.
 
O perito explica logo que não se pode comparar a droga ao vinho ou ao tabaco porque o primeiro é um alimento e o segundo “não fazer perder a cabeça” como sim o faz a maconha.
Neste sentido, adverte, “a liberalização de uma substância nociva termina por fazer sentir injusta a luta contra as outras. E pode ser querida apenas por uma ideologia rançosa, a daqueles veteranos da resposta, que ainda pregam a falta de responsabilidade, ignorando o pranto das vítimas dos acidentes de trânsito causados por jovens drogados, os lamentos dos pais de suicidas ou as lágrimas dos intoxicados acabados, quando no melhor dos casos, estão em algum centro de reabilitação”.
 
Para o médico italiano, esta perspectiva que busca a despenalização do consumo de maconha “é a ideologia de quem, como escrevia Pier Paolo Passolini, brincou de bancar o revolucionário e, chegado à velhice, lembra-se de ‘ter servido o mundo contra o qual, com zelo, levou adiante a luta’. E deixa aos jovens como presente apenas a solidão, cheia de droga”.
 
O Dr. Bellieni qualifica esta maneira de pensar como uma “ideologia manca” que fracassa na luta e cujos resultados são vistos na Holanda, onde com políticas de abertura às drogas desde 1976 triplicou-se o consumo de maconha e heroína; ou na Suíça, onde experiências similares “acabaram em terminantes fracassos”.
 
“A sede de significado e de amor -conclui- não se preenche com álcool ou droga. Assim só se gera marginalização”.
Fonte: Blog Carmadélio

segunda-feira, 26 de maio de 2014

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA A ELEIÇÃO DO CONJUVE


Conselho é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil
 
As inscrições para a eleição dos novos representantes da sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 04 de junho, por meio deste hotsite. Acesse o edital com os detalhes da eleição para a sociedade civil do Conselho e faça sua inscrição.
 
Entidades da sociedade civil organizada podem participar nas categorias Movimentos, Associações, e Organizações da Juventude de atuação nacional, Fóruns e Redes e Entidades de Apoio às Políticas de Juventude. Os novos integrantes do Conselho serão escolhidos para mandato de dois anos, por meio de assembleia.
 
A novidade deste processo está na informatização das inscrições, que acontecerão exclusivamente por esta página no Participatório.(http://participatorio.juventude.gov.br/eleicoesconjuve#.U4NHB465dMu)
 
O novo processo eleitoral foi definido na última Reunião Ordinária do Conjuve, que aconteceu em Brasília nos dias 24 e 25 de fevereiro. O edital com os detalhes da eleição e Comissão Eleitoral deverão ser publicados nos próximos dias por aqui. Acompanhe!
 
A partir de agora você poderá utilizar este canal para se informar e tirar dúvidas. Participe das nossas redes sociais e saiba todos os detalhes da eleição do Conjuve 2014. Participe da comunidade do CONJUVE aqui no Participatório.

domingo, 25 de maio de 2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO LANÇA FERRAMENTA QUE AJUDA NA PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR

Conteúdos digitais dão suporte aos alunos da rede que buscam uma vaga no Ensino Superior

Os estudantes da 3° série do Ensino Médio que estão se preparando para os processos seletivos, Enem e vestibulares das universidades do Estado, podem acessar plataforma que foi desenvolvida pela Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais), órgão da Secretaria da Educação. Para acessá-la não é preciso fazer matrícula, basta informar seu número de Registro do Aluno (R.A) e fazer o cadastro no cursinho. O conteúdo do cursinho online é interativo e oferece simulados baseados em questões e temáticas que caíram nos principais vestibulares realizados nos últimos 10 anos, como USP, Unicamp e Unesp. Além disso, a Educação também disponibiliza na mesma plataforma um simulado preparatório para o Enem. Para complementar o conteúdo visto na sala de aula, a Educação desenvolveu uma plataforma online para que os alunos tenham uma fonte extra de estudo.
 
 
Confira o vídeo explicativo sobre a ferramenta:



Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A VERDADE SOBRE A IRMÃ CRISTINA, A FREIRA CANTORA

 
CONHEÇA A HISTÓRIA DA SUA CONVERSÃO E VOCAÇÃO RELIGIOSA, E ENTÃO VOCÊ ENTENDERÁ PORQUE ELA ESTÁ PARTICIPANDO DO "THE VOICE"

A Irmã Cristina Scuccia, a jovem religiosa que revolucionou a Itália e o mundo com sua participação no programa “The Voice”, não é uma “paraquedista” que se dedica a participar de festivais buscando notoriedade, como muitos a acusam. Sua história mostra todo um trabalho de evangelização entre os jovens italianos. Vale a pena conhecê-la.

Em 2007, Cristina era uma adolescente um pouco rebelde, afastada da Igreja e apaixonada por um jovem, e tinha um grande talento musical. Frequentava a universidade e se preparava para participar do show de talentos italiano XFactor. Ela mesma conta isso em uma
entrevista à edição italiana da Vanity Fair.

Providencialmente, naquele ano, sua mãe leu um artigo sobre a conversão de Claudia Koll. Mas quem é Claudia Koll? Uma conhecida atriz italiana, famosa por ter começado sua carreira com filmes eróticos junto a Tinto Brass, e que em 2001 protagonizou uma das conversões mais famosas do panorama artístico do país.

Após sua conversão, Claudia Koll decidiu dedicar-se às obras de caridade com mais carentes. Fundou uma ONG, Le opere del Padre, e lutou pela evangelização e a solidariedade com países como a República Democrática do Congo, Burundi e Madagascar. Participou também, como atriz, de grandes produções católicas, como a série sobre Santa Maria Goretti e um filme sobre São Pedro.

Em 2007, Claudia recebeu a proposta de dirigir a Star Rose Academy, uma academia para artistas e também uma obra de evangelização do mundo dos espetáculos fundada pelas religiosas Ursulinas da Sagrada Família. Esta singular congregação nasceu no começo do século 20 e se dedica especialmente à evangelização dos adolescentes. Para estas religiosas, a “Carta aos Artistas”, de João Paulo II (1999) foi um grande desafio para sua vocação.

É precisamente aqui que voltamos à Irmã Cristina. O artigo que sua mãe leu sobre a conversão de Claudia Koll vinha com uma propaganda: a famosa diretora da Star Rose Academy estava procurando uma moça para protagonizar um musical sobre a vida da fundadora das Ursulinas, Irmã Rosa Roccuzzo. Quem contou isso foi a própria Claudia, à
revista italiana Chi (aliás, neste link há uma bonita foto de Cristina antes de tomar o hábito).

Para a jovem Cristina, protagonizar a Irmã Rosa supôs não apenas sua conversão, mas também a descoberta da sua vocação religiosa com as ursulinas. Ela começou seu noviciado com as ursulinas no Brasil, um país no qual a música cristã tem um papel fundamental.

Foi então que a noviça confirmou sua dupla vocação: à vida religiosa e à evangelização por meio da música, como fazia com os meninos de rua.

Já de volta à Itália, ela foi procurada pelo Pe. Raffaele Giacopuzzi, diretor do Good News Festival, um festival de música cristã organizado anualmente pela Pastoral Juvenil da diocese de Roma. A Irmã Cristina, como era de se esperar, venceu o concurso em sua quinta edição, realizada em junho do ano passado. E chamou a atenção dos especialistas.

Entrevistado pela
edição italiana da Aleteia, o Pe. Raffaele explicou que foi ele em pessoa quem convenceu a Irmã Cristina a participar do The Voice, ao ver seu grande talento. “Eles me ligaram para convidá-la a participar, e então fiz o pedido às suas superioras, para respeitar tudo e não criar falsas expectativas”.

“O mais bonito foi que as ursulinas, na gestão desta academia de artistas cristãos, onde Cristina cresceu e amadureceu em sua vocação, se mostraram favoráveis desde o começo, mas me perguntaram: ‘Mas você acha que vale a pena?’”, contou o padre.

“Eu respondi que vale a pena por uma série de motivos: o primeiro é que não a mandamos só porque ela usa um véu, mas porque é alguém que estudou, fez academia de canto, e sabe o que faz. Além disso, ela teve contato com pessoas que vêm do mundo da arte e do espetáculo, então saberá como lutar, sabe em que ringue se encontra.”
 
O Pe. Raffaele explicou que a Irmã Cristina havia estado no Brasil, “onde é normalíssimo que a música cristã venda milhões de discos e seja absolutamente aceita no mercado discográfico. Mas por aqui, como vimos nestes dias, há muitas pessoas escandalizadas pelo fato de haver uma freira na TV”.

Existem muitas maneiras de ir à TV. Houve pessoas que não eram religiosas e fingiam que eram. Neste caso, trata-se de uma pessoa que vai cantar acompanhada por toda a sua comunidade, que leva uma vida tranquila e sossegada, identificada com a sua vocação. O Pe. Raffaele destacou que a Irmã Cristina, fora do palco, “é uma pessoa tímida e reservada, que não procura se exibir nem fazer-se notar”.

“Comunicar o Evangelho hoje é, acima de tudo, comunicar alegria, mostrar que Jesus não tira nada de você, e sim que quer lhe dar mais. Acho que isso é o mais belo que precisa ser transmitido”, disse ele.

O sacerdote concluiu explicando que a Irmã Cristina lhe contou por que escolheu como mentor o rapper J-Ax, conhecido na Itália pelo seu contato com as drogas (a música que o consagrou, “Ohi Maria”, pede a liberação e legalização da maconha) e pelo seu anticlericalismo. “Eu o escolhi – contou a Irmã Cristina – porque sou muito consciente de que o Papa Francisco nos pediu para ir às periferias, e J-Ax, mais que os outros, é precisamente alguém que está orgulhoso de vir da periferia, de falar com a linguagem das pessoas da periferia.”

Para o Pe. Raffaele, os jovens que estão no The Voice “são um grande campo pastoral para a Irmã Cristina. Ela é um sinal da proximidade de Deus também deles”.
 
Fonte: Aleteia

quarta-feira, 21 de maio de 2014

CHARGE 12

LAR DOCE LAR
 


 FACEBOOK CASAMENTEIRO...



VAI AYRTOONNN!!!




JAIR NO CÉU


segunda-feira, 19 de maio de 2014

QUAL O SIGNIFICADO DO SINAL DA SANTA CRUZ?

O Sinal da Santa Cruz, é um sinal que se faz com o dedo polegar da mão direita, onde fazemos uma pequena cruz primeiramente na testa, depois sobre a boca e por último no peito, terminando com o Sinal da Cruz convencional. Durante a sua execução diz-se:
(+ na testa) Pelo Sinal da Santa Cruz, (+ sobre a boca) Livra-nos Deus, Nosso Senhor, (+ no peito) dos nossos inimigos, (+) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



O Sinal da Santa Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração do dia, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia. Com este Sinal, que é o sinal do cristão católico, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos. Que inimigos são esses?

O SIGNIFICADO DO SINAL DA SANTA CRUZ

+ PELO SINAL DA SANTA CRUZ
Ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio.

+ LIVRA-NOS DEUS, NOSSO SENHOR
Com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são fruto da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos; que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.

+ DOS NOSSOS INIMIGOS
Esta terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus. (...)

O SIGNIFICADO DO SINAL DA CRUZ

O Sinal da Cruz bem feito é riquíssimo em significado. Por ele expressamos três verdades ou dogmas fundamentais da nossa fé: o Dogma da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Morte de Jesus Cristo. Quando se diz: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", você está proclamando o Mistério da Santíssima Trindade. Quando você leva à testa a mão direita aberta, dizendo: "em nome do Pai" e desce com a mão na vertical e toca na altura do estômago continuando: "e do Filho", você está indicando o mistério da Encarnação: o Filho de Deus desceu ao seio da Virgem Maria. Depois, levando a mão direita para o ombro esquerdo completando a cruz tocando o ombro direito, está indicando a morte de Jesus Cristo na cruz.
A cruz é formada de duas partes: uma vertical e outra horizontal. A vertical nos orienta para o céu: é o nosso amor para com Deus. A horizontal se volta para os que estão ao nosso lado: é o amor para com o próximo. Aquele que está mais perto de nós. Os dois amores se entrelaçam um no outro, como as duas hastes da cruz. Um não pode existir sem o outro. Não existe o pedestal da cruz sem os braços e nem os braços sem o pedestal. Os dois se completam. Assim acontece com o amor cristão. Não se pode amar a Deus sem amar o próximo e nem se pode amar o próximo sem o amor a Deus.                                              

sábado, 3 de maio de 2014

KROKODIL = MUITO SOFRIMENTO E MORTE RÁPIDA

Jovem, se você conhece algum outro jovem que está entrando nessa, faça tudo o que for possível para afastá-lo desse caminho. Pois senão, terás um amigo ou conhecido por pouco tempo e que antes de morrer, sofrerá muito.



Krokodil, A Droga

Krokodil é uma droga russa fabricada a partir da desomorfina. O nome vem de uma das consequências mais comuns ao uso, uma vez que a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo. É considerada, atualmente, como a mais devastadora de todas as drogas.
 
Os usuários dessa droga em geral só sobrevivem por 2 ou no máximo 3 anos após a primeira dose, e em condições deploráveis.

Krokodil é um substituto para uma droga de alto valor, a heroína. O princípio ativo do Krokodil, é a “desomorfina” que é vendida em alguns países da Europa (especialmente a Suiça) como substituto da morfina e é conhecida pela farmacologia desde 1932. A desomorphine é de 8 a 10 vezes mais potente do que a morfina. Trata-se de um opiáceo sintético que possui estrutura quase idêntica à da heroína.
A primeira aparição desta droga foi na Sibéria, em 1992. Seu consumo tem aumentado cada vez mais pois ela é uma alternativa barata à heroína.

Seus efeitos colaterais são bizarros. Ela causa necrose no local onde é aplicada, expondo ossos e músculos. Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns.
Largá-la é uma tarefa extremamente difícil, praticamente impossível. A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores por até um mês.

Considerando que a heroína custa 150 dólares cada dose e o Krokodil pode ser obtido por menos de 10 dólares fica fácil entender a razão de sua existência
Assista agora e até o fim, esse vídeo que mostra o sofrimento do efeito de quem usa essa droga.