Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os Transtornos da Juventude

Uma jovem francesa seguiu a carreira de modelo desde seus 12 anos, mas foi aos 25 que ficou famosa. A fama não veio tanto por sua profissão, mas por se deixar fotografar, em 2005, pesando apenas 25kg nos seus 1,65 metro de altura. Estamos falando da modelo Isabelle Caro, que morreu em novembro de 2010, vítima de anorexia nervosa, uma doença que altera a percepção da figura corporal.  Isso ocorre quando a pessoa está com a forma corporal esquelética, mas, mesmo assim, se enxerga acima do peso (gorda).
Casos como o de Isabelle não são fatos isolados, sobretudo entre mulheres adolescentes, quando a atenção e a preocupação com alguma parte do corpo é comum nesta etapa do desenvolvimento humano.  


Especialistas da área de saúde mental se preocupam com um fator social que desencadeia a doença, sobretudo, entre jovens. São os chamados padrões de beleza corporal da modernidade; para ser mais claro, as chamadas “mulheres cabides” que aparecem na mídia com todo glamour, fama e dinheiro, ou seja, a carreira tão desejada pelas jovens quanto o futebol pelos rapazes.
Com resultado disso, a anorexia é apenas uma das muitas enfermidades que surgem dentro da busca por um corpo “perfeito” e “rentável”. Hoje, com a cultura do corpo ideal aparecem novas doenças, frutos desta sociedade moderna e seu estilo de vida.

“Nós temos aí a bulimia e a anorexia que são mais conhecidas pelos casos que vemos na mídia, mas já começam a surgir novas doenças como a ortorexia, que é uma busca incontrolável por comida saudável. A pessoa come algo e fica sempre preocupada em quantas calorias consumiu, quantas calorias tem isso ou aquilo”, revela o psicólogo Élisson Santos.


Segundo o psicólogo, os padrões de beleza da modernidade vão fazendo com que muitos jovens desenvolvam certos tipos de patologia em busca de um físico perfeito. “Nós temos o caso de outra doença que é a vigorexia, a busca compulsiva por exercícios físicos. Muitos jovens estão chegando no consultório médico com este tipo de doença”, afirma Santos.


vigorexia e ortorexia


Vigorexia: cumpulsão por exercícios físicos. Ortorexia: obcessão em comer comidas 'saudáveis'
Os transtornos alimentares têm sua origem geralmente na fase púbere e juvenil (adolescência), pois os jovens enfrentam, nesta etapa, as mudanças corporais e alterações psíquicas. Além disso, o adolescente se preocupa de forma particular com a sua imagem estética, porque está exposto num certo grupo e tem necessidade de aceitação. A maioria dos casos de bulimia e anorexia, segundo pesquisas, tem início nessa fase (dos 13 aos 25 anos).


Com o apelo midiático de um corpo super magro ou escultural é preciso ficar atento quando parentes, amigos e familiares começam a tender para o exagero, a fim de atender este estímulo da ditadura da beleza. Os transtornos alimentares são patologias psíquicas e merecem ser tratadas com especialistas da área (psiquiatras e psicólogos). É importante salientar que como toda enfermidade a pessoa precisa ser acolhida, compreendida e amada, nunca julgada e condenada.

ONEIOMANIA - compulsão por comprar


ONEIOMANIA - compulsão por comprar.
Um outro transtorno que vai ao extremo no cuidado com o corpo é a vigorexia. Apesar de não ser considerado um transtorno alimentício, a vigorexia está relacionada com alguns sintomas da anorexia como baixa autoestima, dificuldade de se integrar à sociedade e de aceitar a própria imagem corporal. Esse transtorno começa a ser mais comum entre os homens que, em nome de um corpo escultural, se submetem à compulsão por musculação e outras atividades do chamado “Body (corpo) Designer”.


Outro transtorno decorrente da ditadura da beleza é o consumismo compulsivo (ONEIOMANIA). A pessoa precisa comprar, comprar e comprar para ficar feliz. Especialistas comparam o prazer que a pessoa sente ao adquirir um bem com o de pessoas viciadas em álcool, nicotina e até mesmo cocaína. A pessoa que sofre desse tipo de compulsão apresenta quadros de ansiedade, depressão, frustração, além de arruinar o orçamento familiar. Estima-se que de 2 a 8% da população mundial sofra deste mal, tudo pelo estímulo exagerado pela cultura do material e em nome da beleza.


Mas quando detectar estes exageros?


“A pessoa sabe que não está bem, mas precisa atender aos apelos da mídia. Geralmente, ela se isola do convívio social, deixa os relacionamentos de lado, torna-se uma pessoa intolerante com os outros e gasta mais dinheiro com a beleza do que com a vida social”, declara o psicólogo.

os sintomas da anorexia e bulimia
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 29 de novembro de 2011

RAP DA REVOLUÇÃO

Conheça a "Freira do Rap". Manda aí irmã Inez:

Jovem, você quer crescer no seu trabalho?

A seguir algumas dicas que podem ajudar no seu crescimento pessoal dentro da empresa em que você trabalha. São dez dicas de Marketing Pessoal, dadas pelo consultor de carreiras Max Gehringer. Preste atenção e bom trabalho.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Papa Bento XVI escolhe a Logo da próxima JMJ 2013 no Rio de Janeiro

Durante a Assembléia Arquidiocesana do 11º Plano Pastoral de Conjunto da Arquidiocese do Rio de Janeiro, realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, junto ao Santuário da Penha, no Rio, foi entregue por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da cidade, ao bispo auxiliar Dom Paulo Cezar Costa, as duas Logos finalistas da JMJ 2013, que serão levadas à Roma, para que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, escolha uma delas e assim tenhamos a Logo oficial da JMJ 2013.
O processo seletivo aconteceu durante vários meses, tendo iniciado com o recebimento de propostas de logos para a JMJ do Rio, de católicos de diversos países, num total de 150 trabalhos.
Esses trabalhos foram julgados por comissões diversas, ao longo do processo seletivo, chegando-se finalmente, aos dois trabalhos que serão levados à Roma por Dom Paulo.
A Igreja do mundo inteiro está ansiosa pela decisão do Santo Padre, para que após sua decisão, tenhamos conhecimento do trabalho ganhador, que se tornará então, a Logo Oficial da JMJ 2013.
Fonte: PASCOM-PNSC

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Twitaço #halleluyario nesse final de semana

Alô galera!
Neste sábado e no domingo, 26 e 27 de novembro, o Evangelho vai invadir as redes sociais. Com o tema “Solte a sua voz”, nesses dias será realizado no Rio de Janeiro o Festival Halleluya, evento organizado pela Comunidade Shalom que a Arquidiocese do Rio traz pela primeira vez para a Cidade Maravilhosa. O Festival faz parte do calendário oficial da Jornada Mundial da Juventude RIO2013.
Para marcar a data e fazer um grande movimento de evangelização, a equipe organizadora realizará um “twitaço”. Mas para que essa iniciativa tenha êxito e a mensagem do Evangelho atinja um número expressivo de pessoas é preciso que você faça parte dessa mobilização. É simples: basta incluir a hashtag#halleluyario em suas mensagens. E claro, publique nesse dia mensagens que evangelizem, especialmente a juventude.
Vamos invadir a Internet com a Boa Nova! Você não precisa ser carioca para participar. Será preciso a ajuda de todos, nesse imenso Brasil, porque é necessário divulgar a #JMJ #RIO2013 em todo o território nacional e no mundo! Também não precisa ser só pelo Twitter. Você pode usar todas as mídias digitais com mensagens, fotos, desenho e vídeos sobre o Evangelho: email, Facebook, Orkut, enfim, o que você sempre usa.
Convide seus amigos, outras dioceses, pois se a hashtag #halleluyario ficar no topo da lista nesses dias, com certeza, estaremos “proclamando o Evangelho nos telhados” e despertaremos em muitos a curiosidade acerca da JMJ RIO2013.
Então, não esqueça: nos dias 26 e 27 de novembro, sábado e domingo, sempre no final das suas mensagens, coloque #halleluyario – com esse hashtag sua participação será contabilizada no Twitter!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PAI, MÃE, EU TE AMO!

Uma pesquisa nos EUA sobre família identificou alguns comportamentos que enfraquecem enormemente os valores familiares tradicionais. São eles:
·           Liberalidade do sexo antes do casamento  -  anticoncepcionais
·           Afastamento da religião  -  até mesmo de Deus
·           Lei do divórcio
·           Experiências negativas dos jovens em suas famílias de origem

Ainda nos EUA, uma outra pesquisa revela:
“ É pior para a criança perder o pai devido a um divórcio, do que perder o pai devido a um falecimento.” 

Uma outra pesquisa na Inglaterra, revela:
“ A felicidade dos jovens está diretamente ligada a felicidade do relacionamento de seus pais.”

Mas,e quando o problema de relacionamento familiar está entre os filhos e os pais ?
Aí, os jovens sofrem mais ainda !!!

E, o que fazer com todas essas situações de desarmonia familiar, que podem com certeza, levar ao rompimento da família?
Eu respondo com toda a certeza de minha alma:  LUTAR PELA FAMÍLIA !!!

Mas, alguns de vocês, que não têm uma boa experiência familiar, podem dizer:
A minha família vai mal, não tem mais jeito. Será que vale a pena lutar por ela...???

A essa pergunta, eu respondo com outra pergunta: O QUE VOCÊS ACHAM ???

Vejamos as seguintes situações muito comuns na vida da maioria dos brasileiros, sejam eles adultos ou jovens:

Ø  Por exemplo; se perguntarmos a quem torce pelo fluminense:
- Quando o FLU caiu para a 2ª. e 3ª.divisão, você deixou de ser fluminense?
Claro que a resposta será não.

Ø  Se perguntarmos ainda aos que torcem pelo flamengo, vasco, botafogo,...:
- Quando o FLA estava quase para cair para a segundona há pouco tempo atrás, você deixou de ser flamenguista e torcer pelo flamengo? Ou pelo vasco, ou pelo botafogo?
Com certeza a resposta continuaria a ser não.

Mesmo sofrendo muito, e muitas vezes agüentando gozações no trabalho, nas rodas de amigos, ou seja onde for, os torcedores permanecem fiéis a seus times.

Ø  Se perguntássemos agora a quem torce pela Mangueira, Salgueiro, Portela, Mocidade, etc.
- No carnaval, quando a sua escola fica anos e anos sem ganhar um campeonato, você vira casaca e deixa de torcer por ela ?
A resposta vem curta e grossa e com uma firmeza impressionante: CLARO QUE NÃO !!!

Agora vejamos queridos amigos e amigas, se você, mesmo no sofrimento pelas derrotas do seu time, que não lhe dá nada, que nem mesmo sabe que você existe e que torce por ele, não o abandona e não desiste dele, POR QUE VOCÊ VAI DESISTIR DA SUA FAMÍLIA ??? 

Afinal,
ü    Foi nela que você nasceu
ü    Foi nela que você cresceu, deu os primeiros passos na vida
ü    Foi nela que você aprendeu a falar
ü    Foi nela que você aprendeu a AMAR !!!

- Agora que ela não está lá muito bem,
- Agora que ela precisa de você,

VOCÊ VAI ABANDONÁ-LA ???

Amigos, A  FAMÍLIA  É  SAGRADA  !!!

- Mesmo a sua que pode não ir lá muito bem
- Mesmo aquela em que os pais só vivem brigando entre si
- Mesmo aquela que ninguém se entende,

ELAS  SÃO  FAMÍLIAS  SAGRADAS !!!

E a família é sagrada não porque nós queremos que seja, mas, porque foi instituída por Deus !
Basta ler o Livro do Gênesis, cap.2,vers.24 (Gn 2, 24) e o Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, cap.19,vers.de 4 a 6 (Mt 19, 4 – 6) que vocês vão constatar isso.

Se já não bastasse isso, o próprio JESUS nasceu numa família : A  SAGRADA  FAMÍLIA, e instituiu o SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO !

Por tudo isso: “ A FAMÍLIA  É  SAGRADA !!! “

Vemos então que a família é muito importante em nossas vidas, constatando isso por pesquisas científicas (como falamos no início desse artigo) ou pelos ensinamentos de Deus, que por si só bastam.

Mas, por que muitos jovens não acreditam nessa verdade?

É porque infelizmente vivem em famílias desajustadas, às vezes confusas, e às vezes até em famílias nas quais falta o AMOR entre seus membros.

Mas, é importante que vocês tenham ciência da importância de suas famílias, seja ela do jeito que for.

Em primeiro lugar gostaria de dizer que:

“ NÃO  EXISTE  FAMÍLIA  PERFEITA  NESSE MUNDO ! ”

A única família perfeita que conhecemos é a “FAMÍLIA DE NAZARÉ” – “A SAGRADA FAMÍLIA”, com Jesus, Maria e José.

Falando isso, vocês podem acreditar que todas as demais famílias são parecidas.
A diferença entre elas é que, em umas, seus membros já descobriram que o amor deve ser o centro do seu relacionamento.
Em outras, seus membros ainda não descobriram isso.

Mas, por que então acontece isso? Alguns de vocês podem estar se perguntando.

Sabem, jovens, é que infelizmente muitos pais não se preparam para o casamento e aí quando se descobrem nele, com todas as responsabilidades, pressões, etc, não sabem como reagir de forma correta.

Muitos pais ainda, não dão amor a seus filhos, porque nunca receberam amor de seus pais também.
COMO  DAR  AQUILO  QUE  NÃO  SE  TEM ???

E isso gera um CÍRCULO  VICIOSO que deverá ser quebrado sabem por quem ? POR  VOCÊS  !!!

Sabem, queridos jovens, vocês é que devem quebrar esse Círculo Vicioso do Desamor.

É vocês que devem dizer :

  • PAI,  EU  TE  AMO !!!
  • MÃE,  EU  TE  AMO !!!

Você já falou para seu PAI ou sua MÃE (se estiverem ambos vivos) que você os ama, nesse mês em curso? E nessa semana? E ontem?

Eu graças a Deus tenho pai (85), mãe no1 (82), mãe no2 (que é uma tia cega com 80 anos e que ajudou a nos criar, eu e meus irmãos).
Todo dia eu vou vê-los, abraçá-los e beijá-los.
A minha tia Lúcia, que é cega, ela me abraça e fica querendo que eu não vá embora.
Quando não posso ir vê-los por algum motivo – me sinto mal e eles reclamam.

Vocês que ainda têm pais e mães vivos, não deixem o tempo passar. Pois se ficarem esperando o “momento certo” para isso, pode ser tarde demais.

Eu me lembro do caso verídico de um jovem que uma vez fez um Retiro de Jovens conosco, e que testemunhou para todos, que havia pouco tempo que tinha perdido seu pai. Até aí nada demais fora o sofrimento e a saudade que nos afligem nessa hora. Mas com aquele jovem estava acontecendo uma coisa muito ruim e triste causada pela morte de seu pai, pois quando o seu pai morreu, ele estava brigado com o ele. Já não falava com o pai há alguns meses, e quando caiu a ficha de que não poderia mais fazê-lo, entrou em desespero, se sentindo culpado e com uma raiva muito grande de si mesmo, pois não teria mais a oportunidade de se reconciliar com seu pai, nem nunca mais dizer: Pai, eu te amo!

E VOCÊ, ESTÁ ESPERANDO O QUE ???

Que seu pai ou sua mãe morra! E depois, o que você pensa em fazer?

Sabem, quando filhos e pais se ofendem, se magoam, é muito difícil a reconciliação, principalmente devido ao orgulho de ambos, ao medo da reação do outro, a falta de coragem para dar o primeiro passo em direção a reconciliação, etc. As marcas das ofensas trocadas ficam, e às vezes, para sempre.

Existe uma historinha que retrata muito bem isso que estou falando, que tem por título: PREGOS  NA  ÁRVORE.
“Trata-se de uma estória na qual havia uma família formada pelo pai, a mãe e um filho ainda jovem. O relacionamento entre o jovem e seus pais era o pior possível, pois o jovem não respeitava seus pais, já com idade avançada, não tinha carinho por eles, gritava com eles, etc. A coisa estava tão ruim que o pai, num ato de desespero e sem saber o que fazer, foi um dia para o quintal da casa onde moravam e chegou perto de uma árvore bonita e frondosa, que havia sido plantada por ele e pelo seu filho ainda pequeno e que por isso gostava muito dela, e começou a pregar vários pregos no seu tronco, com lágrimas rolando por sua face, parecendo que cada prego ali pregado, estava sendo na verdade pregado em seu próprio coração. Ali ficou o pai, então, por longo tempo.
No dia seguinte o filho, num dos raros momentos que fez isso em sua vida, foi até o quintal da sua casa e por acaso chegou perto da árvore que tanto gostava, quando teve uma surpresa desagradável de vê-la toda cheia de pregos. O rapaz “virou um bicho”, entrando feito uma ventania dentro de casa e perguntando aos berros quem havia feito aquilo com a “sua árvore”.
O pai, cabisbaixo e chorando, falou que tinha sido ele e explicou.
-Sabe filho, eu já não sabia mais o que fazer com o nosso relacionamento. Então num momento de desespero tomei aquela atitude. Cada prego ali colocado corresponde a uma discussão que tivemos ou sua com sua mãe, corresponde às mágoas que tivemos, enfim, a alguma coisa que você vez que nos feriu profundamente.
O filho, numa reação inesperada, ao invés de continuar gritando, como era comum, ficou calado e atordoado com o que tinha escutado o pai falar. Saiu em seguida, sem dizer nada. Os pais do jovem se abraçaram e ficaram longo período chorando e com receio da reação do filho.
Passados poucos dias, o filho, num ato totalmente inesperado, procurou o pai e falou com voz mansa se ele seria capaz de retirar os pregos que havia colocado na árvore, se ele a partir daquele momento começasse a ter uma relação diferente com seus pais, onde o carinho e amizade passassem a fazer parte do dia a dia de sua família.
O pai sorrindo e chorando mais uma vez, só que agora de felicidade, disse que tiraria com prezar os pregos. E assim foi feito.
Até que um dia a árvore já não tinha mais nenhum prego cravado em seu tronco. Foi quando então, o filho chamou o pai e o levou para junto da árvore e falou:
- Viu pai, eu consegui e te prometo que daqui pra frente vou ser um filho diferente, não te magoando mais e nem a mamãe.
O pai chorando mais uma vez, abraçou o filho e falou:
- Filho, só Deus para saber quão grande é a minha felicidade nesse momento. Eu e tua mãe, que estava olhando tudo da porta que dava acesso ao quintal, te amamos muito e queremos a tua felicidade, pois só assim também seremos felizes, mas, completou, infelizmente as marcas dos pregos na árvore eu não tenho como tirá-las...”

E assim acontece nas nossa vidas, queridos jovens. As mágoas que causamos aos nossos pais, podem ser perdoadas e ultrapassadas, mas as marcas...Essas são difíceis de se apagar.

Jovens, como nós falamos, às vezes para os pais é muito mais difícil dizer:
FILHO(A),  EU  TE  AMO !!!

Por isso, vocês jovens, muitas vezes é que têm que tomar a iniciativa.

Então...! O que vocês estão esperando para abraçarem seus pais e suas mães e dizer-lhes que os amam?
Fiquem sabendo que com esse pequeno gesto, vocês poderão iniciar uma grande transformação na vida de suas famílias.
Vocês poderão transformar a casa e a família de vocês:
“ NUM  PEDACINHO  DO  CÉU ! ”

E foi para isso que Deus instituiu a FAMÍLIA.
Para que vivêssemos aqui na terra, já, as maravilhas do céu, em família.

Pois, até Deus vive em família :
O PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO, onde o Espírito Santo é o amor existente entre o Pai e o Filho, e esse amor é tão grande que se tornou uma Pessoa da Santíssima Trindade.

E como vocês jovens, vão permitir que o amor de Deus flua em vocês, se vocês não estão conseguindo perdoar seus pais e amá-los?

O amor de Deus requer: PERDÃO e AMOR AO PRÓXIMO. E quem é o nosso próximo mais próximo, se não os nossos pais, a nossa família?

Nós sabemos que é difícil dar o primeiro passo para a reconciliação, como já falamos.
Mas, É POSSÍVEL !

Queridos jovens, se vocês pensam que os problemas com seus pais são os maiores do mundo, parecendo intransponíveis e insolúveis, tenham a certeza que graças a Deus não são !
São com certeza difíceis, mas existem situações piores.

Nós temos muitos testemunhos de jovens que sofrem muito, mas isso deixaremos para uma próxima conversa.

Fiquem com Deus e não se esqueçam. Vão agora e digam:

PAI, EU TE AMO!

MÃE, EU TE AMO! 

Fonte: http://www.familiadomdedeus.blogspot.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FESTIVAL HALLELUYA NO RIO DE JANEIRO


Nos dias 26 e 27 de novembro, das 15h às 23h, vai acontecer, no Parque da Quinta da Boa Vista, o Festival Halleluya — maior evento da música católica e de artes integradas do Brasil. Organizado pela Comunidade Católica Shalom, o Halleluya teve início em Fortaleza, em 1997, e se expandiu para outras cidades e até países, como Israel, França e Inglaterra.


Com o tema "Solte a sua voz", o festival será realizado pela primeira vez no Rio e pretende levar a alegria e a mensagem do Cristo a todos os jovens cariocas, através de shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, e atividades de promoção humana, que serão realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.


— O objetivo do Halleluya é ser um grande sinal de paz para a cidade do Rio. Queremos que sejam dois dias de muita festa e alegria, onde os jovens poderão experimentar a verdadeira felicidade, de maneira sadia, segura, descontraída, na “festa que nunca acaba”, afirmou a coordenadora do evento, Roneide Monteiro.


Um espaço temático para as crianças e a "Tenda da Misericórdia" – lugar reservado para confissões, aconselhamentos e orações – também fazem parte das ações realizadas no evento, que espera receber aproximadamente 20 mil pessoas.
Estão confirmadas as presenças dos seguintes cantores e bandas católicas: Missionário Shalom, Banda Dominus, Anjos de Resgate, Suely Façanha, Alto Louvor, Cosme, Olívia Ferreira, Bruno Camurati, Banda Bom Pastor e Márcio Pacheco. Haverá, também, apresentação dos DJs da Cristoteca e do espetáculo “Canto das Írias”.

A entrada será gratuita e o Parque da Quinta da Boa Vista fica na Av. Pedro II, s/nº - São Cristóvão. Informações pelos telefones 3253-4831 / 8366-3012.


Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Igreja não quer impor sua fé, mas defender valores", diz Papa

Papa Bento XVI recebeu na manhã desta segunda-feira, 07, o embaixador da Alemana junto à Santa Sé, Reinhard Schweppe. Durante o encontro, o Pontifice recordou sua recente viagem à Alemanha, que aconteceu  de 22 a 25 de setembro deste ano.

“Na minha visita à Alemanha, todos constatamos que o povo está à procura da verdade”, disse.

O  Santo  Padre também  abordou o tema  da  dignidade  da  pessoa  humana, a qual deve ser defendida da concepção à morte natural. 

“Se a Santa Sé se exprime em relação às leis sobre  as  questões  fundamentais do homem, não é para impor sua fé aos outros, mas para defender valores essenciais para todos, mesmo se interesses de diversos gêneros parecem obscurar muitos modos de evidência”, explicou.

Ao final do discurso, Bento XVI  fez uma crítica  direta a matérias de conteúdo pornográfico que circulam na internet e disse  que  a  Igreja Católica  na Alemanha se empenhará em combater este tipo de abuso. O papa agradeceu ao governo alemão por possibilitar que a Igreja católica exerça sua missão evangelizadora no país.

Fonte: Canção Nova Notícias