Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quinta-feira, 30 de junho de 2011

BENTO XVI ACOMPANHA DE PERTO A PREPARAÇÃO DA JMJ

A organização do evento está na reta final
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 30 de junho de 2011 
"O Papa está bem informado e acompanha os trabalhos de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri", afirmou o cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo da capital espanhola, aos jornalistas presentes nesta terça-feira na Sala de Imprensa do Vaticano.
No encontro, apresentou o programa da JMJ, que começará em menos de 50 dias, com a participação de mais de um milhão de jovens.
“Sabemos que o Santo Padre perguntou se em Madri faz muito calor e tem muita esperança nos resultados do evento”, revelou a ZENIT o diretor executivo da JMJ, Yago de la Cierva.
Também recordou que o número de participantes em geral é três vezes maior que o dos inscritos um mês antes, ou seja, os 400 mil indicados pelo cardeal Stanisław Ryłko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos.
E, pela primeira vez em uma JMJ, o Papa confessará alguns jovens, nos jardins do Buen Retirode Madri.
Além dos dois purpurados e do diretor executivo da JMJ, participaram do encontro com a imprensa: uma voluntária, Elsa Vázquez Maggio; o responsável da secretaria-geral das inscrições,José Antonio Martínez Fuente; e o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi SJ.
“Cada JMJ é uma grande semeadura evangélica – sublinhou o cardeal Ryłko –, um evento colocado sob a intercessão dos santos padroeiros da JMJ”, de maneira especial de João Paulo II, “que, com o título de beato, volta a encontrar-se com os jovens, a quem amou tanto”.
Os principais números revelados pelo cardeal Ryłko indicam que “se inscreveram formalmente mais de 400 mil jovens, número nunca alcançado em outras JMJ, dado que os jovens normalmente o fazem no último momento”.
Já se inscreveram, além disso, 14 mil sacerdotes, que acompanharão os jovens, 744 bispos, dos quais 263 dirigirão as catequeses aos jovens, em 250 lugares, em 30 idiomas. “Um autêntico Pentecostes!”, acrescentou o purpurado polonês.
E precisou que serão entregues 700 mil cópias, em 6 idiomas, do YouCat, um catecismo em forma de perguntas e respostas, pensando particularmente nos jovens.
Por outro lado, 24 mil voluntários, provenientes de vários países, estarão comprometidos em diversos serviços. Muitos jovens passarão vários dias em 68 dioceses espanholas, mostrando como toda a Igreja na Espanha participa diretamente da experiência da JMJ.
O cardeal Ryłko recordou que a estes números é preciso acrescentar o daqueles que acompanharão o evento através de Mundovisión ou pela internet.
O cardeal Rouco definiu como positiva a colaboração com as autoridades espanholas, em particular com o governo do presidente José Luis Rodríguez Zapatero.
Yago de la Cierva afirmou, entre outras coisas, que a organização “se apoia em uma estrutura diocesana muito vasta, pois, do contrário, não teria podido ser realizada”. Além disso, conta com “uma grande plataforma civil: contribuições de jovens e menos jovens, instituições públicas e empresas”.
A estrutura para as refeições em Madri utilizará tickets aceitos em mais de 6 mil restaurantes. De la Cierva precisou que os jovens deverão pagar dois terços dos gastos, pois não são considerados como crianças.
Entre os eventos culturais, o Museo del Prado oferecerá visitas gratuitas à sua famosa pinacoteca, com quadros de Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e Caravaggio.
Também o cinema terá um papel especial. Na quarta-feira, 17 de agosto, na Calle Fuencarral, será instalado o JMJ Punto Cine, um espaço que convida os peregrinos e o público em geral a ver nos filmes as histórias de cristãos de sólida fé, com projeção de filmes, encontros e debates com diretores cinematográficos, atores e profissionais do mundo do cinema.
A voluntária Elsa Vázquez Maggio, de origem mexicana e nacionalidade australiana, revelou que “cerca de 50 voluntários trabalham em 18 idiomas nas redes sociais – como no Facebook –, nas quais informaram aproximadamente 160 mil pessoas” sobre o evento.
O responsável da secretaria-geral das inscrições, José Antonio Martínez Fuente, comentou que a Espanha concederá gratuitamente os vistos para os jovens que forem à JMJ e que a solicitarem apresentando uma carta do Comitê Organizador da JMJ.
Fonte: www.zenit.org

terça-feira, 28 de junho de 2011

Divulgado o programa de viagem do papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude


A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no último sábado, 25, o programa oficial da viagem do papa Bento XVI a Madri (Espanha), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá na capital espanhola, de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o papa. Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira, 18 de agosto. Ali fará o seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas.
Às 19h30, do dia 18, presidirá a celebração de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde fará o seu segundo discurso em território espanhol.
Na sexta-feira, 19, Bento XVI iniciará seus trabalhos às 7h30 com uma missa privativa, na Capela da Nunciatura Apostólica em Madri. Às 10h, realizará uma visita de cortesia aos Reis da Espanha, no Palácio de La Zarzuela, de Madri. Às 11h30 presidirá um encontro com jovens religiosas no “Patio de los Reyes de El Escorial”.
Às 12h o papa presidirá um encontro com os jovens professores universitários na Basílica de San Lorenzo del Escorial. Às 13h45 almoçará com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da Nunciatura.
Às 17h o Santo Padre participará de um encontro oficial com o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na Nunciatura. Logo em seguida, às 19h30 presidirá a Via Sacra com os jovens na Praça de Cibeles.
Para o sábado, 20, está programada a confissão de alguns jovens da JMJ, nos Jardins del Buen Retíro. Às 10h presidirá uma missa com os seminaristas na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madri.
Às 12h45 almoçará com os cardeais da Espanha, os bispos da província de Madri e o séquito papal na residência do arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Antônio Maria Rouco Varela.
Às 17h o papa se encontrará com os membros do Comitê Organizador da JMJ Madri 2011, na Nunciatura. Às 19h40 visitará a Fundação Instituto San José de Madri onde pronunciará um discurso.
Às 20h30 presidirá a Vigília de Oração com os Jovens no Aeródromo de Quatro Ventos em Madri aonde pronunciará um discurso.
No domingo 21 de agosto, o papa Bento XVI presidirá a missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude, às 9h30, no Aeródromo de Quatro Ventos, logo depois rezará com os presentes a Oração Mariana do Angelus.
Às 12h45 o papa almoçará com os cardeais da Espanha. Às 17h00 se despedirá dos presentes e, às 17h30, presidirá um Encontro com os voluntários da JMJ no Pavilhão 9 do novo centro de exposições Madrid.
Às 18h30 a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Barajas, de Madri, onde fará seu último discurso em solo espanhol. Seu avião deverá decolar às 19h em direção a Roma.
Fonte: CNBB

segunda-feira, 20 de junho de 2011

JMJ: PAPA CONSAGRARÁ JOVENS AO CORAÇÃO DE JESUS

Religiosas em Nova Iorque bordam ornamentos para as celebrações

MADRI, segunda-feira, 20 de junho de 2011.     
Faltam apenas dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri e os preparativos continuam avançando: os músicos afinam seus instrumentos, as imagens da via sacra são preparadas para viajar à capital, a cruz e o ícone continuam sua peregrinação pela geografia eclesial hispana e se anuncia que Bento XVI, dentro de dois meses exatamente, consagrará os jovens ao coração de Jesus, durante a vigília de Cuatro Vientos.
Nesta quinta-feira, 23 de junho, a música de Mozart, Bach e Haendel sonará no quarto e último concerto que despede o ciclo solidário JMJ-Fundação Excelentia. Esta iniciativa começou em setembro, para preparar e difundir a JMJ e colaborar no financiamento do Fundo de Solidariedade. O Fundo permite que jovens de países menos favorecidos realizem seu sonho de participar da JMJ.
No concerto, que se realizará às 19h30, na sala sinfônica do Auditório Nacional, será apresentado um repertório de música sacra com grandes obras dos compositores clássicos citados, interpretadas pela orquestra de câmaraEuropean Royal Ensemble.
O especialista em música barroca Stephen Layton, atual diretor da City of London Sinfonia, dirigirá o concerto, que contará com a participação da Excelentia Choral Academy – um coral estável de 50 vozes, formado pela Fundação Excelentia – e do coral da JORCAM (Jovem Orquestra e Coral da Comunidade de Madri).
Javier Martí, presidente da Fundação Excelentia, convida todos os amantes da música a assistir a este recital: “O público deve assistir a este último concerto, não somente para desfrutar da grande música de Bach, Haendel e Mozart, mas para que, apenas a algumas semanas da realização da JMJ, nós nos unamos a ela: que o concerto sirva como prelúdio desta grande festa”.
Martí avalia positivamente o desenvolvimento deste projeto solidário: “A experiência do ciclo foi extraordinária. A Fundação Excelentia deu a conhecer a JMJ através da música clássica, que é considerada a linguagem universal. Oferecemos concertos de altíssimo nível, o que significou alcançar este duplo objetivo”.
Tradicionalmente, o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração. Por isso, os organizadores da JMJ adiantaram uma notícia: durante a vigília em Cuatro Vientos, no dia 20 de agosto, Bento XVI consagrará todos os jovens ao Sagrado Coração de Jesus. “Então, comecem desde agora a pedir a Jesus torne nosso coração – e o de todos os jovens que virão conosco à JMJ – semelhante ao seu, nestes dois meses que nos restam”, convidam os organizadores.
Do Brooklyn com amor
Esta JMJ está sendo bordada com muito carinho. Em um mosteiro do Brooklyn, em Nova Iorque, uma comunidade monástica se dedica a preparar parte dos ornamentos para as cerimônias com o Papa.
A comunidade Monástica Edith Stein quis participar oferecendo seu grão de areia à JMJ. Chegou aos seus ouvidos a iniciativa “Costurar e cantar”, que está dando a muitas pessoas a oportunidade de ajudar a JMJ, confeccionando as telas para as cerimônias com o Papa, e não hesitaram em colaborar.
As servidoras do Senhor e de Nossa Senhora de Matará, fundação argentina, confeccionaram 25 estolas roxas: “Sabemos que serão usadas não somente durante os dias da Jornada, mas que depois serão entregues às missões mais necessitadas”, comentaram.
Ao lançar-se para pagar os gastos, confiaram na Providência, sem saber como iriam assumir o custo de todo o material. Sua confiança obteve resposta e até o envio aos Estados Unidos foi possível graças a doações.
De toda esta iniciativa, a comunidade destaca o fato de ter experimentado de maneira muito prática o que significa pertencer à grande família da Igreja: “Certamente podemos dizer que estamos participando das JMJ, não somente com aquilo que é próprio nosso, a oração, mas também com o nosso trabalho manual, a confecção de ornamentos para o culto a Deus”. 
Fonte: www.zenit.org

sábado, 18 de junho de 2011

CHARGE 5

ADÃO E EVA



MOTIVO DA EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS



FANATISMO RELIGIOSO





MOISÉS E O TSUNAME


sexta-feira, 17 de junho de 2011

ISSO É QUE É SUPERAÇÃO...


Ele tinha tudo pra ser um marginal ou um drogado.
Mas, conseguiu superar tudo! 
Você também pode! 
Acredite!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PRÓXIMA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SERÁ NO BRASIL: RIO DE JANEIRO

No dia 21 de agosto deste ano, antes do término da Jornada Mundial da Juventude de Madri, Bento XVI anunciará o nome da próxima cidade que irá acolher centenas de milhares de jovens católicos em torno do Papa. E a escolhida será… o Rio de Janeiro.

Como já adiantou o site Religión Digital em junho de 2010, o país com maior número de católicos do mundo abrigará a JMJ de 2014. E o fará semanas depois de encerrar outro grande evento, que sem dúvida colocará o Brasil no centro do mundo: a Copa do Mundo de Futebol.

Desde que o RD adiantara o anúncio, os responsáveis da Igreja brasileira começaram a trabalhar duramente para que o evento seja um sucesso. De fato, segundo pôde saber este portal, a colaboração entre os episcopados brasileiro e espanhol está sendo total, e alguns dos futuros responsáveis pela JMJ do Rio 2014 já colaboram com os atuais gestores de Madri 2011.

O país sul-americano foi um dos primeiros a ser visitado pelo Pontífice, em maio de 2007, e ao longo dos próximos anos se converterá em um dos eixos da sociedade mundial, com a realização de três eventos de caráter global: os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016; a Copa do Mundo de Futebol, entre junho e julho de 2014; e, apenas um mês depois, a Jornada Mundial da Juventude.

O Brasil é um dos gigantes emergentes da economia mundial, e um dos rincões da América Latina com maior número de católicos: 180 milhões, e que, em contrapartida, está sofrendo uma sangria de abandonos em favor de grupos evangélicos. O Brasil acolheu também, em Aparecida, a V Conferência do Episcopado Latino-americano.

Até agora, o lugar escolhido para a JMJ era um autêntico segredo. De fato, diferentes fontes chegaram a negar qualquer possibilidade do Rio de Janeiro, indicando Aparecida ou Belo Horizonte como principais candidatas. Finalmente, será a capital do carnaval a que vai receber o Santo Padre dentro de três anos. O anúncio será feito em Madri. E, novamente, o portal RD se adiantou.
Fonte: site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

quarta-feira, 15 de junho de 2011

JUVENTUDE será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013


Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15 de junho de 2011, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.
Fonte: CNBB

terça-feira, 14 de junho de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO DO CREDO?

A oração do Credo, também conhecida como Profissão de Fé ou ainda Símbolo dos Apóstolos, é a oração pela qual exprimimos a nossa fé verdadeira na Santíssima Trindade, no seu poder supremo e criador e nas verdades fundamentais da nossa doutrina católica. 

Todo cristão é obrigado a saber o símbolo dos Apóstolos de cor (Santo Agostinho). Quem não se empenha em aprendê-lo, torna-se gravemente culpado (São Tomás). Recitai todos os dias o vosso símbolo, nas orações da manhã e da noite, a fim de refrescar a vossa fé (Santo Agostinho). O símbolo é a renovação do pacto concluído com Deus no batismo (São Pedro Crisólogo); é uma couraça que nos protege contra os nossos inimigos (Santo Ambrósio). Os alimentos corporais só nutrem quando os tomamos com freqüência; assim também a fé não alimenta a vida da alma se não repetimos freqüentes vezes os seus atos.

Além do símbolo dos Apóstolos que se recita no batismo, a Igreja serve-se também do símbolo de Nicéia (composto nesse concílio em 321, e completado pelo de Constantinopla em 381) e do símbolo dos concílios de Trento e Vaticano I (publicado, o de Trento, por Pio IV em 1564, completado pelo concílio do Vaticano I em 1870). O símbolo de Nicéia, diz-se na Missa, antes do Ofertório. A profissão de fé do concílio de Trento é obrigatória no ato de posse de uma função eclesiástica e na conversão de um herege.

O símbolo dos Apóstolos contém, em resumo, o que todo católico é obrigado a saber e a crer.
As suas poucas palavras encerram todos os mistérios (Santo Isidoro). O símbolo assemelha-se ao corpo de uma criança, que é pequeno mas possui todos os membros; ou a uma semente que, apesar da sua pequenez, contém toda a árvore com todos os seus ramos.

Chama-se símbolo (sinal pelo qual se distingue alguém), porque na primitiva Igreja servia para distinguir os cristãos. Para poder assistir à Missa era preciso saber o símbolo, sob pena de exclusão. Era proibido comunicá-lo àqueles que não eram batizados; como é proibido em tempo de guerra comunicar a senha.
Chama-se símbolo dos Apóstolos porque tem origem apostólica.

Os Apóstolos, segundo refere Santo Agostinho, estando para se separar, fixaram uma regra segura de pregação, a fim de que, sem embargo da separação, estivessem unidos na doutrina. Isto não quer dizer que as próprias palavras vêm dos Apóstolos; trata-se do fundo. Até o VI século foram-lhe acrescentadas diferentes explicações; por exemplo, à palavra Pai, a de Criador...; à palavra Jesus, a de concebido do Espírito Santo...; às palavras Santa Igreja, a de católica..., etc.; foram motivadas pelo aparecimento de certos hereges. Mas, assim como o homem, pelo crescimento, não adquire membro algum novo, assim o símbolo não admitiu verdades novas.

São Pedro exerceu sobre a redação do símbolo uma influência decisiva, porque nele se encontram os pensamentos fundamentais dos seus discursos em Pentecostes e na cura do paralítico no Templo, e das suas duas defesas no sinédrio. Na primitiva Igreja o símbolo não era mais que uma fórmula de profissão de fé, que era necessário recitar antes do batismo, e que dava em compêndio a doutrina dos Apóstolos e a instrução religiosa que tinha sido ministrada antes.

Os 12 artigos do Credo são 12 gemas que espalham o fulgor da luz e da verdade, e que devemos trazer no coração, isto é, crer; são o pão espiritual que nos é oferecido à entrada da Igreja, isto é, no batismo; transformam o nosso coração num altar sobre o qual oferecemos a Deus as nossas orações e boas obras. 

O Credo ou Símbolo dos Apóstolos é o seguinte:


“Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Existe também o Credo, ou Símbolo niceno-constantinopolitano, que é o seguinte:


“Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis, Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, uma, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.”

Fonte: Blog Alicerçando a Fé (http://bit.ly/g0LDDk)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A CORAGEM DE UMA JUVENTUDE DE FÉ


Um grupo de jovens católicos espanhóis produziu 25 vídeos em que falam sobre temas como matrimônio, aborto, homossexualismo, celibato sacerdotal, sexualismo, ordenação de mulheres e as “riquezas” da Igreja. Os vídeos ecoaram em várias redes de televisão nacionais [espanholas] e produziram uma avalanche de ataques e insultos no YouTube.
Os vídeos, que podem ser vistos em www.arguments.es/proyectos/jmj, foram produzidos por um grupo de estudantes da Universidade de Navarra como preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e propõem-se a dar uma resposta pessoal aos temas mais controvertidos da opinião pública sobre a Igreja.
Nos ultimos dias, os vídeos foram notícia nos meios de comunicação nacionais [da Espanha]. O periódico “Público” lhes dedicou uma página inteira e os vídeos foram veiculados em três canais de televisão: “Cuatro”, “TeleCinco” e “La Sexta”.
A consequência direta foi uma avalanche de críticas virulentas e agressivas a todos os vídeos. A maior parte não foi publicada no canal “catequesisarguments” do YouTube, por estarem cheias de insultos e obscenidades, especialmente contra as garotas que aparecem nos vídeos. No Twitter também tem havido muita repercussão.
O vídeos sobre o homossexualismo, que no começo tinha 3 mil visitas, já está com 30 mil, com 134 votos favoráveis e 556 contrários.
Os promotores da iniciativa pediram àqueles que gostaram dos vídeos que votem a favor ou deixem algum comentário positivo no YouTube. Para mais informações, visite o blog http://www.arguments.es/blogjmj/

Fonte: Artigo reproduzido do site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

Veja a seguir o vídeo onde esses jovens apresentam o seu trabalho:


Os 25 vídeos podem ser vistos em http://www.arguments.es/proyectos/jmj
  
Comentário do Blog:
Acho que nessa altura do campeonato, só temos é que bater palmas e elogiar a iniciativa corajosa dessa juventude católica de fé.
Num mundo onde muitos católicos têm vergonha até de dizer que são católicos em público, esses jovens não só o dizem, como de peito aberto, sem medo de nada, colocam suas opiniões pessoais sobre diversos temas polêmicos, pelos quais a própria Igreja Católica tem sofrido ataques por defender suas posições segundo sua doutrina, ou seja, segundo o Evangelho de Jesus Cristo.
Acho ainda que nós que não temos medo de defender nossas posições e doutrina devemos, aliás, temos o dever, de escrever a esses jovens dando-lhes apoio e os parabéns pela iniciativa.
Vamos lá, juventude católica brasileira! Vamos escrever a esses nossos irmãos de fé, dando-lhes palavras de incentivo e apoio. Não deixe para depois, escreva agora.
VALEU JUVENTUDE CATÓLICA ESPANHOLA!!!



domingo, 12 de junho de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA DO NAMORO ?

O namoro hoje em dia, tem uma conotação imprópria, podemos assim dizer. Pois uma fase da vida de duas pessoas que deveria ser de conhecimento, de amadurecimento da amizade, de preparação para uma vida a dois, e por isso de cultivo do respeito, do entendimento etc, está se tornando um momento de aproveitamento da ocasião para testar como ele ou ela beijam, como se comportam no sexo, ou mesmo, como uma oportunidade que um deles ou ambos encontraram de se sustentarem para conseguirem levar suas vidas infelizes nas famílias em que vivem. Tornando-se um a bengala do outro.


Isso muitas vezes torna o namoro, uma coisa doentia, um momento de infelicidade, de insegurança, de fechamento ao mundo e de oportunidade para o sexo e a convivência a dois fora do casamento, e, consequentemente sem responsabilidades e obrigações.


O namoro ao invés disso, deve ser uma fase de muita felicidade, de alegria, de boa convivência, onde os dois se respeitando, consigam com que cada um se sinta bem em estar do lado do outro. Onde comecem a se conhecer mais profundamente: seus gostos, seus ideais de vida, seus objetivos profissionais, seus conceitos sobre família, como se desenvolve sua espiritualidade etc. 

O namoro então é a primeira fase de um relacionamento a dois. Fase de conhecimento um do outro. E é nas pequenas coisas que um e outro fazem, ou reagem, ou opinam, que se vai conhecendo mais aquele ou aquela que possivelmente um dia se tornará o nosso esposo ou a nossa esposa, e com o(a) qual viverão felizes para sempre.


Afora alguns países no mundo cujas culturas ainda obrigam que a escolha de um namorado ou um futuro marido, seja feita por terceiros, normalmente pelos pais ou orientadores espirituais, na cultura ocidental principalmente, essa escolha ainda é livre e feita por cada pessoa envolvida nesse processo. Dessa forma, se a escolha for errada, a culpa é toda de quem escolheu. Estou falando isso porque existem jovens que se casam sem cumprirem as etapas normais e naturais de quem quer viver uma vida a dois para sempre. E, em questões de meses de relacionamento, resolvem se casar. Não significa que não vai dar certo esse casamento. Mas as chances de dar errado são muito grandes, pois como falamos antes, estes jovens não se conheceram bem antes de assumirem um compromisso tão sério e tão difícil como é a vida a dois dentro do casamento, e ainda mais, se receberam o sagrado Sacramento do Matrimônio, o que torna esse relacionamento indissolúvel perante Deus e Sua Igreja.


Por isso é importante que a fase do namoro, leve um tempo suficiente, independentemente de números de anos ideais, para que os dois se conheçam bem. E para que, a partir daí, possam ter uma certeza grande de que é com ele, ou é com ela, que eu quero viver toda a minha vida. Fazendo-o(a) feliz e ajudando-o(a) no caminho da santidade, dentro da família.


Os noivos só deveríam se casar quando tivessem a plena certeza de que o passo que estão dando é realmente a sua vontade para uma vida inteira.

Não existem regras para que um relacionamento dê certo. Mas, existem alguns cuidados que os namorados devem estar atentos para que conheçam melhor um ao outro e para que a sua vida depois de casados tenha mais chance de dar certo. Como por exemplo:

- Como será o seu casamento se o seu namorado pertence a uma outra religião e é bastante perseverante nela, assim como você é com a sua? Será que ele vai aceitar participar das celebrações na sua Igreja e você aceitará ir na dele? Será que as suas crenças não são muito antagônicas e incompatíveis até em forma de doutrina?


- Como será o seu casamento, se o seu namorado não abre mão de jeito algum do futebol nos finais de semana e de beber nos botequins com os amigos, te deixando muitas vezes esperando por ele?


- Como será o seu casamento, se a sua namorada não abre mão de sair nos finais de semana com suas amigas e não gosta que você vá junto?

- Como será o seu casamento, se os seus pais não suportam e não aceitam o seu namorado, ou a sua namorada, de jeito algum, e nunca fizeram questão alguma de recebê-lo ou recebê-la em sua casa?

- Como será o seu casamento, se o seu namorado olha insistentemente para outras mulheres, mesmo na sua frente, sem se incomodar com o que você pensa disso, e, quando você reclama, diz que você é muito ciumenta?

- Como será o seu casamento, se o seu namorado tem um ciúme doentio de você, achando que tudo o que você faz sem a sua presença é porque tem outro homem no seu caminho e que por causa disso vocês discutem muito, sem chegar a nenhuma solução?

- Como será o seu casamento, se o seu relacionamento de namorados é só voltado para o sexo?

- Como será o seu casamento, se no seu namoro, vocês só gostam de sair para se divertirem em noitadas, baladas etc, e se sentem chateados quando têm que ficar em casa e não sabem o que fazer ou conversar?
- Como será o seu casamento, se vocês não conversam e não gostam de se abrir um para com o outro, por falta de confiança mútua e por isso não conseguem se conhecer bem?

- Como será o seu casamento, se ele é muito mesquinho, não aceita gastar nada e evita até de sair uma vez ou outra com você, para não gastar dinheiro?

- Como será o seu casamento se a sua namorada gosta de usar roupas extravagantes e muito curtas e você vai fazendo “vistas grossas” e vai deixando o barco rolar...?                                                 

- Como será o seu casamento se ele quer que você faça tudo pra ele a tempo e a hora, não sendo capaz de pegar nem um copo de água?
- Como será o seu casamento, se . . .


Se para cada uma dessas perguntas você tem como resposta: 
- Ah, essa situação se acerta sozinha depois de casarmos! Ou,
- Ah, ele(a) vai mudar depois de casarmos! Ou ainda,
- Ah, depois do casamento tudo muda! 
Cuidado queridos jovens, pois as coisas não são bem assim. É lógico que tudo pode mudar, tudo pode se ajeitar, mas para que isso aconteça de forma definitiva e correta é preciso muita conversa, muita reflexão a dois, muita vontade de melhorar e muita fé no casamento e na vida a dois. E principalmente, a presença de Deus entre vocês, desde o tempo de namoro.

È queridos amigos, essas e outras perguntas devem ser feitas por vocês que estão namorando ou vão namorar e desejam se casar um dia, recebendo o sagrado Sacramento do Matrimônio.

É lógico que sabemos, como falamos acima, que as pessoas podem mudar seus comportamentos e sua maneira de pensar e agir ao longo de suas vidas, mas existem certos pontos e conceitos que se estiverem muito enraizados em um ou no outro, vindo até da formação familiar e cultural, são muito difíceis de serem mudados e por isso é necessário que os namorados tomem cuidado com essas situações. É necessário que conversem muito sobre todos os aspectos, procurando identificar as soluções em conjunto.


Não querendo ser estraga prazer, mas, muitas vezes é preferível um namoro desfeito, em que haja até o sofrimento e a tristeza de um ou de outro, e até de ambos, quando chegam a um impasse no relacionamento, do que levarem isso a frente, de qualquer forma, e a coisa complicar depois de casados.
É por isso que muitos casamentos duram muito pouco tempo. Principalmente se sente-se que um dos dois não demonstra que terá o compromisso com a vida a dois, em família.

Reze a Deus pedindo a Ele que lhe apresente alguém da Sua vontade, que possa lhe fazer feliz e você a ele(a) e juntos possam construir uma família feliz e que vivam os verdadeiros valores cristãos dentro do casamento.                                                                                                    No mais, aproveitem essa fase de encantamento, que é o namoro. Sintam-se felizes e, tenham um verdadeiro namoro santo. 
Deus os abençoe!                                                                                                         

Por: José Vicente Ucha Campos

sábado, 11 de junho de 2011

Mais de 11 mil brasileiros confirmados na JMJ em Madri. Tem uma brasileira da Comunidade Shalom na organização. Veja!

Alguns dias atrás, o Cardeal de Madri, arcebispo Rouco Varella, disse que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011 será “um grande Pentecostes”. Nos últimos meses, na sede do comitê organizador da JMJ, já se pode ter uma antevisão disso. Trabalhar nos preparativos para a Jornada é como estar em uma mini “ONU” (Organização das Nações Unidas): além dos espanhóis, jovens de países como Brasil, Dinamarca,Taiwan e Argentina trabalham juntos há semanas ou meses para que a Jornada Mundial da Juventude seja um sucesso.
Aqui estão as histórias de sete jovens que deixaram seus países para embarcar na aventura de organizar uma JMJ. Cada um está contribuindo de algum modo para que muitos dos seus jovens conterrâneos possam ir a Madri e se sentir em casa.


Paola (Taiwan)
Paola300
Ya-Chen Chuang, apelidada Paola, tem 25 anos e vem de Taiwan. Ela é responsável por gerenciar a página em em  mandarim no Facebook . Cerca de 3.000 fãs da página se preparam para a Jornada Mundial da Juventude, vindos de Hong Kong, Macau, Taiwan e China.
De Taiwan irão mais de 500 peregrinos à Espanha. Consciente de que não é fácil para eles empreender essa peregrinação, Paola conseguiu que toda a equipe de comunicação, incluindo o diretor executivo, gravasse mensagens em mandarim para incentivar todos os jovens de Taiwan a ir à JMJ.


Elsa Vázquez (Austrália)
Elsa300
Elsa Vázquez é australiana. Depois de trabalhar no setor bancário por 13 anos, decidiu abandonar tudo pelo que ela considera um projeto muito especial.Seu trabalho na JMJ é organizar toda a logística das atividades realizadas no Parque del Retiro, incluindo a Feira Vocacional e a Festa da Reconciliação.
Sua primeira Jornada Mundial da Juventude foi em Toronto (2002). Ela se inscreveu porque achava que seria a última oportunidade de ver o Papa João Paulo II, mas não sabia direito o que era uma JMJ. Quando chegou, ficou impactada com toda a alegria e espiritualidade, e por isso acredita que a Jornada Mundial da Juventude em Madri será um momento único para os espanhóis.
Já estão inscritos mais de três mil jovens australianos. Isso nunca tinha acontecido na Austrália e Elsa atribui esse número aos frutos da JMJ realizada em Sydney em 2008. Para ela, essa é mais uma prova de que a JMJ ilumina os corações das pessoas.


Richard Olivier (França)
Olivier300
Na véspera do Ano Novo de 2009, durante um retiro, o francês Richard Olivier pediu sua namorada em casamento. Antes de se casarem, eles queriam agradecer a Deus pelo presente de terem se conhecido e decidiram assim contribuir com a organização da Jornada. Até o seu casamento em julho, eles estarão trabalhando como voluntários da JMJ, e participarão da jornada como uma nova família.
Olivier trabalha no departamento de cultura, coordenando as diversas atividades musicais que serão realizadas durante a semana.
A aqueles que ainda têm dúvidas sobre se devem ou não participar da JMJ, Olivier é bastante claro: “Que se dêem esse presente e venham para Madri”. Por quê? “É uma experiência que muda sua vida. Haverá algo que você vai tocar seu coração”.
Já estão inscritos cerca de 50 mil jovens franceses.


Giselle Azevedo (Brasil)
Giselle300
Giselle Azevedo tinha tudo: uma carreira como bailarina, uma família, bons amigos e até mesmo um namorado. Mas sabia que ainda faltava alguma coisa. Hoje tem 28 anos e há mais de dez pertence à Comunidade Católica Shalom, estando comprometida a levar o Evangelho a todos os cantos..Agora ela trabalha no departamento de Cultura da JMJ. Para Giselle, todos os jovens que irão para a JMJ viverão a experiência mais incrível de suas vidas. “É uma oportunidade única de ouvir de perto as palavras do Papa dirigidas a cada um, de ser contagiado pela fé de outros jovens.”
Seu rosto se ilumina quando fala dos outros brasileiros: já estão inscritos mais de 11 mil. Ela conta que eles vivem estes meses que antecedem JMJ com grande entusiasmo e ajudando uns aos outros para garantir que nenhum jovem deixe de ir por falta de recursos financeiros.


Benjamin Paz (Argentina)
Benjamin_Paz_Vermal300
Desde o começo, o argentino Benjamin Paz desejou participar da JMJ com os outros 5 mil jovens de seu país. Quando surgiu a oportunidade de ser voluntário, ele não pensou duas vezes.
Ele trabalha desde março de 2011 na área de redes sociais, juntamente com outras três pessoas, coordenando uma equipe de outros setenta voluntários que estão em seus respectivos países, também trabalhando para a JMJ.
Benjamin não duvida de que a JMJ será algo impressionante: ver tanta juventude “pulsando” pelo mesmo motivo ao mesmo tempo. Além disso, para aqueles que estão trabalhando na organização, é uma satisfação enorme ver que todo este esforço serve para fazer o bem,  que muda vidas.


Eva Janosikova (Eslováquia)
Eva300Como Benjamin, Eva trabalha em redes sociais. Seu objetivo é usar esses novos canais para transmitir e difundir a mensagem do Santo Padre e tornar mais fácil para as pessoas crescerem na fé.
Ela explica que participar da Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade única em um momento muito especial na vida dos jovens. Como o último anúncio da Jornada Mundial da Juventude, é um trem que só passa uma vez na vida.
Eva sabe como seus compatriotas se preparam para a Jornada Mundial da Juventude. Mais de três mil eslovacos estão inscritos, mas para também incentivar muitos outros, ela criou um blog em sua língua falando de todos os preparativos . Ela incentiva todos os jovens a fazer o mesmo: cada jovem é o melhor embaixador da JMJ para todos seus amigos!


Petter Becker-Jostes (Dinamarca) 
Petter300
Um dos últimos a chegar na sede da Jornada Mundial da Juventude foi Petter Becker-Jostes, que acaba de chegar de Copenhague. Este dinamarquês de 25 anos conta que se apresentou em Madri como voluntário por uma combinação de dois fatores: tinha tempo livre e queria participar de um evento tão importante como a JMJ.
Ele trabalha na equipe de credenciamento de imprensa, que é responsável por registrar os mais de quatro mil jornalistas esperados para cobrir a Jornada Mundial da Juventude.
Aos jovens que ainda não se credenciaram, ele dá um conselho:. Cuidado! – no bom sentido, porém – É que, para Petter, a JMJ muda sua vida para sempre.
Da página oficial Madrid11.com, traduzido por Moisés de Oliveira
Fonte: Artigo reproduzido do site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio