Olá galera!

Criamos esse espaço para que seja um cantinho onde todos os jovens possam compartilhar suas opiniões, críticas, sugestões, sobre os diversos aspectos que os cercam no dia-a-dia de suas vidas e que dificilmente têm com quem partilhar e opinar.

Chega de papo, vamos à luta!

Um grande abraço a todos!
José Vicente Ucha Campos

Contato: jvucampos@gmail.com



quinta-feira, 28 de abril de 2011

PIERCINGS TROCADOS POR ROSÁRIOS

A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos

Um grupo de jovens católicos iniciou, em Roma, um trabalho de evangelização que consiste em oferecer aos jovens rosários em troca de piercings. É a Associação Papaboys, que fica num bairro próximo ao Vaticano; eles já acumulam mais de mil piercings de formatos, cores e tamanhos diferentes.

“Vamos derreter tudo e criar um coração em homenagem a Maria, mãe de Jesus”, disse à BBC Brasil Daniele Venturi, presidente da associação. “Queremos que esses jovens encontrem o caminho da verdade”.

Esses jovens católicos vão pelas ruas da capital da Itália oferecendo aos jovens o rosário em troca do piercing, dizendo: “Me dá teu piercing em troca de um rosário. Vamos rezar juntos”? E “Para que colocar mais um peso na cabeça? Larga este ferro. Te liberta”.

A presidente da referida associação afirma que os Papaboys não iniciaram uma guerra contra os piercings, mas que apenas encontraram uma maneira divertida de se aproximarem dos jovens e trazê-los para Deus.

A associação foi criada depois do Jubileu da Juventude, evento realizado em Roma, em 2000, que reuniu mais de dois milhões de jovens. O nome escolhido é o mesmo que eram chamados os jovens que seguiam o Papa João Paulo II nas Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas desde 1985, evento conhecido como “Woodstock católico” – em uma alusão ao célebre festival americano da década de 60. A associação conta com 10 mil jovens filiados em todas as regiões italianas.

“João Paulo II é o nosso principal inspirador. A coisa mais linda que ele ensinou aos jovens de todo o mundo é saber reconhecer a figura de Cristo no rosto de todas as pessoas”, ressalta Venturi.

“É uma brincadeira”, afirma ela. “Achamos que os jovens vivem pressionados por seguir a moda neste mundo em que tudo gira velozmente. Propomos um ferro diferente do piercing: um rosário, que é muito mais profundo, pode libertá-los e aumentar a potência dos seus corações”.

Na avaliação dos Papaboys, o piercing é trocado em nome de uma nova amizade. Afinal, todos aqueles que abandonam o adorno são convidados para participar da associação. “Jesus e os apóstolos formavam um grupo de amigos”, diz Venturi. “Os Papaboys também”. Eles chegam pedindo o piercing e acabam convidando as meninas para participar de um grupo de oração. Os rapazes podem também integrar o time de futebol da associação.

O estudante Michele Biaggio, de 22 anos, dá o seu testemunho quando foi abordado. “Achei que era uma brincadeira e tirei o piercing que tinha no lábio dando muitas gargalhadas. Só descobri que era era sério quando eles me mostraram o rosário”, relata. “Gosto da iniciativa. Gosto de saber que tem alguém preocupado com os jovens católicos” (Fonte: www.bbcbrasil.com)

Os médicos dermatologistas chamam a atenção para o perigo do piercing transmitir doenças graves como as hepatites e até mesmo a AIDS. Isso acontece porque frequentemente os que realizam a introdução do piercing, fazem a tatuagem ou a automutilação do corpo não tomam as necessárias cautelas higiênicas. 

Verifica-se que em cada cinco um adolescente é contagiado assim, ao passo que as adolescentes são duas vezes mais afetadas. Os piercings costumam ser fixados em partes do corpo muito impróprias: na língua, umbigo, lábios, e até nos órgãos genitais, o que mostra um comportamento exótico e excêntrico. Às vezes são usados vários anéis fixados através do pavilhão da orelha, e que podem acarretar necrose da cartilagem. O jovem cristão não precisa disso.

“Do ponto de vista ético, a prática dos piercings e afins só pode ser rejeitada, pois contribui para afetar negativamente o corpo e a saúde dos usuários. A lei de Deus manda preservar a vida. A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos. Aos pais compete incutir aos filhos uma escala de valores que esteja acima de modismos e ondas do momento, que prejudicam o autêntico desenvolvimento físico e moral dos adolescentes” (D. Estevão Bettencourt)

Por: Prof. Felipe Aquino
Fonte: Blog do Prof.Felipe Aquino - Canção Nova

terça-feira, 26 de abril de 2011

TÁ RECLAMANDO DE QUE?

Vejam mais alguns belos exemplos de superação, força de vontade e crença na vida e em Deus, de Nick Vujicic. Depois disso só nos resta perguntarmos a nós mesmos: "Estou reclamando de que?"

                                         

segunda-feira, 25 de abril de 2011

BENTO XVI - HERÓI MANGÁ


Editor dos quadrinhos explica a ideia para a JMJ

Madri - Espanha - JMJ
Os mangás japoneses (segmento de histórias em quadrinhos) são cada vez mais populares, independentemente da idade do leitor, mas seu interesse é notório entre jovens de todo o mundo. Por isso, nos EUA surgiu a iniciativa de contar a vida de Bento XVI em estilo mangá.
Jonathan Lin e ‘Manga Hero’, uma produtora de quadrinhos com sede em San Rafael, Califórnia, baseou duas de suas obras em cenas da Bíblia.

No mês de agosto essa editora levará a Madri um mangá muito especial, especialmente para a Jornada Mundial da Juventude.

O roteiro da história, leva o título de ‘Habemus Papam’, foi escrito por Gabrielle Gniewek, uma estudante da Universidade João Paulo II (‘JP Catholic’), em San Diego, Califórnia. Este centro acadêmico fundado em 2006 propõe encontrar modos de aproximar Cristo da cultura popular, através de diferentes formas de comunicação. Os estudantes da ‘JP Catholic’ formam-se nisso.

Jonathan Lin, editor do produto, explica que “o objetivo de ‘Habemus Papam’ é apresentar Bento XVI àqueles que ainda não sabem muito sobre ele, salvo que se trata do máximo representante da Igreja católica. Esta breve história reproduz as diferentes vivências do Santo Padre por todo o mundo – especialmente como cardal, trabalhando com seu antecessor João Paulo II, e culminando com o momento em que foi eleito bispo de Roma”.

Por que um mangá? A resposta é clara: “na última década, a popularidade do mangá teve um crescimento assombroso em todo o mundo, e converteu em fãs milhões de crianças e adultos. De fato, é considerado uma das exportações japonesas mais exitosas. O mangá adquiriu uma grande extensão de conteúdos em um grande número de gêneros. Queremos utilizar o mangá como ferramenta para mostrar à juventude e ao mundo uma Igreja sem medo da modernidade e da rápida evolução da cultura. Não duvidamos em usar novas formas midiáticas para nos comunicar com os jovens”.

As últimas criações da editora foram sobre figuras bíblicas tão sugestivas como Judite e São Paulo. O editor explica que eles representam perfeitamente um herói e uma heroína, “dois personagens célebres que demonstraram seu valor e nobreza, especialmente quando arriscaram ou sacrificaram suas vidas pela fé”.

Habemus Papam será impresso em uma cidade próxima de Madri e todo o projeto será produzido por ‘Manga Hero’.

O editor explica que os quadrinhos serão distribuídos aos participantes da JMJ e em lugares públicos como igrejas, colégios, praças. Espera-se imprimir mais de 300 mil exemplares, em inglês e em espanhol.

“Que seja uma boa iniciativa e que ensine as pessoas sobre o Santo Padre, assim como da importância, visibilidade e atividade da Igreja na cultura moderna”, disse Jonathan Lin.
 Fonte: site www.zenit.org

Por que se confessar com um padre?

ACUSAÇÃO: “Quem pode perdoar os pecados senão Deus? ” (Mc 2,7).
RESPOSTA : Quem negava a Jesus o poder de perdoar os pecados e até O tachava de blasfemador eram os orgulhosos escribas. Jesus, porém, lhes respondeu: “Para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados […]” (Mc 2,10) e curou o paralítico, que foi perdoado à vista deles.

Esse poder de perdoar os pecados, o Senhor o confiou aos homens pecadores, aos Apóstolos e a seus legítimos sucessores, no dia mais solene: na Ressurreição quando lhes apareceu e disse: “Assim como o pai me enviou, também eu vos envio a vós. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,21-23).

Não resta dúvida de que o sopro de Cristo ressuscitado e as palavras: “Recebei o (dom do) Espírito Santo […]” expressam claramente que os Apóstolos não obtiveram o poder de perdoar os pecados em virtude de sua santidade ou impecabilidade, mas como um dom especial, merecido por Cristo e a eles conferido em favor das almas, remidas pelo sangue derramado na cruz. Daí dizer: “Eu não me confesso com os padres, porque eles também são pecadores” demonstra igual insensatez ao se afirmar: “Eu não vou, com minha doença, procurar conselho e remédio dos médicos, porque eles também ficam doentes”.


Por isso, os católicos, mesmo que sejam, cardeais e reis, dobram humildemente suas cabeças diante de tão claras palavras de Jesus e confessam seus pecados diante dum simples sacerdote, para receber o perdão de Deus. Os outros crentes, porém, preferem ignorar essas palavras de Cristo e desprezar o grande dom do Senhor no sacramento da penitência. Para motivar esse procedimento, procuram na Bíblia vários textos no sentido: “Convertei-vos… fazei penitência… arrependei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados,… para que sejais salvos”.


Ninguém duvida de que o sincero arrependimento dos pecados, com firme propósito de não pecar mais, e a satisfação feita a Deus e aos prejudicados, eram no Antigo Testamento condições necessárias e suficientes para obter perdão do Altíssimo. O mesmo vale ainda hoje para todos os que desconhecem a Jesus e o Evangelho, para os que não têm nenhuma ocasião de se confessar; são ainda condições necessárias para obter perdão na boa confissão. Mas quem no seu orgulho não acredita na veracidade e obrigatoriedade das palavras de Cristo Ressuscitado, com as quais Ele instituiu o sacramento da penitência, e por isso não quer se confessar, dificilmente receberá perdão!


Cada pecado é um ato de orgulho e de desobediência contra Deus. Por isso “Cristo se humilhou e tornou-se obediente até a morte na cruz” (Fl 2,8) para expiar o orgulho e a desobediência dos nossos pecados e nos merecer o perdão. Por essa razão, Ele exige de nós confissão sacramental, na qual confessamos os nossos pecados diante do Seu representante, legitimamente ordenado. Conforme a Sua promessa: “Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Lc 18,14).


Alguns “crentes” aliciam os católicos para sua crença, com a promessa de que, depois do batismo (pela imersão), estes estarão livres de qualquer pecado e nem poderão mais pecar! (Conseqüentemente, não precisarão mais de nenhuma confissão). Apóiam essa afirmação nas palavras bíblicas de I Jo 3, 6 e 9 “Quem permanece n'Ele não peca; quem peca não O viu, nem O conheceu” e “Todo aquele que é gerado por Deus, não comete pecado, porque nele permanece o germe divino” (a graça santificante).

Em resposta, lembro o princípio bíblico de que entre as verdades bíblicas, reveladas por Deus, não pode haver contradições. Por isso, as palavras menos claras devem ser esclarecidas por palavras mais claras ou pela autoridade estabelecida por Deus (Magistério da Igreja). Ora, o próprio apóstolo escreve em (I Jo 1,8-10): “Se dizemos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda a iniquidade. Se pensamos não ter pecado, nós O declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós”.

Por isso, a Tradição Apostólica interpreta as palavras de I Jo 3,9: “Todo aquele que é gerado por Deus não peca” no sentido de “não deve pecar gravemente”, já que possuindo a graça de Deus, tem suficiente força para vencer as tentações. Enquanto as claras palavras em I Jo 1,8-10 falam dos pecados leves – veniais; sendo somente Maria Imaculada livre de qualquer mancha do pecado original e pessoal, em previsão dos méritos antecipados de Jesus Cristo que a escolheu por sua Mãe. Portanto, todos os homens adultos necessitam de Misericórdia Divina; e os sinceros seguidores da Bíblia receberam-na, agradecidos, no sacramento da confissão.
Por: Pe. Anderson Marçal

Fonte: Blog Canção Nova

sábado, 23 de abril de 2011

O QUE É A PÁSCOA ?

Para entendermos o significado pleno e profundo da Páscoa que celebramos hoje em dia, vamos entender um pouco da Páscoa dos judeus, a mesma que Jesus celebrou  com seus discípulos a quase dois mil anos atrás.

A PÁSCOA DOS JUDEUS

A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach” e significa “Passagem”.
A “Pessach” era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento e ainda hoje os israelitas a relembram todos os anos.

Mas o que significa a Páscoa dos judeus ?

O ritual da Páscoa conserva a lembrança da “passagem” do anjo libertador enviado por Deus, na noite em que foram mortos os primogênitos dos egípcios, como a última alternativa para o Faraó egípcio aceitar libertar o povo hebreu do cativeiro em que viviam no Egito, conforme podemos observar em Ex 12, 21 – 28.
Foi só depois dessa passagem do anjo do Senhor, que o povo hebreu teve a sua liberdade concedida. Ou seja, teve a sua “passagem” da escravidão para uma vida nova, de liberdade.

O Senhor Deus, solicitou a Moisés que esse rito da passagem do anjo, fosse lembrado pelo povo: “Quando tiverdes entrado na terra que Javé vos dará, como ele disse, observarei este rito. Quando vossos filhos vos perguntarem: ‘Que rito é este?’, respondereis: ‘É o sacrifício da Páscoa para Javé que passou adiante ...’ ” (Ex 12,25).

Esta foi a “passagem”, “pessach”, ou Páscoa dos judeus, até hoje celebrada todos os anos.

Jesus Cristo, que muito respeitava todas as celebrações de sua religião judaica, também festejava a Páscoa.
Foi  o  que  Ele  fez, às  vésperas  sua  morte, ao cear  com  seus  discípulos  nos  arredores  de  Jerusalém:

Preparativos para a ceia pascal – ( Mt 26, 17 – 19 )

A ceia da Páscoa – ( Mt 26, 20 – 29 )

Salmos do Hallel – Sl 113 – 118 – 134  – ( Mt 26, 30 )

 A PÁSCOA DE JESUS CRISTO

Julgado, condenado à morte na cruz e sepultado em seguida, Jesus ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois, portanto, da Páscoa judaica.
Os cristãos, desde então, também passaram a comemorar a Páscoa, a Páscoa da Ressurreição de Jesus, que também era uma “passagem”:

 - a passagem da Morte para a Vida (Jesus venceu a morte);

- A passagem de Jesus da terra para o céu;

- Da vida terrena para a vida de volta junto ao Pai;

E que para nós seu povo, significa a “passagem” da escravidão do pecado para a vida eterna, pois a “Ressurreição” de Jesus, abriu o caminho para que nós pecadores, pudéssemos também ter a nossa “Ressurreição”, ou seja, a nossa “passagem” da vida de pecado e da morte, para a vida eterna, plena de felicidade e libertos  de  todo e qualquer  mal. Pois  junto  a Deus, só teremos alegria e felicidade completas.

Essa é a Páscoa de Jesus, que também é a nossa Páscoa, ou seja, a nossa possibilidade de passarmos de uma vida de pecado para uma vida de santidade plena junto a Deus. E isso só se torna possível após a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por isso a Páscoa da Ressurreição de Jesus é tão importante. É o ápice da nossa vida de cristãos. É o que fortifica a nossa crença na Ressurreição. Essa é a nossa Esperança. Esse deve ser o final do caminho que estamos seguindo: O Cristo Ressuscitado e nós juntos a Ele, participando do banquete que para nós está sendo preparado.

O SEPULCRO VAZIO

A apresentação do túmulo de Jesus vazio, com seu sudário num canto, evoca a Ressurreição, o Cristo ressuscitado, ausente do “local de morte”, da escuridão do túmulo. Cristo venceu a morte ao ressuscitar dos mortos.

O túmulo vazio é um símbolo. Ele relembra aquele dia – o primeiro da semana, o domingo – em que as mulheres, pertencentes ao grupo de discípulos que seguia Jesus, foram ao túmulo com ungüentos e ervas para preparar o corpo do Mestre, segundo os costumes judaicos.
Porém, ao chegar ao sepulcro, viram rolada a grande pedra que o fechava e a “porta”, aberta. Entraram e constataram então que o corpo de Jesus não estava. Muito preocupadas e aflitas, saíram do sepulcro e viram o anjo do Senhor com vestes brilhantes, que lhes disse:

“ Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo ? Jesus ressuscitou, como havia dito .”

O ALELUIA

Aleluia é uma palavra hebraica que significa: “ louvem o Senhor com alegria ”.
Muito usado nos salmos, o aleluia passou a ser um grito de júbilo obrigatório para os cristãos na época da Páscoa.

Cristo ressuscitou. Sem dúvida, é uma imensa alegria ver Jesus voltar à vida após os tristes acontecimentos de seu julgamento, condenação e morte na cruz.

A ressurreição é o que  os cristãos recordam todos os anos no domingo de Páscoa, dizendo um “aleluia” cheio de alegria e de esperança: é um novo dia, um novo tempo, uma nova vida que chega. Jesus está  vivo e estará sempre no meio de nós.

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

O CORDEIRO PASCAL

O cordeiro é o mais antigo símbolo da Páscoa.
Ele foi o símbolo da Primeira Aliança entre Deus e Moisés.
O cordeiro foi, por assim dizer, o instrumento da instituição da Páscoa.
Quando, após um longo período de escravidão, o povo hebreu estava para ser libertado do domínio egípcio, o Senhor disse a Moisés e a seu irmão Aarão que pegassem um cordeiro por família, o imolassem, tingissem as portas com o seu sangue e o comessem assado, com pães ázimos (sem fermento)... ( Ex 12, 2 – 14 ).

A POMBA PASCAL

As pombas são aves que sempre estiveram ligadas a episódios bíblicos.
Logo no início das Sagradas Escrituras, no Antigo Testamento, no Livro do Gênesis, quando do dilúvio...
Já no Novo Testamento, os evangelistas, ao falarem do batismo de Jesus, relatam que o Espírito de Deus desceu sobre Ele em forma de pomba.
Fora dos relatos bíblicos, as pombas sempre foram consideradas símbolos da paz, de harmonia, de fraternidade, amor e amizade.
Por tudo isso, a pomba, em geral de cor branca, é um dos símbolos da Páscoa, a chamada “pomba pascal”.

Os demais símbolos da Páscoa:

O OVO DE PÁSCOA

O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí a sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus Cristo também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que têm fé e esperança.

Simboliza então: Cristo ressuscitou, glorioso, com Vida Nova.

O COELHINHO DA PÁSCOA

O coelho é um dos primeiro animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.
Ora, no hemisfério Norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera (para nós, que habitamos no hemisfério Sul, a Páscoa é no outono) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, salpicados de  flores, dando, portanto, a  idéia  de  renovação da  vida, que  parecia  “morta” durante  o  inverno.
Além disso, os coelhos são animais que se reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí também a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.

E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança para toda a humanidade. Além de, pela força do Cristo Ressuscitado, ter a sua Igreja fecunda  em  produzir  muitos  discípulos  desse  mesmo  Cristo, o  Filho  de  Deus, em  todo  o  mundo.

Uma Feliz e Santa Páscoa para todos!

Por: PASCOM-PNSC

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A SUA CRUZ ESTÁ PESADA...?













Igreja Católica: uma Igreja Jovem ?

Para os que afirmam que a Igreja Católica está “envelhecendo” pela ausência de jovens nas Paróquias, existem provas contundentes que demonstram exatamente o contrário. Neste sábado próximo passado, 16 de abril de 2011, a Igreja celebrou o Dia Mundial da Juventude e reuniu milhares de jovens para professar a fé em Jesus Cristo.
Nesta data, o Setor Jovem da Arquidiocese do Rio de Janeiro comemorou um ano de muito trabalho.
Também vale destacar que, em agosto, será realizada em Madri, na Espanha, a Jornada Mundial da Juventude, onde o Papa se reunirá com milhões de jovens provenientes dos quatro cantos da terra para, juntos, viverem aquilo que o Sumo Pontífice define como “uma grande festa da fé.”
É possível perceber que cada vez mais a juventude está articulada nas Paróquias, participando da Liturgia, dos Sacramentos, promovendo encontros, debates e buscando novos cristãos, seja através de seus testemunhos pessoais ou pela internet.
Para Gustavo Ribeiro, jovem atuante na Arquidiocese do Rio, o papel da juventude que possui uma vivência na Igreja é buscar meios de tornar a comunicação mais eficiente. Segundo ele, comunicar significa levar o sentido da existência aos demais, principalmente aos jovens que precisam ser despertados sobre a importância de um encontro com Jesus.
- Os nossos amigos de escola, faculdade, trabalho ou vizinhos necessitam da verdadeira referência que é Cristo. Por isso, nossa responsabilidade de comunicar a Boa Nova é grande e essa é nossa missão. Somos quem melhor sabe fazer isso no “mundo online”. Portanto, temos que fazer com que a nossa voz ecoe o máximo possível, afirmou o jovem.
Para Thiago de França, que desde o lançamento do Setor Jovem acompanha o desenvolvimento dos trabalhos, a juventude do Rio de Janeiro hoje está bem mais articulada e em comunhão com a Igreja.
- As atividades realizadas e o crescimento espiritual, adquirido pela própria formação que temos recebido, com propostas de retiro e de celebração da fé, tem nos levado a uma formação integral que proporciona um crescimento progressivo. Também estamos trocando experiências em todas as redes sociais, e isso tem ajudado no nosso crescimento, partilhou.
Os jovens já perceberam que sua presença na Igreja é imprescindível para atrair a juventude. Anna Carolina Bayer é secretária de comunicação do Setor Jovem e acredita no poder das novas mídias para propagar a fé católica.
- A evangelização dentro da pastoral acontece na comunicação de jovem para jovem. E este a domina e se adapta facilmente as mudanças de um mundo pós-moderno, onde a comunicação se dá através das novas mídias. Além disso, o jovem através de sua alegria e ânimo naturais comunica Cristo. É ele, o jovem, o elo de comunicação que necessita ser valorizado dentro de todas as instâncias de nossa Igreja, afirmou.
Até o Papa Bento XVI, ao convidar os jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude, destacou a importância desta faixa etária. Segundo ele, a Igreja hoje necessita “da fé viva, da caridade criativa e do dinamismo e da esperança dos jovens.”
O responsável pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Carlos Sávio da Costa, acredita que os grandes eventos da juventude são importantes para que o jovem perceba que não está sozinho.
- Jovens católicos, cristãos, que têm suas dificuldades, problemas, mas que querem acertar. Ou seja, o jovem depara-se com a realidade de que não está sozinho: existem outros jovens que comungam, partilham da mesma mesa, do mesmo altar e da mesma catequese que a Igreja tem para oferecer. Isso é muito importante.
Ele ressalta que é necessário combater as vozes que têm atrapalhado a vida da juventude. Para ele, muitas pessoas falam em nome de Jesus Cristo de forma desapropriada. E acrescentou que até os próprios meios de comunicação algumas vezes são nocivos à vida do jovem, colocando conceitos errados:
- Nós precisamos “nadar contra a maré”. O jovem precisa ser forte. E nós precisamos nos unir, como juventude do Brasil, para poder atravessar esse “oceano” de tantos contra-valores. E aí passa o Catolicismo, aí passa a religião, que vai dando força espiritual para que o jovem possa atravessar essas dificuldades que estão aí hoje em dia.
Fonte: site do MUTICOM

terça-feira, 19 de abril de 2011

Divulgada lista dos 150 blogueiros que se reunirão no Vaticano

No site do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais

MADRI, terça-feira 19 de abril de 2011.
Cento e cinquenta blogueiros foram convidados a comparecer a um encontro no Vaticano no dia 2 de maio, pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, presidido por Dom Claudio Maria Celli.

Conforme relata a ZENIT Kervin Frometa, do tucristo.com, 750 pedidos foram recebidos e foi necessário fazer "uma seleção difícil para oferecer, tanto quanto possível, um quadro geral e representativo da ‘blogosfera'".

Richard Rouse, na nota, diz que há alguns blogueiros iniciantes e outros famosos; alguns blogs são institucionais, outros pessoais; existem aqueles que contam histórias pessoais e outros que narram fatos e acontecimentos locais e internacionais. Alguns têm um bom financiamento e outros sobrevivem.

Para a primeira seleção, foi preciso garantir uma presença diversificada, enquanto para a seleção final foi realizado um sorteio.

Pede-se aos que não estão na lista que "não se sintam excluídos". Os blogueiros presentes na reunião informarão constantemente sobre o desenvolvimento do encontro e talvez se possa organizar uma conexão direta ao evento.

Os 150 blogueiros da lista receberão mais instruções após a Páscoa. No entanto, é importante lembrar que não existem planos para dar subsídios ou financiamentos para a estadia em Roma. O convite foi, e continua sendo, para os blogueiros que estarão em Roma para a beatificação de João Paulo II.

Por fim, esclarece-se que ser selecionado não implica qualquer aprovação do conteúdo dos blogs pelo Vaticano, nem o contrário: não ter sido selecionado não significa uma desaprovação.

A lista completa dos 150 selecionados por ser vista em site do Conselho Pontifício.
Fonte: site www.zenit.org

Mais informações no http://bit.ly/eCDbJy

A Igreja católica aceita que eu leia ou acredite em horóscopo?

Horóscopo é uma tentativa de “previsão” do futuro de pessoas , de acontecimentos ou mesmo de países, realizada por astrólogos. A essa prática chamamos de astrologia, que nada mais é que uma antiga prática ocultista, em que se crê na influência dos astros nos acontecimentos da vida. A ciência já provou não existir nenhuma consistência nessa crença.

Existem muitas pessoas, e até muitos católicos, que infelizmente não saem de casa sem ler seu “horóscopo”. Uma pergunta muito comum entre essas pessoas é: Qual é o seu signo?

Queridos amigos, a Sagrada Escritura não deixa dúvidas sobre a não aceitação da prática da astrologia; como podemos ver em Dt 4,19: “Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo da céu”. Ou em Jr 10, 2-3: “Eis o que diz o Senhor: não imiteis o procedimento dos pagãos; nem temais os sinais celestes como os temem os pagãos, porquanto os deuses desses povos são apenas vaidade”. Ou ainda como em Dn 2, 27: “ Respondeu Daniel ao rei: nem sábios, nem mágicos, nem os feiticeiros, nem os astrólogos são capazes de revelar o que o rei pergunta. Mas há no céu um Deus que desvenda os mistérios”. 

No Catecismo da Igreja Católica, no. 2116, encontramos a posição oficial e atual da Igreja para nós cristãos católicos: “Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõem “descobrir” o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus”.

Queridos amigos e amigas, mais uma vez, vemos que todas essas práticas que sugerem nos dar todas as respostas e nos transformar em verdadeiros deuses, controlando o tempo, o futuro e até as pessoas, só servem como instrumentos do demônio para nos afastar do verdadeiro e único Deus,: Jesus Cristo.

Quando alguma pessoa se prende ou se sente atraída por uma dessas práticas, e só consegue iniciar o seu dia após "consultar o seu horóscopo" para "saber como vai ser aquele dia, como deve se comportar, como deve se vestir, etc...  é porque está faltando algo maior em sua vida. Está faltando Deus. Aquele que verdadeiramente rege as nossas vidas, mas, não como bonecos ou fantoches, mas, nos dando a liberdade, o LIVRE ARBÍTRIO.

Por isso quando se sentir atraído por superstições, práticas exotéricas ou outras, volte seu olhar para Deus, procure-O. Confie Nele, pois só Ele é o nosso verdadeiro amigo de todas as horas, mesmo nas mais difíceis e confusas. É Nele que devemos depositar a nossa confiança, a nossa vida e o nosso futuro. E, entregando tudo a Ele, não precisamos nos preocupar com mais nada, a não ser viver os Seus ensinamentos.
Que Deus os abençoem!

Pastorais da Juventude discutem políticas públicas de juventude no Brasil com Secretaria Nacional de Juventude

Representantes das Pastorais da Juventude (PJ) se reuniram no dia 15, em Brasília, com a nova secretária nacional de Juventude do Governo Federal, Severine Macedo. No encontro foram discutidas as perspectivas das políticas públicas de juventude no Brasil.

Participaram militantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural discutindo os temas centrais da política pública de juventude e apresentando uma plataforma para o trabalho da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude.

Segundo os participantes a reunião foi um primeiro contato com a Secretaria e representa mais um esforço de acompanhar o debate sobre políticas públicas de juventude no Brasil. “Ficamos felizes pela posse da companheira Severine, ex-militante da Pastoral da Juventude, como secretária nacional. Sem dúvida, esta reunião inaugura um novo período no debate das PJs com o governo federal”, afirmou Eric Moura, membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Além da apresentação, da estrutura e dos objetivos da Secretaria Nacional de Juventude, nesta nova gestão, Severine ressaltou a importância das Pastorais da Juventude como espaço de formação, de tomada de consciência política, destacando a participação da PJ no Conselho Nacional de Juventude e a Campanha Nacional contra a Violência o Extermínio de Jovens, desenvolvida pelas PJs desde 2009. “As Pastorais da Juventude têm muito a colaborar neste campo das políticas públicas de juventude, por isso, estamos convidando-as para dialogar e trocar experiências”, afirmou a secretária.

Na reunião, as Pastorais da Juventude entregaram um Manifesto referente à violência e ao extermínio de jovens no estado de Goiás pedindo que a SNJ colabore nas investigações e acione a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Ministério da Justiça na perspectiva de resolução para o caso e punição para os responsáveis.

O Manifesto, composto por mais de 360 assinaturas de lideranças dos mais variados campos da sociedade civil e do poder legislativo, defende a vida e os direitos da juventude e exige uma rápida ação para o caso com “medidas rápidas na perspectiva de proteger os que estão ameaçados, e, o mais importante, a adoção de políticas sérias que coíbam a violência e promovam a formação, a fiscalização e a valorização das carreiras da polícia civil e militar.” afirma o manifesto.
Fonte: site da CNBB

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O QUE SIGNIFICA O CÍRIO PASCAL


É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascal como símbolo de Cristo – Luz do Mundo, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.
O Círio Pascal é já desde os primeiros séculos um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita de noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras Alfa e Omega, a primeira e a última do alfabeto grego, para indicar que a Páscoa do Senhor Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos alcança com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio Pascal tem em sua cera incrustado cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz.

Na procissão de entrada da Vigília se canta por três vezes a aclamação ao Cristo: "Luz de Cristo. Demos graças a Deus", enquanto progressivamente vão se acendendo as velas do presentes e as luzes da Igreja. Depois o círio é colocado na coluna ou candelabro que vai ser seu suporte, e se proclama em torno à ele, depois de incensá-lo, o solene Pregão Pascal.


Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz: "aceita, Pai Santo, o sacrifício vespertino desta chama, que a santa Igreja te oferece na solene oferenda deste círio, trabalho das abelhas. Sabemos já o que anuncia esta coluna de fogo, ardendo em chama viva para glória de Deus... Rogamos-te que este Círio, consagrado a teu nome, para destruir a escuridão desta noite".


O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, ate´a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o tempo Pascal, convém que o Círio seja dignamente conservado no batistério. O Círio Pascal também é usado durante os batismos e as exéquias, quer dizer no princípio e o término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.

O círio porta os seguintes símbolos:
  • O alfa (Α), ou a letra A (Cristo é o princípio).
  • O ómega (Ω), ou a letra Z (Cristo é o fim).
  • O ano em curso (A Ele o tempo e a eternidade).
  • A cruz (símbolo da redenção).
  • O (Chi) Χ e o (Rho) ρ (letras gregas) que são o anagrama de Cristo (Χριστός);
Chagas:
No Círio Pascal, durante a Vigília pascal, o sacerdote insere no Círio cinco (5) grãos de incenso, ou algo para destacar-se na vela. Representam as cinco chagas de Cristo na Cruz:
  • a coroa de espinhos,
  • o prego da mão direita,
  • o prego da mão esquerda,
  • o prego dos pés, e
  • o corte feito no lado direito do seu peito, por um soldado romano, vendo que Ele já estava morto.
Fonte: PASCOM-PNSC

Jornada da Juventude na Arquidiocese do Rio de Janeiro

O Vicariato Norte da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) acolheu na tarde do sábado, 16de abril de 2011, a Jornada Arquidiocesana da Juventude. Milhares de jovens se reuniram em frente à estação Estácio do metrô para testemunharem publicamente a sua fé, durante a Procissão de Ramos, que seguiu até a Rua Alzira Brandão, na Tijuca, onde houve missa e, em seguida show. O evento comemorou o Dia Mundial da Juventude, marcando o início da Semana Santa para a arquidiocese do Rio de Janeiro.

Jovens de todos os bairros da cidade, portando cartazes, faixas e bandeiras das pastorais e movimentos de juventude que representam, se reuniram ao arcebispo dom Orani João Tempesta, para este momento de manifestação pública da fé. Motivados pelo tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, [mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude], os presentes puderam demonstrar toda a alegria e vitalidade da Igreja pelas ruas por onde passaram. Com trio elétrico e a animação da banda Novo Viver, a ocasião demonstrou o rosto jovem de Cristo pelas ruas da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Na abertura do encontro, dom Orani entregou aos representantes dos movimentos de juventude que compõem o Setor Jovem — completando um ano de existência na arquidiocese — os ramos bentos para a procissão.Durante o momento de reflexão inicial, o arcebispo recordou que reunir a juventude junto com o pastor foi iniciativa do papa João Paulo II, em 1984, que, na ocasião, entregou aos jovens a cruz e o ícone de Nossa Senhora, para que, por meio do simbolismo de ambos, passassem a ser verdadeiramente missionários, anunciadores do Cristo em comunhão com a Igreja. Dom Orani destacou ainda que a data era oportuna para testemunho e comprometimento.

"Hoje é o dia da manifestação da juventude que acolhe Cristo e se compromete com ele. (...) O jovem é convidado a não ter medo de se comprometer com Cristo e de testemunhá-lo”, disse o arcebispo.

Para o bispo auxiliar e animador do Setor Jovem da arquidiocese, dom Antonio Augusto Dias Duarte, a Jornada Diocesana revela a força da fé, que, ao contrário do que muitos pensam, não atinge apenas setores restritos da Igreja, chega também aos jovens, que estão ávidos por conhecer Jesus Cristo e por se aprofundarem na fé.
“Este momento serve pra revitalizar essa verdade: que os jovens estão à procura de Deus, revelou o bispo.

Thiago Rodrigues, membro da Pastoral da Juventude da paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro de Colégio, pareceu concordar com a perspectiva de dom Antonio.

“Participar deste momento significa vivenciar que a juventude ainda hoje acredita no poder de Cristo, assume isso e mostrando pra todo mundo”, afirmou.

Durante a homilia, dom Orani deu ênfase à importância do testemunho de vida. “Nós somos chamados a testemunhar em quem nós cremos. (...) Colocar as nossas raízes em Cristo faz com que a gente vá edificando a nossa fé. (...) Que o testemunho de cada um preencha o nosso coração e transborde para o mundo”, desejou.

Pedidos especiais à juventude

Ao término da missa, dom Antonio Augusto deixou uma advertência aos jovens. “Não deixem mais que haja esses gritos que querem tirar Jesus Cristo de dentro de vocês, essa força do amor de Deus e para Deus. E a única forma de impedir esses gritos é vocês, onde estiverem, não terem medo de abrir o coração dos jovens para que Cristo entre. Não há nada que possa tirar Jesus Cristo do nosso coração”, afirmou.

Também o arcebispo chamou os presentes à consciência da responsabilidade pessoal de comunicar a Boa Nova pelas Redes Sociais, tão amplamente usada pelos jovens.

“Vocês têm a tendência de usar as mídias sociais, onde há muita coisa estragada: frustrações, ódios, rancores. Que vocês carreguem nas redes sociais o amor de Deus e o anúncio de Jesus Cristo, com a responsabilidade de contagiar com o Testemunho do Evangelho”, frisou dom Orani.

Compromisso de amor

A juventude do Rio de Janeiro quis agradecer ao arcebispo por todo o seu apoio para os trabalhos que realiza. O texto lido, pôde expressar a intenção de oração de cada um para que a JMJ de 2013 possa acontecer no Brasil, preferencialmente no Rio de Janeiro, e também manifestou um desejo de compromisso. “Queremos ser instrumentos de paz e bondade e contribuir com a evangelização”, afirmou o texto.
Fonte: site da CNBB

Realizada Jornada da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

Com o mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2011), que  acontece  no  próximo  mês  de  agosto, em  Madri, Espanha, “Enraizados  e  Edificados em Cristo, Firmes na  Fé” (cf. Col 2, 7), a juventude católica da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), realizou neste  domingo, 17  de  abril  de  2011, em  Contagem, a  Jornada Arquidiocesana da Juventude.
Milhares de fiéis acompanharam a celebração eucarística, presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio. O bispo, em sua homilia, destacou quatro lições ensinadas à humanidade pela crucificação de Jesus: obediência, serviço, esvaziamento e glória.
Dom Luiz explicou que Jesus se esvaziou para servir. “Esvaziou-se de toda consideração com o filho de Deus”. O bispo destacou que é preciso aprender com Cristo a ser obediente e enfatizou: “não podemos servir se não podemos obedecer”. Dirigindo-se aos jovens, também lembrou que o ser humano deseja viver uma vida de vitórias, que nunca acaba, mas alertou que “essa vida não existe se não houver servidão, obediência, se o homem não esvaziar-se de suas vaidades e orgulhos para, no final, alcançar a glorificação”.
Durante a celebração, houve uma performance teatral representando a mensagem do papa Bento XVI dirigida aos jovens, de título "Depositem a esperança no Deus vivo".  Na mensagem, o pontífice alerta ao jovem que a busca pelo dinheiro, pela beleza e pela diversão não são caminhos para a verdadeira felicidade. O papa explica que a esperança está em Cristo e conclama os jovens a caminharem junto com a Igreja.
Ao final da celebração, a juventude se uniu para uma apresentação musical, marcada por muita alegria.
A Jornada Arquidiocesana da Juventude é organizada pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ), mas nasceu de uma iniciativa popular em 2005, quando alguns grupos de jovens de Belo Horizonte e região metropolitana se articularam e realizaram um encontro. Em 2009, o movimento ganhou o apoio e a organização da arquidiocese de Belo Horizonte, que instituiu o Secretariado Arquidiocesano da Juventude e deu nome ao movimento de Jornada Arquidiocesana da Juventude.
Fonte: site da CNBB